quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mutirão da Dengue chega ao fim em Santo Augusto



O mutirão da Dengue teve inicio no dia 31 de março de 2015, e percorridos todos os Bairros da Cidade: Leonízio Gonzato, Área Industrial, Getúlio Vargas, Santa Rita, Zeca Silva, Glória, Cerro Azul, Santo Antônio, Tiradentes, São João, Petrópolis, São Francisco, Floresta, Centro e Santa Fé.

Para desempenhar esse trabalho contamos com o apoio de 37 pessoas, 27 agentes de saúde, seis agentes de Dengue, três da secretaria de obras e um da vigilância sanitária (salientamos que foi feito a solicitação de voluntários no programa de radio, no entanto ninguém se prontificou) então o mutirão foi dado o inicio, os agentes tiveram a força tarefa de eliminar depósitos e recipientes como caixas de água, inúmeras caixas de água foram esvaziadas por estar em péssimos estado (muito suja, cheia de limo que serviriam de alimentos para as larvas) e em relatos de alguns agentes comentaram que ate fizeram a limpeza de caixa de água e toneis de água. As piscinas quando encontradas em mau estado foi localizado o proprietário e orientado a fazer o tratamento adequado dentro de 24 horas, pois já que estava com larvas do possível Aedes aegypti (nome científico), para então este não vir eclodir e virar o mosquito adulto. Brinquedos com água também continha larvas, garrafas, lonas, latas, baldes de construções, bromélias e potes de animais domésticos.

Pneu sem desuso foram encontrados nos pátios, contendo água e larvas e foram recolhidos e esvaziados para ser abrigado em local adequado e os que não puderam ser recolhidos no momento do mutirão serão retirados dos devidos locais, pois os agentes relacionaram os lugares para o recolhimento.

O que foi observado que, apesar dos avisos na imprensa que aconteceria o mutirão, pedindo à colaboração da população para que colocassem os depósitos na frente das residências, apenas 15moradores atenderam ao pedido, dificultando o trabalho dos agentes, portanto houve a necessidade de entrarmos nos pátios e fazermos o recolhimento dos possíveis depósitos criadouros do mosquito. Para esclarecimento, alguns imóveis não foram visitados, pois os proprietários não estavam em casa e teve ate alguns que estavam, mas não permitiram nossas visitas e teve locais que eram de difícil acesso. 

O mutirão teve o término no dia 17 de Abril, sendo trabalhados oito dias e foram eliminados 633 focos do possível mosquito da dengue, uma grande conquista já que se não houvesse a eliminação traria uma grande proliferação de mosquito e quem sabe assim levando a doença da Dengue. O mutirão acabou, mas o combate do mosquito transmissor da dengue não. Os agentes de endemias seguem os trabalhos de visitas diárias em residências e em pontos estratégicos que são postos de combustíveis, oficinas, borracharias, cemitério e esses são passados a cada 15 dias.

Queremos fazer um apelo aos munícipes que tenham mais consciência e colaborem com a limpeza de seu pátio, pois só iremos erradicar o mosquito com a ajuda de todos. Já recebemos vários pedidos para passarmos veneno (este é só autorizado pela 17ª CRS de Ijuí, e só pode ser passado quando tiver um caso de Dengue no município), mas pelo o que analisamos nas visitas do mutirão não é passando veneno que iremos acabar com o mosquito e sim a conscientização de cada um em cuidar seu pátio, pois percebemos a grande falta de cuidado dos munícipes com suas residências.

Agradecemos pelo apoio que tivemos da SEHAS em nos conceder o lanche da tarde, a Puro Trato que nos cedeu bolsas para fazermos o recolhimento dos depósitos e a Vargas Equipamentos que nos deu bonés para o trabalho.









Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário