domingo, 12 de abril de 2015

Grupo Estado Islâmico ataca maior refinaria do Iraque

Local produzia em 2014 300 mil barris diários

Grupo Estado Islâmico ataca maior refinaria do Iraque | Foto: Welayat Nineveh / AFP / CP
   Grupo Estado Islâmico ataca maior refinaria do Iraque | Foto: Welayat Nineveh / AFP / CP

Jihadistas do Estado Islâmico (EI) lançaram neste sábado um ataque suicida contra a refinaria de Biaji, a maior do Iraque, informou uma autoridade militar que assegurou que o exército mantém o controle da planta. "Hoje (sábado), o Daesh (acrônimo em árabe do EI) lançou um ataque contra a refinaria de petróleo de Baiji", declarou um general da província de Saladino, onde fica a refinaria, 200 quilômetros ao Norte de Bagdá.

Segundo o general, as forças iraquianas que protegem a refinaria assumiram o controle das entradas e o conjunto da usina permanecia sob o controle do governo. No total, 20 jihadistas foram abatidos, acrescentou, um dado que não pôde ser verificado.

O grupo EI publicou fotos que mostram comboios de veículos blindados Humvee atacando o perímetro da refinaria e a combatentes jihadistas aparentemente dentro da usina. "O Daesh tenta fazer crer que estão em todos os locais, mas foram vencidos e não podem avançar", declarou a autoridade do exército iraquiano.

O local onde fica a refinaria foi palco de violentas batalhas desde que o Estado Islâmico tomou o controle de regiões inteiras do Iraque e da Síria em 2014. A refinaria produzia na época 300 mil barris diários e fornecia a metade da demanda local. Agora virou alvo de ataques repetidos os jihadistas.

A autoridade militar disse que os combates de sábado foram os "mais violentos desde que rompemos o cerco (do EI) há alguns meses". Os jihadistas mantiveram a refinaria cercada por meses. Uma operação do exército iraquiano, apoiado por bombardeios aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos, conseguiu romper o cerco em outubro durante a recuperação do controle da cidade de Baiji, no sul da refinaria.


Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário