domingo, 19 de abril de 2015

Granja de Seberi conta com 14 mil aves e é uma das maiores produtoras de ovos da região


   (Foto: Divulgação)

Tudo começou em 2011, quando Renan Souza empresário e administrador da Granja, foi em busca de aperfeiçoamento e novas tecnologias para implantar na propriedade da família, pois precisava de um diferencial para obter melhores resultados. Buscou qualificar-se e conhecer diversas granjas nos mais rígidos padrões, para empreender na sua propriedade, juntamente com seu vizinho e familiares.

A Granja Souza e Bulegon LTDA - Agriovos, localizada na vila linha Queiroz, interior de Seberi, tem quatro sócios-proprietários, unindo duas famílias, além de três funcionários. A propriedade possui quatro aviários com capacidade para 16 mil aves, sendo 14 mil destinadas para a produção. A Agriovos garante qualidade pois tem o registro de inspeção, junto a Coordenadoria de Inspeção de Produtores de Origem Animal (Cispoa), que é o órgão responsável pela inspeção dos produtos de origem animal, que são comercializados dentro do Rio Grande do Sul, para efetuar vendas em todo o Estado.

Diferencial
Uma das metas da Granja é de que os ovos colhidos, não fiquem em estoque a mais de 15 dias, para ser encaminhados ao destino final. A empresa possui um caminhão Wolkswagem 8-150 próprio, que conta com baú isotérmico que mantêm a temperatura dos ovos, no transporte da carga.

Outro grande diferencial para garantir resultados satisfatórios com a criação das galinhas poedeiras, é de que a Granja fabrica a própria alimentação das aves, sendo totalmente produzida por eles mesmos.

A produção
Cada ave consome em média 115 gramas de ração por dia. Para conter gastos, o alimento dos animais é produzido na propriedade. Os ovos são classificados por tamanho e peso, e a granja trabalha apenas com três tamanhos. Quando as aves são novas, os ovos são pequenos, mas também há o ovo grande de tamanho normal e o extra, que são ovos acima de 65 gramas. Em media, uma ave produz cerca de 18 meses, logo após esse período, elas são encaminhadas para o abatedouro. “O investimento é válido e temos que sempre estarmos inovando, para que cada vez mais tenhamos bons resultados e assegurando a nossa boa qualidade”, ressaltou Souza.

Mercados
A Agriovos atualmente possui mercados fortes na região e os principais municípios compradores são: Frederico Westphalen, Cristal do Sul, Rodeio Bonito e Erval Seco. Souza também comercializa as caixas de ovos para diversos compradores de outros municípios.

No futuro, Souza e seus sócios, esperam ampliar ainda mais a Granja. Ele ainda tem a intenção de adquirir um equipamento, uma máquina classificadora para lavar os ovos e estar cada vez mais atribuído as novas tecnologias do mercado.

Em forma de ovos,

Quantas aves = 14 mil aves
Aproximadamente:
Quantos ovos por dia = 11.900
Quantos ovos por semana = 83.300
Quantos ovos por mês = 357 mil
Quantos ovos por ano = 4.343.500  (4 milhões)

Por: Renato Padilha
FOLHA DO NOROESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário