sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cerca de 130 golfinhos são encontrados mortos em praia do Japão

Cetáceos ficaram encalhados na localidade de Hokota

Cerca de 130 golfinhos encontrados em praia do Japão | Foto: Toshifumi Kitamura / AFP / CP
   Cerca de 130 golfinhos encontrados em praia do Japão | Foto: Toshifumi Kitamura / AFP / CP

Cerca de 130 golfinhos da espécie cabeça-de-melão encalharam nesta sexta-feira em uma praia do Japão, onde os moradores e a Guarda Costeira tentaram, desesperadamente, prestar auxílio. Os cetáceos foram encontrados na localidade de Hokota, no município de Ibaraki, 100 quilômetros ao Nordeste de Tóquio. 

Alguns integrantes das equipes de resgate tentavam evitar que a pele dos golfinhos secasse, enquanto outros tentavam devolvê-los ao mar, mas a corrente devolvia os animais para a praia. Vários golfinhos apresentavam ferimentos profundos. Os animais mortos foram enterrados pelos moradores. "Normalmente, um ou dois cetáceos ficam encalhados a cada ano, mas esta é, talvez, a primeira vez que encontramos mais de 100 na praia", afirmou um funcionário da Guarda Costeira. "Os ultrassons emitidos pelos golfinhos para orientação podem ter sido absorvidos pelos bancos de areia, o que teria provocado a desorientação", explicou o pesquisador do Museu Nacional da Natureza e Ciência Tadasu Yamadao ao jornal Yamiuri. 

O golfinho da espécie cabeça-de-melão é relativamente comum no Japão, onde os pescadores capturam a cada ano centenas de cetáceos, uma prática condenada pelos organismos de defesa dos direitos dos animais.


Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário