sábado, 25 de abril de 2015

Avalanche provocada por terremoto mata 10 no Everest

Centenas de montanhistas estavam reunidos para começar temporada de escaladas

Avalanche provocada por terremoto mata 10 no Everest  | Foto: Roberto Schimdt / AFP / CP
   Avalanche provocada por terremoto mata 10 no Everest | Foto: Roberto Schimdt / AFP / CP

Uma avalanche provocada pelo terremoto de magnitude 7,9, no Nepal, matou neste sábado 10 pessoas no campo base do Everest, incluindo alpinistas estrangeiros. "Ainda não temos detalhes, mas até o momento foi comunicada a morte de 10 pessoas, entre elas alpinistas estrangeiros", declarou o ministro do Turismo, Gyanendra Kumar Shrestha. 

Autoridades locais informaram que uma avalanche soterrou partes do campo base do Everest, onde centenas de montanhistas haviam se reunido para o início da temporada anual de escalada. "Estamos tentando confirmar quantos feridos existem. Mais de mil pessoas podem estar ali agora, incluindo montanhistas estrangeiros e equipes de apoio do Nepal", explicou Srestha. 

Um jornalista da AFP, Ammu Kannampilly, que estava entre as pessoas que ficaram bloqueadas no campo, explicou que os helicópteros não podem chegar ao local, já que está nevando. Dois montanhistas experientes relataram o pânico sentido por alpinistas que estavam na região. 

O número de mortos após o forte terremoto que atingiu o Nepal neste sábado subiu para 876, de acordo com a polícia local. Segundo as autoridades, 524 foram encontradas sem vida no Vale do Katmandu. 

O tremor, de magnitude 7,9, também fez vítimas na China, Bangladesh e Índia, onde há relato de pelo menos 20 mortes. O epicentro do terremoto se situou 77 quilômetros a Noroeste de Katmandu, com uma magnitude de 7,9 (inicialmente avaliada em 7,5) e uma profundidade de 15 quilômetros, segundo o USGS. "Ao meu redor os muros das casas caíram. Todas as famílias estão do lado de fora, no quintal, amontoadas umas contra as outras, os tremores prosseguem", constatou um correspondente de Katmandu.

O terremoto, que ocorreu por volta do meio-dia local (3h11min de Brasília) provocou pânico entre a população, que saiu às ruas desesperada. O tremor foi de tal impacto que foi sentido na vizinha Índia, inclusive na capital, Nova Délhi, e também em Bangladesh. "Tudo começou a tremer. Tudo caía. As paredes em torno da via principal desabaram. As portas dos estádios caíram", disse o morador Anupa Shrestha

A polícia confirmou que muitos edifícios desmoronaram. "Nossa prioridade é o resgate nas zonas centrais de Katmandu, onde há uma maior concentração da população. Ainda não sabemos o número de vítimas", disse o porta-voz da polícia metropolitana, Dinesh Acharya.


Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário