segunda-feira, 23 de março de 2015

Santo Augusto está vulnerável à Dengue

Foram encontrados, em uma semana, 36 focos do mosquito da Dengue apenas no Bairro Centro 



Agente epidemiológicos alertam sobre importância de prevenir-se contra a Dengue

Somente na última semana, entre os dias 16 e 20 de março, 36 focos do mosquito da Dengue foram encontrados somente no Bairro Centro de Santo Augusto. Esse foi o principal alerta emitido no programa radiofônico da Secretaria Municipal de Saúde no último sábado, dia 21. 

O alerta dos agentes é de preocupação em virtude de dois municípios próximos, Ijuí e Panambi, terem registrado casos da doença. Nesse sentido, a equipe reforçou novamente a importância dos munícipes manterem seus pátios limpos, não acumularem lixos e entulhos, pneus, caixa de água destampada, piscina sem tratamento inclusive piscina infantil, vasos de plantas, garrafas vazias, embalagens que possam acumular resíduos, todos estes itens são propícios, se estiverem com água parada, para hospedarem larvas do mosquito da dengue. 

A Secretaria municipal de Saúde possui seis agentes epidemiológicos que atuam diariamente nas ruas, praças, empresas e residências, a fim de verificar estes locais para que não registrem focos do mosquito.  Estes agentes devem fazer anualmente seis visitas por residência, porém, como no município há 15 bairros, e por ser uma equipe visivelmente pequena, a mesma não está conseguindo chegar à todos os locais, essa é uma informação importante que deve ser assimilada pela comunidade, para a população se conscientizar e se policiar.

Uma das medidas propostas pela equipe, e que deve ser adotada em conjunto com todos os secretários municipais, é a elaboração de uma ação contra a dengue na sociedade santo-augustense. Essa medida deve ser analisada nesta semana.

A preocupação também é da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, que emitiu um ofício alertando o município, para que medidas fossem tomadas, a fim e evitar a proliferação dos mosquitos, e consequentemente a contaminação pela dengue em Santo Augusto. Somente no mês de janeiro foram encontrados 90 focos do mosquito da dengue na cidade. Ao todo, são 209 focos nesse ano.

Santo Augusto está vulnerável à dengue 

A doença pode chegar no município de Santo Augusto se uma pessoa infectada pela doença vir, por exemplo, de Ijuí ou Panambi à Santo Augusto, e aqui for picada por um mosquito. Esse mosquito, que surgiu de uma larva, estará, após picar, infectado com a doença, e poderá transmiti-la a qualquer pessoa.
  
Dpto. Jornalismo RQ
Foto: Maira Kempf
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário