quarta-feira, 4 de março de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AMUCELEIRO A POPULAÇÃO REGIONAL



A Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, em assembleia com os prefeitos, vereadores, representantes de classes e entidades sindicais, esteve reunida na manhã do dia 03 de março em Três Passos, com objetivo de discutir o atual cenário que envolve uma série de manifestações e paralizações. Abaixo segue relato dos pontos abordados e ações a serem realizadas pelas entidades presentes na reunião.

FALTA DE REPASSE DE RECURSOS ATRASADOS AOS MUNICÍPIOS

A situação financeira dos municípios é a mais crítica já enfrentada pelos prefeitos até hoje. Os municípios têm recursos atrasados para receber do Governo Estadual e Federal, principalmente na área da saúde. As prefeituras estão arcando com despesas de programas que são de competência do Estado e União, não recebem as verbas prometidas e são obrigadas a usarem seus recursos próprios, que poderiam ser investidos nos municípios, em outras demandas.

As Administrações Municipais não estão mais dando conta de prestar os serviços básicos à população, e não é por falta de vontade política ou de gestão, é pela falta dos repasses. A Amuceleiro irá oficiar a Federação dos Municípios do RS – Famurs, comunicando que os municípios da Região Celeiro não irão mais arcar com as despesas de programas que não são de sua responsabilidade e solicitará apoio para que essa iniciativa seja adotada por todos os municípios gaúchos.

MOBILIZAÇÃO DOS CAMINHONEIROS E AGRICULTORES

Os municípios da Amuceleiro são favoráveis às reivindicações dos caminhoneiros e defendem a redução do preço dos combustíveis, porém, defendem a liberação e o livre tráfego de cargas contendo combustível e produtos perecíveis, principalmente de leite, suínos, frango e alimentos, tendo em vista que a região tem sua economia baseada na produção agrícola e o atual cenário não pode prejudicar ainda mais os pequenos agricultores.
         
AÇÕES REGIONAIS

Diversas prefeituras da Amuceleiro já estão sem combustíveis e foram obrigadas a cancelar o transporte escolar. Foram paralisadas as atividades das Secretarias Municipais de Obras e Agricultura. Na saúde somente está sendo realizado o deslocamento de pacientes de urgência e emergência. Os municípios que ainda tem reserva de combustível irão realizar os serviços normalmente até o esgotamento do estoque.

Como forma de apoio aos caminhoneiros e agricultores, no dia 05 de março, quinta-feira, as 21 prefeituras da Amuceleiro irão paralisar suas atividades. Cada prefeito (a) irá dialogar com representantes de entidades de seu município e fará apelo para que estes juntem-se à paralização naquele dia.

É fundamental que haja uma compreensão geral, por parte da população, da atual crise vivenciada pelas administrações municipais. Os prefeitos da Amuceleiro salientam que em qualquer hipótese, é necessário defender e atuar em prol da agricultura familiar e dos produtores da região. Toda e qualquer atitude tomada será sempre com intuito de melhorar as condições do homem do campo e fazer com que este permaneça no meio rural produzindo o alimento.

Tanto os caminhoneiros quanto os agricultores merecem reconhecimento e respeito. São estes profissionais que produzem e transportam a riqueza do nosso país. A Amuceleiro e a Associação das Câmaras de Vereadores da Região Celeiro – ACAMRECE, são apoiadoras e defensoras incondicionais dessas duas classes.

Fonte: AMUCELEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário