sábado, 14 de março de 2015

Chile deve evacuar 16 mil pessoas das proximidades de incêndio florestal

País decretou emergência em Viña del Mar e Valparaíso por conta do alastramento do fogo

País decretou emergência em Viña del Mar e Valparaíso por conta do alastramento do fogo | Foto: Francesco Degasperi/AFP/CP
   País decretou emergência em Viña del Mar e Valparaíso por conta do alastramento do fogo
   Foto: Francesco Degasperi/AFP/CP

O Chile decretou estado de emergência e evacuação preventiva de 16 mil pessoas na região de Valparaíso, nesta sexta-feira, diante da ameaça de um grande incêndio florestal. "Tomamos a decisão de decretar estado de emergência em Viña del Mar e Valparaíso, portanto, alerta vermelho nessas duas localidades", declarou o vice-ministro chileno do Interior, Mahmoud Aleuy.

O incêndio começou em uma área de pastagens e bosque de pinheiros de difícil acesso, ao redor de uma importante via conhecida como "Camino La Pólvora". Essa estrada liga o porto de Valparaíso, um dos principais do país, a outras localidades. Devido às altas temperaturas e ao forte vento na região, o fogo se expande rapidamente e já destruiu cerca de 500 hectares. Algumas casas foram atingidas pelas chamas, a poucos quilômetros de Valparaíso. "Temos algumas casas queimadas. Ainda não sabemos quantas, mas ninguém corre risco de vida", garantiu Aleuy.

Em 12 de abril de 2014, outro incêndio nessa mesma área deixou 15 mortos, mais de 12 mil desabrigados e três mil residências destruídas. Foi a pior tragédia desse tipo neste porto chileno. O incêndio levou oito dias para ser controlado e os trabalhos de reconstrução das zonas afetadas continuam.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário