terça-feira, 10 de março de 2015

Autoridades argentinas lamentam tragédia e investigam causas do acidente aéreo

Dez pessoas morreram no choque entre dois helicópteros

 Dez pessoas morreram no acidente | Foto: Juan Mabromata / AFP / CP
   Dez pessoas morreram no acidente | Foto: Juan Mabromata / AFP / CP

O governador da província argentina de La Rioja, Luís Beder Herrera, lamentou nesta terça-feira, a “tremenda tragédia” que foi o choque entre dois helicópteros que transportavam a equipe de um reality show francês. Dez pessoas morreram no acidente: oito franceses, entre os quais três atletas conhecidos, e os pilotos argentinos das duas aeronaves. 

As autoridades argentinas ainda estão investigando os motivos da colisão em Villa Castelli – uma área remota da província de La Rioja, no Noroeste argentino, próxima à fronteira com o Chile. O tempo estava bom e os dois pilotos eram experientes – um deles, Juan Carlos Castillo, era veterano da guerra de 1982, pela posse das Ilhas Malvinas, entre Argentina e Reino Unido. 

"Ele estava acostumado a voar em todo tipo de situação. Não entendo o que aconteceu”, disse a viúva dele, Cristina Castillo. Ela tinha falado com o marido pouco antes do acidente, para contar que a filha gestante do casal estava esperando menino. “Na nossa família são todas mulheres e íamos festejar a chegada de um menino”, contou. 

O governador Herrera confirmou as palavras da viúva. Ele explicou que Castillo era “um dos melhores pilotos da Argentina” e pilotava o helicóptero oficial da província – um Eurocopter. Castillo descreveu o helicóptero como “um dos melhores do mundo para alta montanha e em ótimas condições”. A província usava a aeronave com frequência para missões de resgate em inundações e incêndios, para fazer segurança — como a do rally Paris-Dakar, e em atividades de promoção do turismo em La Rioja. 

Tanto o governador quanto a juiza Virginia Illanes Bordon, a cargo das investigações preliminares, disseram que os peritos estão analisando as imagens da colisão para determinar a causa do acidente. Ela não quis comentar as especulações de que o choque teria sido provocado por uma forte rajada de vento. 

Os corpos foram encaminhados ao necrotério de La Rioja, para a autopsia. A juiza disse que manteve a cena do acidente intacta, a espera da chegada de peritos da aeronáutica argentina e também francesa. O acidente – o maior envolvendo reality show – comoveu a França. 

Os dois helicópteros levavam oito franceses – quatro em cada um – que participavam de um show de sobrevivência. A ideia era levar os passageiros a um local isolado, de onde eles deveriam sair. Dois atletas olímpicos da França estavam entre os mortos.

Fonte: Agência Brasil
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário