sábado, 31 de janeiro de 2015

Santo-augustenses tomam posse amanhã em Brasília




Vai ser realizado neste domingo, 01 de fevereiro, a posse dos Deputados Federais e Senadores eleitos em outubro. Na Câmara, dos 513 que tomam posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novatos.

Entre os Deputados reeleitos ou que já tiveram algum mandato está os santo-augustenses Jerônimo Goergen (PP) que foi reeleito pelo Partido Progressista e Pompeo de Mattos (PDT) que volta à Brasília em 2015 depois de um período sem se candidatar à câmara dos deputados.

Histórico

Jerônimo Goergen
O Deputado Federal Jerônimo Goergen, 37 anos, nasceu no município de Palmeira das Missões, em 20 de janeiro de 1976, mas cresceu na cidade de Santo Augusto, onde moram seus pais.  Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC), Jerônimo ampliou sua ligação com a agricultura quando trabalhou como assessor do ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Moraes, em Brasília, nos anos de 2001/2002. Desde cedo trabalhou ativamente na juventude do Partido Progressista gaúcho, da qual foi seu presidente.

Jerônimo assumiu o primeiro mandato no Parlamento estadual, na eleição de 2002.  No ano de 2006, reelegeu-se para exercer o segundo mandato. No ano de 2010, Jerônimo partiu para a Câmara Federal, e em 2014 foi reeleito para o segundo mandato. 


Darci Pompeo de Mattos
Filho de agricultores, Darci Pompeo de Mattos nasceu em Santo Augusto, em 12 de julho de 1958. O início da sua atuação política foi marcado pela liderança estudantil em Santo Augusto e no diretório acadêmico de direito da Universidade de Cruz Alta. Após o fim da ditadura militar, ajudou a fundar o PDT.

Em 1982, Pompeo de Mattos foi eleito o vereador mais votado de Santo Augusto. Quatro anos mais tarde, tornou- se o mais jovem prefeito do Brasil. Em 1986, Pompeo tornou-se suplente de deputado estadual, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa dois anos mais tarde. Foi reeleito em 1990 e em 1994. Nas eleições de 1998, 2002 e 2006 foi eleito deputado federal mais votado do PDT gaúcho.  Em 2010 Pompeo concorreu a vice-governador do estado.

Dpto. Jornalismo RQ
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário