quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Passo Fundo: Segunda-feira dia 02 ultima sessão do cine Arcoplex do Bourbon

Na próxima segunda-feira, 2, o Cinema Arcoplex do Bourbon abre as portas para sua última sessão depois de quase 8 anos


A partir da semana que vem, os passo-fundenses terão uma opção a menos de lazer: as duas salas de cinema do Bourbon Shopping, que seguem a programação da Arcoplex Cinemas, têm sua última sessão na segunda-feira e, depois disso, fecham as portas. Os motivos seriam a falta de público e a consequente falta de lucro que impossibilitam o investimento na digitalização das salas.

A partir desse ano o cinema passa a percorrer um caminho sem volta: as películas 35mm, formato analógico do filme, serão deixadas de lado pela tecnologia digital. Em curso desde 2005, quando os grandes estúdios americanos criaram a Digital Cinema Initiatives (DCI) – uma espécie de grupo que estabeleceu características e ações para que a tecnologia digital tivesse a mesma qualidade da projeção em película -, a digitalização dos cinemas, apesar do alto investimento, vem atingindo o mundo inteiro. O Brasil não fica de fora: hoje, cerca de 80% das salas do país seguem a tecnologia digital. O restante busca investimento para isso, já que a partir desse ano os principais distribuidores de filme deixarão de comercializar cópias em película 35mm e irão operar apenas em formato digital.

E é justamente pensando nesse investimento que a Arcoplex não renovou o contrato que mantinha com o Bourbon Shopping de Passo Fundo desde outubro de 2007. “O investimento para digitalizar as duas salas do shopping era muito alto e não poderíamos fazer isso sozinhos, com o lucro do público que frequenta lá”, explica Mário Luis Pintado, diretor da Arcoplex Cinemas. Enquanto no Bourbon as salas serão fechadas, no Bella Città a segunda sala será digitalizada e o equipamento necessário já está no Brasil.

Para o Bourbon, a última sessão acontece na segunda-feira. No entanto, a mudança não será permanente: a informação é de que uma nova operadora de cinema já foi contatada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário