sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mãe de 4 filhos mortos em acidente diz à polícia que ex era 'doente'

Segundo delegado, mulher disse que já havia sido ameaçada pelo ex-marido.
Pai, que também morreu, é suspeito de causar batida de forma proposital.

Carro bateu de frente contra caminhão, na BR-070 (Foto: Divulgação/PRF)
   Suspeita é que pai tenha provocado colisão propositalmente (Foto: Divulgação/PRF)

Mãe das quatro crianças que morreram com o pai, Marcos Aurélio Almeida Santos, de 42 anos, em um acidente na BR-070, Samara Alves da Silva, de 24, disse em depoimento à polícia que considerava o ex-marido "mentalmente doente". De acordo com o delegado Adriano Pereira Melo, responsável pelo caso, a mulher afirmou que nunca imaginaria que o homem, suspeito de ter causado o acidente de forma proposital, poderia fazer algo de mal para os filhos.  

O acidente ocorreu no sábado (24), em Cocalzinho de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Marcos e os quatro filhos, sendo três meninos e uma menina com idades entre 2 e 5 anos, estavam no Renault Clio que bateu de frente com o caminhão ao tentar fazer uma ultrapassagem em local permitido.

O depoimento ocorreu na quinta-feira (28) e segundo o delegado, a jovem estava muito abalada. Ela ainda tem dificuldades em relatar detalhes da relação dos dois, mas afirmou que ele já havia feito ameaças. “Ele já fez tratamento para bipolaridade, tomava remédios controlados e já tinha falado que cometeria suicídio, mas nunca disse que faria nada com os filhos. A Samara já tinha feito boletins de ocorrência contra ele, que mostra essa convivência conturbada”, explicou.

No depoimento, a mãe das crianças relatou que teve um relacionamento com Marcos durante sete anos, mas, devido às constantes brigas e ameaças, pediu uma medida protetiva à Justiça em dezembro do ano passado. "Entretanto, no último dia 22, foi concedida uma autorização para que ele visitasse os filhos. “No dia 24, quando ele teve a primeira chance de visitar as crianças, ocorreu o acidente, que tudo leva a crer que foi proposital”, disse o delegado.

Agora, o delegado ainda espera o resultado do laudo da perícia sobre o acidente e também o depoimento oficial do caminhoneiro. No último dia 27, o motorista do caminhão disse, informalmente ao delegado, que Marcos “arremessou” o automóvel contra o veículo de carga.
 
“O caminhoneiro disse que em momento algum ele [pai] esboçou reação de tirar o pé, de frear. Ele fez foi acelerar o veículo”, disse o delegado na ocasião.

Colisão proposital
A Polícia Civil acredita que o pai provocou a colisão. Um dos indícios que levam a esta linha de investigação é uma carta deixada pelo pai para a mãe dos filhos
, Samara Alves da Silva, que mora em Brazlândia (DF). No texto, Marcos diz que ela nunca mais verá as crianças.

Trecho final da carta que o motorista entregou a ex-mulher minutos antes do acidente (Foto: Reprodução)
   Trecho final da carta que o motorista entregou a ex-mulher momentos antes do acidente (Foto: Reprodução)

Para o delegado, o relato do caminhoneiro reforça que a colisão foi proposital. De acordo com o motorista, que saiu ileso e teve a identidade preservada, ele tentou evitar a colisão e alertar o motorista do automóvel, mas foi em vão.

“Ele afirmou que tentou frear e buzinou. Como a via é de mão simples, ele tentou jogar o veículo no acostamento e, segundo ele, o motorista seguiu a direção do caminhão, tanto que a colisão ocorreu próximo ao acostamento”, disse o delegado.

Acidente entre carro e caminhão mata motorista e 4 crianças em Cocalzinho de Goiás, diz PRF (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
   Ocupantes do veículo de passei morreram na hora
   (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Outro indício que confirma a hipótese da polícia é em relação à ultrapassagem. Além de no local ser permitido fazer a manobra, quando ocorreu a batida, o pai já tinha ultrapassado o carro que seguia na mesma pista.

“Ele já tinha acabado a manobra de ultrapassagem, já podia ter voltado para a pista dele, mas não voltou. Ele quis conduzir no sentido contrário, a intenção era colidir com o caminhão”, acredita Melo.

Investigação
A investigação foi iniciada no 1º Distrito Policial de Águas Lindas de Goiás, já que no município em que o acidente ocorreu, Cocalzinho de Goiás, não havia delegado plantonista. Assim, o caso foi transferido na segunda-feira (26) para a delegacia da cidade vizinha.

Vitor Santana | Do G1 GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário