quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

AIDS: Centro de Testagem é a referência para diagnóstico e aconselhamento


A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico através do vírus HIV. Com o passar dos anos a evolução da medicina e a divulgação de informações foram responsáveis pela melhora na qualidade de vida das pessoas infectadas, contudo muitos novos casos são descobertos diariamente. E, com a chegada do Carnaval a preocupação quanto os índices de diagnósticos aumenta.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de detecção de casos de AIDS por 100 mil habitantes. Enquanto a média nacional, em 2013, foi de 20,4, a estadual aponta 41,3 casos/100 mil habitantes. Em Palmeira das Missões, o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS (CTA), localizado no andar inferior do Centro de Saúde (Postão), é o serviço de referência regional para atendimento de HIV e hepatites virais. Atualmente, estão sendo acompanhadas pelo serviço 214 pessoas com HIV, sendo 130 de Palmeira das Missões.

Hoje em dia, o diagnóstico é realizado a partir do Teste Rápido de HIV que está disponível em todas as Unidades de Saúde de Palmeira das Missões. O Teste é rápido, sigiloso e seguro. Para realizá-lo não é necessário solicitação médica nem estar em jejum e o resultado sai dentro de 20 minutos. Quem tem HIV é avaliado e inicia precocemente o uso de medicamentos para que a doença não avance. Ainda não há cura para a AIDS.

Como pega?
- Nas relações sexuais sem camisinha. Pode ser sexo anal, vaginal ou oral;
- Compartilhando seringas ou agulhas;
- Nas transfusões, quando o sangue está contaminado pelo vírus do HIV;
- Durante a gravidez, no parto e na amamentação, as mães infectadas podem transmitir o vírus do HIV para o filho. Por isso, devem realizar o pré-natal,  seguir  o tratamento  e as recomendações.

Assim não pega!
- Abraço, aperto de mão, carinho e beijo na boca;
- Masturbação a dois;
- Suor, lágrimas, saliva ou espirro;
- Aparelhos sanitários, pias e piscinas;
- Picadas de inseto;
- Copos, pratos, talheres, roupa de cama e toalhas usadas por pessoas que tenham o vírus;
- Doando sangue.

Como Evitar?
- Camisinhas nas relações sexuais sempre e desde o início da relação sexual;
- Se você usa drogas injetáveis, não compartilhe agulhas;
- Se você tiver sintomas como feridas, verrugas e corrimentos pelo  ânus, vagina ou no pênis, procure o serviço de saúde mais próximo. Esses podem ser sinais de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
- Todas as gestantes devem fazer o exame de HIV. É um direito da mulher e evita que o bebê seja contaminado;
- Aprenda a usar corretamente a camisinha. Além de prevenir DSTs e gravidez, ela pode ser um instrumento de prazer;
- Com o efeito do álcool e de outras drogas, você pode acabar se esquecendo de usar camisinha. Não deixe isso acontecer.

Foto: Reprodução/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário