sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Acidente fatal na BR 285, próximo à São Luiz Gonzaga

Ilário Menezes de Melo, faleceu no local


Uma pessoa morreu após acidente na BR 285, próximo à São Luiz Gonzaga, na manhã desta sexta-feira (31) e mais duas ficaram feridas.

O fato ocorreu há 3km do primeiro acesso à São Lourenço das Missões, em direção à Caibaté.

O acidente envolveu um Fiat Strada, de Frederico Westphalen, do qual duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital São Luiz Gonzaga; e  um Fiat Uno, onde o condutor não resistiu e faleceu no local. 

A vítima fatal foi identificada após retirada do veículo: Ilário Menezes de Melo, de 37 anos.

A Polícia Rodoviária Federal coordenou o trânsito no local, que ficou em meia pista.




Fonte: Rádio São Luiz
Fotos: Alcides Figueiredo / RSL

1ª Copa Noroeste de Futsal Sicredi/Lojas Holz: Os jogos da 11ª rodada da chave B acontecem nesta sexta-feira em Santo Augusto


As partidas da 11ª rodada pela chave B da 1ª Copa Noroeste de Futsal Sicredi/Lojas Holz, serão realizados nesta sexta-feira na cidade de Santo Augusto, com os seguintes jogos:


20h – CMD Três Passos x CMD Humaitá

21h – DESA (Santo Augusto) x APF Godói Esportes (Tenente Portela)


Na quinta-feira, 30, aconteceram os jogos da 11ª rodada da chave A, na cidade de Bom Progresso, com os seguintes resultados:

CMD/Ass. Esp. Cultural Candelária 5 x 1 AFSJI/São José Industrial

ABPF/Caramuru Transportes 4 x 8 CMD Boa Vista do Buricá


Por Joce Rodrigues | 1ª Copa Noroeste de Futsal Sicredi/Lojas Holz

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mulher é flagrada correndo nua em parque e é detida em Porto Alegre



Uma cena inusitada surpreendeu os frequentadores de um dos mais tradicionais parques de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (30). Por volta das 11h, uma mulher foi flagrada correndo nua e descalça no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Além de ser ponto de encontro dos gaúchos, o local reúne praticantes de corrida e caminhada.

Ao ser alertada por pessoas que estavam no parque, a Brigada Militar foi até o local e a abordou. A mulher foi levada em uma viatura até um posto de saúde na Zona Norte de Porto Alegre. A polícia não deve registrar boletim de ocorrência.

Mulher correu nua no Parcão, em Porto Alegre (Fotos: Diego Vara/Agência RBS)



Postado por Paulo Marques
Fonte: G1
Rádio Colonial

Desaba ponte sobre o rio Toropi, na BR 287

Estrutura ligava região central do Estado à Fronteira Oeste e estava interrompida desde o dia 28

Estrutura ligava região central do Estado à Fronteira Oeste | Foto: João Vilnei / Especial / CP
   Estrutura ligava região central do Estado à Fronteira Oeste | Foto: João Vilnei / Especial / CP

A ponte sobre o rio Toropi, na BR 287, entre São Pedro do Sul e Mata desabou na tarde desta quinta-feira. A estrutura de cimento com 80 metros fazia a ligação da região central do Estado com a Fronteira Oeste. No último dia 28 de outubro, o tráfego de veículos foi interrompido em ambos os sentidos. Ainda no dia 28, uma vistoria feita pela empresa Sogel (especialista em pontes), por solicitação do Dnit, revelou que a ligação entrou em colapso devido à ruptura de dois pilares. 

Em nota, o Dnit informou que a acredita que a chuva tenha danificado ainda mais os pilares, o que acelerou a queda. A limpeza do local e a demolição do resto da estrutura serão realizadas pela empresa que for contratada pelo órgão para a construção da nova ponte. Nessa quarta-feira teve início a construção de um desvio no local. 

De acordo com o engenheiro do Dnit, João Carlos Tonetto, a queda não vai afetar na construção da nova ponte. O órgão ainda analisa qual será a forma de contratação da empresa que fará a nova ponte, mas adianta que busca a opção mais ágil para iniciar a construção. O Dnit calcula que, depois de definida a construtora, o prazo da obra é de cerca sete meses.

A orientação aos motoristas que trafegam da região central do Estado em direção à Fronteira Oeste é usar a BR 158, em seguida a BR 290, passando por São Vicente, Cacequi, até Rosário do Sul. Para os condutores que trafegam no sentido contrário, o trajeto é o mesmo. 

Para o motorista que sai de Porto Alegre com destiono a São Borja, as alternativas são a BR 116, BR 386 (Tabaí /Canoas), BR 287 (Venâncio Aires /Santa Maria) e BR 158 (Santa Maria/Ijuí) e, por fim, a BR 285, sentido São Borja, ou BR 116, BR 386 (Tabaí Canoas), ERS 377 e BR 285 (Ijuí/S.Borja)Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), João Tonetto, a nova ponte deverá ficar pronta daqui a seis ou nove meses. 

A PRF pede que os motoristas evitem usar o desvio que existe às margens da BR 287, já que a estrada improvisada fica em uma propriedade particular. 

Renato Oliveira
Correio do povo

Seis são presos por suspeita de fraude contra INSS no Estado

PF deflagrou operação Mendax em seis municípios gaúchos

Material apreendido foi encaminhado para a sede da PF em Santa Maria | Foto: João Vilnei / Especial / CP
   Material apreendido foi encaminhado para a sede da PF em Santa Maria | Foto: João Vilnei / Especial / CP

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira a operação Mendax em Cidreira, Osório, Porto Alegre, Santa Maria, São Martinho da Serra e Viamão.  Ao menos seis pessoas foram presas suspeitas de fraudes contra o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e doze de condução coercitiva. Diversos documentos e computadores foram apreendidos. O objetivo da ação foi arrecadar provas para a investigação.

Segundo a PF, a organização criminosa era composta de advogados, contadores e despachantes que captavam interessados e inseriam dados falsos nos sistemas da Previdência Social, utilizando-se do cadastro de empresas fictícias. Em seguida eram registrados vínculos empregatícios falsos em carteiras de trabalho e posteriormente inseridos no sistema da previdência. Após a inclusão dos dados, eram postulados e deferidos os benefícios. Estima-se que os danos causados ao INSS giram em torno de R$ 3 milhões.

O grupo também lesava os cofres públicos mediante o encaminhamento fraudulento de seguros-desemprego gerando em torno de R$ 2 milhões de prejuízo ao Ministério do Trabalho e Emprego. Além do próprio fraudador, também se beneficiavam do esquema seus amigos e parentes. A investigação iniciou em 2010 e contou com o apoio do Ministério da Previdência Social e da Brigada Militar. O material apreendido foi encaminhado para a sede da PF em Santa Maria. O nome da operação significa “mentiroso” em latim.

* Com informações de Renato Oliveira


Fonte: Correio do Povo

1ª Copa Noroeste de Futsal Sicredi/Lojas Holz: Os jogos da 11ª rodada da chave A acontecem nesta quinta-feira em Bom Progresso



Os jogos da 11ª rodada pela chave A da 1ª Copa Noroeste de Futsal Sicredi/Lojas Hosl serão realizados nesta quinta-feira, 30, na cidade de Bom Progresso, com as seguintes partidas:


20h – CMD/Ass. Esp. Cultural Candelária x AFSJI/São José Industrial

21h – ABPF/Caramuru Transportes x CMD Boa Vista do Buricá


Na terça-feira, 28, aconteceram os jogos da 10ª rodada da chave B, que teve os seguintes resultados

ASE Santa Rosa 1 x 3 APF Godói Esportes

CMD Três Passos 4 x 2 Miraguaí

Por Joce Rodrigues | 1ª Copa Noroeste de Futsal Sicredi/Lojas Holz

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Santo Augusto: Formadores da Banda Love concederam entrevista à Rádio Querência




Amantes do bom Rock n’ Roll e inspirados nas bandas gaúchas dos anos 70 e 80, como Cascavelletes e TNT e influenciados pelas bandas clássicas como Guns’s Rosses, Pink Floyd, Johnny Cash, Nazareth e AC/DC, dois jovens santoaugustenses formaram a banda Love. 

Após se conhecerem em uma reunião de amigos, embalados por Led Zeppelin perceberam o que tinham em comum - o interesse pela música. Com o tempo, decidiram formar a banda, que também conta com um baterista.

A banda Love é uma banda independente, formada por Josefer Quintana e Thanior Roxs, e já está há seis meses no mercado da música. Com três músicas gravadas e mais três saindo, eles pretendem lançar em breve o primeiro disco com 12 faixas. Atualmente estão trabalhando com 17 músicas, todas de autoria própria. As gravações ocorrem em um estúdio de Palmeira das Missões.

A banda realiza shows e toca em pubs em toda a região, além de fazer a animação de festas particulares. A última apresentação foi no Coringa Rock Pub, de Frederico Westphalen. 

Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência
Foto: RQ

Carro pega fogo após acidente, na freeway

Conforme a Concepa, duas pessoas se feriram no acidente

Carro pega fogo após acidente, na freeway | Foto: Marcelo Silveira / Litoral Mania / CP
   Carro pega fogo após acidente, na freeway | Foto: Marcelo Silveira / Litoral Mania / CP

Duas pessoas se feriram em um acidente com um Veloster na tarde desta quarta-feira, no km 8 da freeway, em Santo Antônio da Patrulha, litoral Norte. De acordo com a Concepa, o carro perdeu o controle por volta das 16h50min no trecho quando viajava no sentido litoral e chegou a invadir o sentido contrário, antes de parar no canteiro central, incendiado. 

Conforme a concessionária, os dois feridos foram encaminhados para o Hospital de Osório, com ferimentos leves. 

Fonte: Correio do Povo

Idoso tomba trator e morre esmagado em Nova Pádua, na Serra

Vítima era sócio da Vinícola Altos Montes

O produtor rural Jorge Miozzo, de 65 anos, morreu esmagado pelo trator que conduzia em um parreiral no interior de Nova Pádua, na Serra. Conforme a Brigada Militar, o trator tombou após bater contra uma pedra. Encontrado sem vida no início da tarde desta quarta-feira, Miozzo era sócio da Vinícola Altos Montes.


Fonte: Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Santo Augusto: 2ª Edição do “Pedalando e caminhando do grupo” será na próxima semana



A escola Francisco Andrighetto, o grupo, realizará em Santo Augusto, a segunda edição, do “Pedalando e caminhando do Grupo”. O evento acontece na próxima semana, dia 08 de novembro, as inscrições serão realizadas no dia do evento, das 7h: 30min às 8h. 

O objetivo desta ação é destacar a importância de praticar exercícios e ter assim, uma vida saudável.  A saída será às 8h:15min, em frente a escola, em caso de chuva, será transferido para o dia 22 de novembro.

Os prêmios, que serão sorteados entre os participantes, são:

Uma bicicleta aro 26, 18 marchas;
Uma bicicleta aro 26, 18 marchas;
Uma bicicleta aro 12;

Os pais, funcionários e professores concorrerão a prêmios surpresas. Haverá premiação de vários brindes para a bicicleta mais enfeitada, para o mais novo e mais idoso ciclista.

Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Homem morto é encontrado dentro de casa no interior de Miraguaí



Um homem de 38 anos foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira, 29 de outubro, no Distrito de Irapuá, em Miraguaí.

Joares Oliveira estava caído de bruços dentro de casa e apresentava um corte no lado esquerdo do peito causado por uma arma branca. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ir no local, mas a vítima já estava sem vida.

A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Sandro Medeiros | Portela Online

Passo Fundo: Adolescente morre afogado em açude no distrito de Bom Recreio


   Créditos: Acácio Silva

O adolescente Alex da Veiga Karlinski, 13 anos, morreu afogado na tarde desta terça-feira, num açude em uma propriedade rural no distrito de Bom Recreio, interior de Passo Fundo, na região Norte do Estado. A vítima estava nadando no açude na propriedade de um vizinho, junto com outros dois garotos, quando acabou se afogando.

Segundo os amigos, ele foi cruzar de um lado para outro do açude por baixo de vegetação existente no meio do alagado, mas não venceu fazer a travessia. O adolescente acabou ficando preso nas raízes de vegetação e morreu afogado. Os dois amigos pediram socorro e vizinhos tentaram resgatá-lo, mas não tiveram sucesso.

Mergulhadores do Corpo Bombeiros foram acionados e, no final da tarde, conseguiram resgatar o corpo. Alex da Veiga Karlinski morava com a família no assentamento do Bom Recreio e estava a dois quilômetros distante de casa. Ele era o único  filho homem do agricultor Gelson Karlinski e da sua esposa, Fátima da Veiga Karlinski. 





Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Fotos: Acácio Silva

Foguete Antares explode em missão de reabastecimento da Estação Espacial


Problema logo após o lançamento causou a destruição do veículo e seus equipamentos | Foto: Nasa/Divulgação CP
   Problema logo após o lançamento causou a destruição do veículo e seus equipamentos
   Foto: Nasa/Divulgação CP

O foguete não tripulado Antares, da companhia particular Orbital Science explodiu, nesta terça-feira, seis segundos após o lançamento. A nave automatizada deveria realizar missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), conforme a Nasa.

"Nós perdemos o veículo Orb-3", afirmou um porta-voz, após a decolagem na Ilha Wallops, na Virgínia. "Neste momento parece que os danos estão limitados à instalação" de lançamento, acrescentou o comentarista da Nasa. 

O foguete comercial Antares foi considerado um dos principais avanços norte-americanos para reduzir a dependência das naves russas no abastecimento da ISS.

Fonte: AFP
Correio do Povo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Interrompido tráfego em ponte na BR 287 sobre rio Toropi

Estrutura que liga região central do Estado à Fronteira Oeste cedeu

Interrompido tráfego em ponte na BR 287 sobre rio Toropi | Foto: Franciele Volpato /  Especial CP
   Interrompido tráfego em ponte na BR 287 sobre rio Toropi | Foto: Franciele Volpato / Especial CP

O tráfego na ponte sobre o rio Toropi, no Km 313 da BR 287, está interrompido em ambos os sentidos nesta terça-feira. A estrutura de cimento com 80 metros - que liga os municípios de São Pedro do Sul e Mata - cedeu por volta das 23h30min dessa segunda-feira e pode cair. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), o trânsito está interrompido inclusive para pedestres.

A orientação aos motoristas que trafegam da região central do Estado em direção à Fronteira Oeste é usar a BR 158, em seguida a BR 290, passando por São Vicente, Cacequi, até Rosário do Sul. Para os condutores que trafegam no sentido contrário, o trajeto é o mesmo. 

O engenheiro João Tonetto do escritório regional do Dnit com sede em Santa Maria informou que a ponte deverá ser implodida. Segundo o engenheiro, técnicos de uma empresa que trabalham para o Dnit no Estado fizeram uma avaliação no local e foi constatado que não existe possibilidade de reforma da estrutura. Ele também informou que o trabalho para construção de um desvio ao lado da atual ponte começa nesta quarta .Em 10 dias o desvio deverá ficar em condições de trafegabilidade, destacou.

O condutor que  já está na região pode pegar a BR 158 até Rosário do Sul e, então, seguir pela ERS 640, entre Cacequi e São Vicente do Sul, retomando a BR 287 em Jaguari/Santiago. Para o motorista que já está em Santa Maria e quer chegar a São Borja, a PRF recomenda que siga pela BR 158 até Ijuí e então pegue a BR 285, sentido São Borja. 

Para o motoristas que sai de Porto Alegre com destino a São Borja, as alternativas são a BR 116, BR 386 (Tabaí /Canoas), BR 287 (Venâncio Aires /Santa Maria) e BR 158 (Santa Maria/Ijuí) e, por fim, a BR 285, sentido São Borja, ou BR 116, BR 386 (Tabaí Canoas), ERS 377 e BR 285 (Ijuí/S.Borja)

Renato Oliveira
Correio do Povo

22ª Mostra Santa Rosa Dança com inscrições abertas






A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Rosa está com inscrições abertas para a 22ª edição da Mostra Santa Rosa Dança. O evento é aberto a grupos de escolas, grupos independentes e todo e qualquer bailarino santa-rosense que queira mostrar sua arte a seus conterrâneos. Todos os estilos e faixas etárias são bem-vindos.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser retirados no Centro Cívico Cultural. As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas no próprio Centro Cívico, até o dia 12 de novembro (quarta-feira). A Mostra acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro (segunda e terça-feira), a partir das 19h30min, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.





Fonte: Cultura | Santa Rosa

Três postes são derrubados em acidente em Tramandaí

Colisão deixou uma idosa de 82 anos ferida

Três postes foram ao chão por conta de impacto | Foto: Sandra D´Ávila Sardi / Especial CP
   Três postes foram ao chão por conta de impacto | Foto: Sandra D´Ávila Sardi / Especial CP

Um acidente de trânsito em Tramandaí, no Litoral Norte, deixou ferida uma idosa de 82 anos por volta das 11h desta terça-feira. Ela conduzia um Renault Clio que trafegava na rua Vereador Saydii Abrahão e foi atingido por um Hyundai Vera Cruz na esquina com a rua 24 de Setembro. Com o impacto, o segundo veículo bateu e derrubou um poste de energia. Outras duas estruturas foram ao chão devido ao peso dos fios e da madeira, conforme o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros tiveram que auxiliar na retirada da idosa das ferragens a condutora do Clio. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou ela para o Hospital de Tramandaí. No Hyundai Vera Cruz estava a condutora de 39 anos e o filho de 10 anos, que não ficaram feridos. Uma moradora da região informou que duas quadras próximas ao acidente ficaram sem energia elétrica.

Hygino Vasconcellos
Correio do Povo

Suzane Von Richtoffen se casa com sequestradora, diz Folha de São Paulo

Atual mulher de ex-estudante se separou de outra presa famosa, Elize Matsunaga

Suzane Von Richtoffen se casa com sequestradora, diz Folha de São Paulo  | Foto: CP Memória
   Suzane Von Richtoffen se casa com sequestradora, diz Folha de São Paulo | Foto: CP Memória

O tempo que passou na prisão foi um período de muitas transformações para Suzane Von Richtoffen. Condenada a 38 anos por participar do assassinato dos pais em outubro de 2002, a ex-estudante abriu mão da herança, virou evangélica e agora se casou com uma sequestradora no presídio de Tremembé, onde vive em São Paulo. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal Folha do São Paulo. 

Conforme a Folha de São Paulo, Suzane trocou a ala das presas evangélicas pela ala das casadas em setembro. Para receber a autorização para dormir junto do novo amor, a ex-estudante teve de assinar um documento de reconhecimento afetivo, exigido para todas as presas que decidem viver juntas. 

Segundo o jornal, em Tremembé, o documento funciona como uma certidão de casamento. O convívio marital está permitido, mas algumas regras precisam ser cumpridas pelo casal. Uma vez que o papel seja assinado, em caso de separação, a presa não poderá retornar à cela especial, destinada aos casais, num prazo de seis meses.  

A mulher de Suzane, Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos pelo sequestro de uma empresária em São Paulo, teve de cumprir o período de quarentena para se casar novamente. No começo de 2014, Sandra estava casada com outra presa famosa, Elize Matsunaga, de 32 anos, presa pela morte e esquartejamento do marido Marcos Matsunaga em 2012.  

Conforme a Folha de São Paulo, o novo amor teria motivado Suzane a abrir mão de passar os dias foras da cadeia. Ela ganhou a progressão de regime e poderia seguir para o semiaberto. A ex-estudante pediu à juíza Sueli de Oliveira Armani o adiamento da decisão. 

Fonte: Correio do Povo

Sarandi: Carga com excesso lateral é transportada na ERS 404



   Foto: Rogério Machado

Na manhã desta terça-feira(28), por volta das 10 horas, a equipe do NorteRS flagrou um caminhão com carga em excesso lateral que transitava na ERS 404, sentido Sarandi - Rondinha. 

Segundo informações do Denatran e DAER a carga não é permitida sem as devidas autorizações e medidas de cuidados necessários. Pois pode ocasionar acidentes.

O Manual de transporte de cargas explica a forma de condução e que é necessária autorização para transportar cargas que excedem as normas padrões de trânsito, inclusive cargas dessa natureza com excesso lateral. Confira alguns itens do manual.

1.   OBJETIVO

1.1 Disciplinar o tráfego de veículos, ou combinações de veículos e equipamentos, destinados ao transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso e/ou dimensões ao limite estabelecido nas legislações vigentes, para o conjunto veículo e carga transportada, assim como por veículos especiais, fundamentado no Art. 101 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em rodovias sob jurisdição do DER/PR, estaduais e federais delegadas.

1.2 Nenhum veículo transportador de carga indivisível, poderá transitar em Rodovia do DER/PR sem oferecer completa segurança e estar equipado de acordo com o previsto nas normas, especialmente quanto à sua sinalização.

2.   ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Esta Instrução Normativa é especifica  às rodovias estaduais e federais delegadas sob responsabilidade do DER-PR.

3.   EMBASAMENTO LEGAL

Código de Trânsito Brasileiro (CTB);

Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN);

Normas Específicas (DER/BPRv e DNIT);

E, na falta destas, as Normas Internacionais pertinentes.

4.   CONCEITUAÇÃO

4.1 CARGA INDIVISÍVEL : Carga unitária representada por uma única peça estrutural ou por um conjunto de peça fixadas por rebitagem soldada ou outro processo para fins de utilização direta como peça acabada ou ainda, como parte integrante de conjuntos estruturais de montagem ou de máquinas ou equipamentos e que pela sua complexidade, só possa ser montada em instalações apropriadas.

4.2 CONJUNTO TRANSPORTADOR: Composição com a carga apoiada no veículo transportador formado por semi-reboque(s) com veículo trator ou de tração, ou o(s) reboque(s) ou o veículo transportador modular auto-propelido. 

4.3 COMBINAÇÃO DE VEÍCULO: Composição com ou sem carga, formada por semi-reboque(s) e/ou reboque(s), sendo tracionada por um ou mais veículos tratores ou de tração.

4.4 COMBOIO: Grupo constituído de 02 (duas) ou mais combinações de veículos transportadores, independentes, realizando transporte simultâneo e no mesmo sentido, separados entre si por distância mínima de 30 m (trinta metros) e máxima de 100 m (cem metros).

4.5 EXCESSOS DE DIMENSÕES (COMPRIMENTO, LARGURA E ALTURA): são os respectivos excessos de dimensões, superiores aos limites máximos admitidos pela legislação de trânsito vigente.

4.6 EXCESSO DE PESO: É o peso bruto por eixo, ou  conjunto de eixos, que é transmitido ao pavimento, superior ao permitido nesta Instrução. 

4.7 EXCESSO LATERAL DIREITO OU ESQUERDO: É o excesso de carga em relação ao lado correspondente da carroceria.

4.8 EXCESSO LONGITUDINAL DIANTEIRO: É o excesso de carga, medido a partir do plano vertical que contém a linha superior do pára-brisa do veículo trator ou de tração.   

4.9 EXCESSO LONGITUDINAL TRASEIRO: É o excesso de carga, medido a partir do plano vertical transversal, que contém o limite posterior da carroceria.

4.10 VEÍCULO ESPECIAL: É aquele constituído com características de construção especial destinado ao transporte de carga indivisível e excedente em peso e/ou dimensão, incluindo-se entre esses os reboques ou semi-reboques dotados de mais de 03 (três) eixos com suspensão mecânica, assim como aquele dotado de equipamentos para prestação de serviços especializados, que se configurem como carga permanente, tais como: guindastes, perfuratrizes ou assemelhados.

4.11 GÔNDOLA OU VIGA: São acessórios especiais para o transporte de cargas indivisíveis.

4.12 VEÍCULO TRATOR OU DE TRAÇÃO: É o veículo automotor projetado e fabricado para tracionar ou arrastar veículo(s) reboque(s) e semi-reboque(s) e/ou equipamento(s).

4.13 VEÍCULO TRANSPORTADOR MODULAR AUTO-PROPELIDO: É o veículo modular com plataforma de carga própria, tendo suspensão e direção hidráulica e conjunto de eixos direcionais com força motora que propicie circular pelos seus próprios meios. 

11.  SINALIZAÇÃO DOS VEÍCULOS

11.1 Os conjuntos transportadores, veículos ou combinações de veículos, cujas
dimensões de largura ou comprimento, com ou sem carga, excedam aos limites para trânsito normal, serão sinalizados com placa traseira especial de advertência, conforme os critérios e especificações constantes da Resolução n.º 603/82 do CONTRAN e seus Anexos I, II e III.

12.  DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

O horário normal de trânsito, quando devidamente autorizado, será do amanhecer ao pôr do sol, inclusive sábados, domingos e feriados, atendidas as condições favoráveis de trânsito e visibilidade.

12.1  Nos trechos rodoviários de pistas múltiplas, com separação física entre as mesmas, será permitido o trânsito noturno de conjuntos que não excedam a largura de 3,20 m (três metros e vinte centímetros), o comprimento de 25,00 m (vinte e cinco metros) e a altura de 4,40 m (quatro metros e quarenta centímetros) e o peso bruto total combinado de 57t (cinqüenta e sete toneladas).

12.2  Períodos diferentes dos estabelecidos nesta Instrução poderão vir a serem adotados, para trechos rodoviários específicos, mediante proposição do interessado no transporte às Chefias das Superintendências Regionais, que submeterão a matéria à aprovação prévia da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e Segurança Rodoviária, após o que, esses trechos deverão ser convenientemente sinalizados pelas respectivas Superintendências Regionais.

12.3 O trânsito dos veículos especiais ou combinação de veículos que não atenderam ao parágrafo anterior, quando transitando nos trechos de rodovia contínua ao perímetro urbano das cidades, poderá se estender ao período noturno, atendendo às limitações locais, até que os mesmos possam alcançar um local seguro e adequado para seu estacionamento.

13. Os veículos especiais ou combinação de veículos não deverão estacionar nem parar nos acostamentos das rodovias, e sim em áreas próximas que ofereçam condições para tal.

14.   A autoridade que fornecer a AET poderá estabelecer restrições adicionais sempre que a natureza da carga ou a demanda de utilização da via assim o exigir.

14.1  Nas rodovias concedidas, o estabelecimento de horário e condição para o trânsito do conjunto transportador, que excedam os limites a seguir relacionados, deverá ser previamente acordado com a concessionária, considerando para tanto os limites abaixo:

I – largura de 4,5 m;

II – altura de 5,0 m;

III – comprimento de 25 m;

IV – PBT de 74 t .

15. A velocidade máxima permitida para os veículos que transportam cargas indivisíveis, será fixada obedecendo os critérios constantes no Anexo IV , desta Instrução.

16.  No deslocamento em comboio deverá ser observada a distância mínima de 30,00 m (trinta metros) e a máxima de 100,00 m (cem metros) entre os conjuntos transportadores, considerando o Anexo IV.

17. Não deverão ser tolerados excessos além da carroceria assim como partes perfurantes      e/ou cortantes, tais como: postes, barras de ferro, caçambas lâminas e similares.

18  Da Autorização Especial de Transito – AET. - CONDIÇÕES

18.1  O transporte de carga objeto desta Instrução somente poderá ser efetuado mediante prévia obtenção de Autorização Especial de Trânsito – AET.

18.1.1 Poderá ser fornecida AET para o transporte de carga composta por mais de uma unidade de carga indivisível, no mesmo conjunto transportador ou combinação de veículos, se não for(em) ultrapassado(s) outro(s) limite(s) diferente(s) do(s) já ultrapassado(s) na peça unitária principal e que não exceda os limites máximos de peso por eixo, estabelecidos na legislação vigente e desde que tenha condições adequadas de segurança do transporte a ser efetuado e também limitado o comprimento total a 25 m.

18.1.2  A AET referente a excesso de altura e com CG (centro de gravidade) excêntrico da carga somente será fornecida quando ficar comprovado pelo solicitante AET, que a combinação de veículos é adequada, tendo em vista seu equilíbrio em relação ao solo.

18.2 Para a combinação de veículos de que trata esta Instrução, a AET será, inicialmente, fornecida com prazo de 30 (trinta) dias consecutivos e válida para apenas 01 (uma) viagem, incluindo o retorno do veículo vazio ou transportando carga, desde que a mesma esteja de acordo com as características especificadas na referida autorização e não exceda os limites dessa Instrução.

18.2.1  Poderá, após solicitação do transportador e com a devida justificativa, e ainda a critério do DER/PR, ser prorrogado o prazo de validade da AET por até 10 (dez) dias.

18.2.2. A troca ou substituição de AET dar-se-á:

a) para AET liberada somente será permitida a troca de placa por quebra mecânica da unidade tratora ou tracionada, desde que por outra de características semelhantes, não alterando o projeto do veículo ou da composição e, neste caso:

- deverá apresentar nova solicitação, acompanhada da AET liberada;

- cópia legível do CRLV da unidade que substituirá a autorizada;

- declaração da empresa transportadora ou comprovação da quebra.

b) somente será considerada como substituição de solicitação de AET a que tenha sido rejeitada quando da análise técnica, cuja motivação tenha sido comunicada ao requerente via fax ou e-mail e, neste caso:

- deverá ser apresentada nova solicitação acompanhada da terceira via da AET a ser substituída, assim como do comunicado de rejeição ou de sua cópia;

- no caso de substituição de AET as solicitações com entrada até as 12:00 h serão liberadas até as 17:00 h do mesmo dia e as com entrada após as 12:00 h somente no dia seguinte.

18.2.3. Não haverá cancelamento de AET devendo o requerente pagar a tarifa de expedição, retirando-a ou não.











Fonte: Rogério Machado | NorteRS
Fotos: Rogério Machado