domingo, 31 de agosto de 2014

Caso Bernardo: Defesa do pai de Bernardo será feita por dois advogados



Após revogar a procuração que concedia poderes ao advogado Jader Marcos para representá-lo no processo criminal em que é acusado de participação na morte do próprio filho, o médico Leandro Boldrini definiu, neste domingo, 31, os advogados Ezequiel Vetoretti e Rodrigo Grecellé Vares para assumirem a sua defesa no caso.

A revogação da procuração aconteceu no sábado, 30, e o anúncio foi feito pelo próprio defensor, por volta das 18h30, na rede social Facebook. Na postagem, Jader Marques diz apenas que sua saída do caso deu-se por divergências, entre ele e Leandro Boldrini, sobre a condução de sua defesa técnica e que recebe a exclusão com naturalidade, reafirmando sua crença na inocência do réu e desejando-lhe boa sorte. Um novo defensor deverá ser apresentado na segunda-feira, 1º de setembro.

A próxima audiência do caso Bernardo está marcada para o dia 8 de setembro, quando serão ouvidas as sete testemunhas de acusação que não puderam ser ouvidas na terça-feira, 26, em Três Passos. Outros 44 depoentes, que residem fora da comarca local, vão depor por meio de carta precatória. 

Segundo o Ministério Público, após o período de audiências de instrução, além das testemunhas, serão intimados os peritos e os réus, o juiz definirá a data do julgamento e de que forma ele ocorrerá.

Entenda o caso Bernardo 

Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, uma sexta-feira, em Três Passos. Na noite de segunda-feira, 14, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do Rio Mico, na localidade de Linha São Francisco, interior do município. 

Segundo a Polícia Civil, Bernardo foi dopado antes de ser morto com uma injeção letal no dia 4. Seu corpo foi velado em Santa Maria e sepultado na mesma cidade. No dia 14, foram presos o médico Leandro Boldrini, a madrasta e uma terceira pessoa, identificada como Edelvania Wirganovicz, 40 anos. Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia, também foi preso acusado de participar da ocultação do cadáver. Os quatro acusados aguardam julgamento.

Fonte: Três Passos Online

Polícia catarinense mata cinco assaltantes e evita roubo a banco

Grupo que tentou assalto estava fortemente armado

Cinco assaltantes morreram durante uma troca de tiros com a Polícia Civil de Santa Catarina na madrugada deste domingo. Eles tentavam roubar uma agência do Banco do Brasil, em Governador Celso Ramos, região metropolitana de Florianópolis.

De acordo com o titular da Divisão de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Anselmo Cruz, o grupo chegou de barco e parou em frente à agência, por volta das 3h20min deste domingo. Em seguida, acessou o banco e explodiu uma caixa eletrônico.

"Não conseguimos evitar essa primeira detonação, porque não tínhamos contato visual com eles. Muitas pessoas estavam passando pelo local." Quando se preparavam para destruir outro terminal, a polícia civil surpreendeu o grupo com 11 agentes. A partir daí, começou a troca de tiros, que durou cerca de três minutos, conforme Cruz. "Parece pouco tempo, mas para quem está em confronto é uma eternidade."

O delegado observa que os indivíduos morreram na hora, sem tempo para socorro. Um homem, que conduzia o barco, foi preso. A polícia investiga ainda se há a participação de outras pessoas. Nenhum policial ficou ferido.

O grupo estava armado com duas espingardas calibre 12, uma carabina calibre 38, uma pistola calibre 9 mm, uma pistola calibre 7.65, uma pistola calibre .40 com emblemas da Polícia Civil e um revólver calibre 38. A espingarda 12 e a carabina calibre 38 foram levadas da 2º Delegacia de Polícia, em Florianópolis, na semana passada. O caso estava sob responsabilidade da Divisão de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e, conforme delegado, as investigações apontaram para essa quadrilha, que já teria tentado roubar esta mesma agência, no começo de agosto. Conforme o policial, o grupo é de Tijucas, cidade vizinha de Governador Celso Ramos.


Fonte: Hygino Vasconcellos / Correio do Povo

Sarandi: Brigada Militar realiza operação de identificação e fiscalização



No sábado (30) aconteceu uma operação realizada pelo GAPO (Grupo de Apoio de Policiamento Extensivo) criado pela Brigada Militar a cerca de  duas semanas.

O Grupo é formado por soldados do 38° Batalhão, no qual 2 soldados da BM de Sarandi fazem parte.

Foram feitas buscas nas vilas da cidade e abordagens para identificação de veículos nos bairros e centro da cidade. Diversos veículos foram autuados e alguns recolhidos ao depósito de guincho da cidade de Carazinho por falta de documentações e infrações de trânsito.

Nesta operação também foi localizada uma foragida do sistema penitenciário.

Abordagens e fiscalizações nas casas noturnas e bairros das cidades de Sarandi, Rondinha e Ronda Alta.

A operação em Sarandi foi coordenada pelo Sargento Petry.

Veja mais policiais rolando a página do NorteRS abaixo das notícias gerais.












Fonte: Rogério Machado | NorteRS
Fotos: Rogério Machado

Tragédia no trânsito mata prefeito e primeira-dama de Marema/SC

Acidente no interior do município matou na hora o casal na noite de sábado

   Veículo desceu ribanceira de aproximadamente 20 metros

Uma tragédia tirou a vida do prefeito e da primeira-dama de Marema no final da noite de sábado, dia 31, em uma comunidade do interior do município. Valdomiro Bevilaqua, de 53 anos, e Marizete Peruzzo Bevilaqua, de 51, foram encontrados já fora do veículo e sem vida pelas equipes de resgate. O acidente ocorreu na Linha Treze de Maio, por volta das 23 horas.

O casal ocupava um Fiat/Uno, que acabou despencando em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros. A filha Fernanda Bevilaqua, de 23 anos, também estava no veículo. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital Regional do Oeste em Chapecó.

Além das equipes de resgate, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local para efetuar o levantamento da ocorrência. As causas do acidente ainda devem ser apuradas.




Fonte: PORTAL OESTE MAIS
Fotos: Corpo de Bombeiros

Sarandi: Homem morre atropelado na BR 386



No sábado (30), por volta das 23h 30 min, aconteceu um atropelamento na BR 386 próximo ao trevo da COMASA. Um caminhão Volvo, placas IOU 0813, da cidade de Horizontina/RS atropelou uma pessoa que morreu no local. A vitima, de 30 anos,  Clenio Henrique de Brito residente  no Bairro Vicentinos

A Policia Rodoviária de Sarandi, a Policia civil de Sarandi e a Brigada Militar, atenderam o acidente.



Fonte: Rogério Machado | NorteRS
Fotos: Rogério Machado

Granizo causa destelhamentos no Centro e na Fronteira Oeste

Santa Maria e São Gabriel foram os municípios mais atingidos

   Ventos fortes atingiram Santa Maria
   Crédito: Adel Vargas / Divulgação / CP

Municípios do Centro e da Fronteira Oeste do Estado registraram queda de granizo na noite desse sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Gabriel, na Fronteira Oeste, a queda do granizo começou por volta das 22h e atingiu principalmente o bairro Santa Clara. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, pelo menos 100 casas foram destelhadas. Os bombeiros trabalharam até as 2h deste domingo na colocação de lonas nos telhados. 

Em Santa Maria, na região central do Estado, ventos fortes causaram destelhamentos e queda de árvores. O vendaval atingiu pelo menos 22 famílias. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Adelar Vargas, uma espécie de tornado passou pela região. Foram registrados pelo menos 12 destelhamentos nas localidades de Pains, Passo do Verde e Santa Flora. Já na BR 392, 12 árvores caíram sobre a pista, mas foram retiradas pelos bombeiros durante a madrugada.

Segundo a MetSul Meteorologia, um temporal muito forte com vendaval e granizo atingiu o município de Restinga Seca, na região central, destelhando dezenas de casas e derrubando postes. Em Cachoeira do Sul, o granizo caiu em grande quantidade. O fenômeno também foi registrado em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

   Crédito: Adel Vargas / Divulgação / CP

* Com informações do repórter Renato Oliveira

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba
Atualizado em 31/08/2014 13:40

São Lourenço do Sul: Idosa que reagiu e matou assaltante deve depor nesta segunda-feira

Homem foi baleado quando tentava assaltar o estabelecimento comercial no Sul do Estado


O depoimento da idosa de 77 anos que baleou um assaltante na noite desse sábado em São Lourenço do Sul, no Sul do Estado, está marcado para esta segunda-feira. Por volta das 21h30min de ontem, um homem armado invadiu o local e anunciou o assalto. A idosa reagiu e disparou duas vezes, acertando um dos bandidos.

Um dos assaltantos, de 24 anos, foi atingido no peito e no pescoço e, mesmo tendo sido socorrido, não resistiu aos ferimentos e morreu. O jovem não possuía antecedentes criminais, mas seria usuário de drogas. Nos dias que antecederam o caso, ele teria sido visto cercando o local, inclusive realizando compras e fazendo perguntas à proprietária. 

Depois do crime, a idosa foi encaminhada em estado de choque para atendimento médico, mas passa bem. Ela deve ser ouvida nesta segunda-feira. A procedência do revólver calibre .38 usado para efetuar os disparos será um dos pontos inquiridos pela investigação. Um cliente da padaria, que estava no banheiro na hora do crime, já foi ouvido.


Fonte: Ananda Müller/Rádio Guaíba

Criança e idosa morrem em explosão de prédio na França

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas na periferia de Paris

   Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas na periferia de Paris
   Crédito: Fred Dufour / AFP / CP

Um menino e uma idosa morreram e doze pessoas ficaram feridas no desabamento de um edifício de quatro andares na manhã deste domingo na periferia de Paris, após uma explosão aparentemente provocada por um vazamento de gás, informaram diversas fontes.

A mulher "morreu enquanto estava sendo retirada por nós dos escombros", declarou o comandante dos bombeiros, Gabriel Plus, ressaltando que ela estava consciente quando as equipes de resgate conseguiram estabelecer contato visual.

Quatro dos feridos estão em estado grave, declarou Philippe Galli, o prefeito de Seine-saint-Denis, região à qual pertence a localidade de Rosny-sous-Bois, onde ocorreu o acidente. Várias vítimas ainda estariam entre os escombros do prédio.

Os bombeiros resgataram dois adultos com vida e outras 10 pessoas seguem desaparecidas, cinco adultos e cinco crianças. A explosão destruiu a fachada do edifício e deixou à mostra o interior dos apartamentos.

"Foi uma explosão aparentemente provocada por um vazamento de gás, ocorreu uma onda de expansão que nos leva a pensar que foi isso", afirmou o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, que se dirigiu ao local. Apesar de tudo lembrou que até o momento não há nenhuma "certeza sobre a origem desta explosão".

O prefeito, por sua vez, confirmou uma forte suposição sobre um vazamento de gás na origem do acidente. "Podemos encontrar mais vítimas entre os escombros", afirmou um bombeiro no local, estimando que era possível encontrar vítimas com vida por até 24 horas. "É o período de retorno das férias, por isso é difícil saber exatamente quantas pessoas estavam no prédio", explicou o prefeito Philippe Galli.

O desabamento do edifício ocorreu pouco antes das 8h locais (3h de Brasília) e foi ativado o plano vermelho, que prevê a mobilização de grandes meios técnicos.

Fonte: AFP
Correio do Povo
Atualizado em 31/08/2014 11:28

Numa só ação ladrões furtam R$ 223 mil de duas lojas de Tenente Portela


   Cofre da loja Vento Sul foi arrombado / Foto: Sandro Medeiros - Portela Online

Os proprietários da Loja Vento Sul e Lojão Central contabilizam os prejuízos deixados por ladrões que invadiram seus estabelecimentos comerciais, provavelmente na madrugada deste domingo, 31 de agosto, e furtaram jóias e dinheiro. 

O crime foi percebido por volta das 11h30 quando o dono da Vento Sul, Gilberto Ninaus chegou ao local.

Numa só ação os ladrões invadiram as duas lojas que eram interligadas por uma porta interna. A Vento Sul tem alarme monitorado, mas este foi desativado pelos criminosos que acessaram a central, no forro da loja.

De acordo com a Polícia, os ladrões após desativarem o alarme, entraram pelos fundos do Lojão Central e invadiram a Loja Vento Sul de onde, segundo Gilberto, em levantamento preliminar, disse terem levado mais de R$ 200 mil em ouro e objetos valiosos. "Sobrou essa cuia com detalhes em ouro que esqueceram de levar", comenta Gilberto ao repórter do site Portela Online.

Já da Lojão Central, o proprietário Elias, disse que cerca de R$ 23 mil em dinheiro foram extraídos do cofre arrombado, além do troco que estava no caixa da loja.

O site Portela Online teve acesso exclusivo ao interior dos estabelecimentos e as fotos podem ser conferidas em anexo a esta notícia.

A Polícia Civil investiga o caso.














Fonte/Fotos: Portela Online

Vítima de acidente na BR-468 é removida em estado grave para Passo Fundo


   Menino de 3 anos foi removido para Passo Fundo/Foto: Arquivo/Três Passos Online

O menino Bruno Justen Sell foi removido, em estado grave, por volta das 1h da madrugada deste domingo, 31, para o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

A criança, de 3 anos, foi uma das vítimas do acidente de trânsito ocorrido na tarde de sábado, 30, que envolveu dois automóveis, no trevo de acessos à Bela Vista, na BR-468, em Três Passos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, o acidente aconteceu, por volta das 14h30, no km 96, e envolveu um Ford Focus, placas de Três Passos, e um Ford Fiesta, placas de Derrubadas, que seguia no sentido Três Passos-Bom Progresso e foi atingido pelo Focus, que tentou contornar o trevo. 

Bruno Justen Sell e um irmão gêmeo, que viajavam no Focus, resultaram feridos, sendo Bruno com maior gravidade. Eles foram conduzidos pelas equipes de socorro ao Hospital de Caridade de Três Passos. 

Os outros três ocupantes do Focus, Erni Justen, de 65 anos, Lucia Justen, de 63 anos e Ione Justen Sell, de 40 anos, e duas pessoas que viajavam no Fiesta, Roque Didonet, de 68 anos, e Delci Didonet, de 66 anos, também foram encaminhados ao hospital, com escoriações leves, e, depois de atendidos, liberados.

Fonte: Três Passos Online

Acidente deixa dois feridos na BR-468, em Três Passos


   Feridos foram socorridos ao Hospital de Caridade/Foto: Arquivo/Três Passos Online

Um acidente de trânsito envolvendo dois automóveis resultou em duas pessoas feridas, uma delas gravemente, na tarde de sábado, 30, em Três Passos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, o acidente aconteceu, por volta das 14h30, no trevo de acesso a Bela Vista, no km 96, trecho da rodovia entre bom Progresso e Três Passos (BR-468).

Envolveram-se na colisão um Ford Focus, placas de Três Passos, e um Ford Fiesta, placas de Derrubadas, que seguia no sentido Três Passos-Bom Progresso e foi atingido pelo Focus, que tentou contornar o trevo.

Dois irmãos gêmeos, de 3 anos, que viajavam no Focus, resultaram feridos, um deles, Bruno Justen Sell, com maior gravidade, e foram conduzidos pelas equipes de socorro ao Hospital de Caridade de Três Passos. 

Os outros três ocupantes do Focus, Erni Justen, de 65 anos, Lucia Justen, de 63 anos e Ione Justen Sell, de 40 anos, e duas pessoas que viajavam no Fiesta, Roque Didonet, de 68 anos, e Delci Didonet, de 66 anos, sofreram apenas escoriações leves e também foram levados ao hospital.

Fonte: Três Passos Online

Acidente na Avenida Central em Santo Augusto




Por volta das 15:30hs deste sábado (30) aconteceu um acidente de transito envolvendo um veículo Monza e uma motocicleta nas proximidades do Posto Novo Horizonte em Santo Augusto.

As informações preliminares dão conta de que o motociclista transitava na preferencial, quando o veículo Monza não parou e acabou culminando na colisão lateral do carro, e frontal da mota.

Com a força do impacto o motociclista teve fratura na perna e em um dos pés, ele foi levado pela ambulância da prefeitura municipal para o Hospital Bom Pastor e posterior foi transferido para o Hospital de caridade de Três Passos, o estado de saúde não se tem informação.

Fernando Almeida | Rádio Querência
Fotos: Cesar Escobar

sábado, 30 de agosto de 2014

Políticos criticam recuo de Marina Silva em programa sobre casamento gay

O deputado federal Jean Wyllys publicou neste sábado (30/8) em sua página do Facebook um texto em que critica a nova redação da campanha da presidenciável Marina Silva com propostas para a comunidade LGBT. Na última sexta-feira, o texto da campanha defendia a aprovação de projetos que assegurassem o casamento civil gay. Além dele, o perfil da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff publicou um texto intitulado "incoerência crônica", que classificou Marina Silva como "um grande ponto de interrogação na política". 

Por sua vez, na página de Luciana Genro, candidata à Presidência, uma publicação afirma que "Marina cedeu à bancada da intolerância". O texto também ressaltou que a candidata pelo PSOL apoia "todas as iniciativas legislativas que visam garantir os direitos LGBTs".  
  
No Facebook, Jean Wyllys afirma que a candidata à Presidência da República “apoia uma lei segregacionista de ‘união civil’”. “Vocês já imaginaram um candidato presidencial dizendo que é contra o direito dos negros ao casamento civil, mas apoiaria uma ‘lei de união de negros’?”, questiona o deputado no texto. Ainda segundo ele, Marina Silva “brincou com as esperanças de milhões de pessoas”.

No perfil da candidata Dilma Rousseff na mesma rede social, o texto considera controversas as propostas de Marina Silva. "Evangélica fervorosa, Marina já teve várias opiniões sobre o tema. Em 2010, era contrária e, em 2013, chegou a defender as ações de Marco Feliciano (PSC-SP), famoso pelas críticas homofóbicas", diz o texto. 
  
Confira o texto de Jean Wyllys na íntegra:

"Em "nota de esclarecimento", Marina Silva desmente seu próprio programa de governo e afirma que não apoia o casamento civil igualitário, mas uma lei segregacionista de "união civil". Vocês já imaginaram um candidato presidencial dizendo que é contra o direito dos negros ao casamento civil, mas apoiaria uma "lei de união de negros"? A nova política da Marina é tão velha que lembra os argumentos dos racistas americanos de meados do século XX. Contudo, o pior é que ela brincou com as esperanças de milhões de pessoas! E isso é cruel, Marina!

Bastaram quatro tuites do pastor Malafaia para que, em apenas 24 horas, a candidata se esquecesse dos compromissos de ontem, anunciados em um ato público transmitido por televisão, e desmentisse seu próprio programa de governo, impresso em cores e divulgado pelas redes. Marina também retirou do programa o compromisso com a aprovação da lei João Nery, a elaboração de materiais didáticos sobre diversidade sexual, a criminalização da homofobia e da transfobia e outras propostas. Só deixou frases bonitas, mas deletou todas as propostas realmente importantes. E ela ainda nem se elegeu! O que esperar então dela se eleita presidenta quando a bancada fundamentalista, a bancada ruralista e outros grupos de pressão começarem a condicionar o apoio a seu governo? Tem políticos que renunciam a seus compromissos de campanha e descumprem suas promessas depois de eleitos. Marina já fez isso mais de um mês antes do primeiro turno. Que medo!

Como todos sabem, minha candidata presidencial é Luciana Genro. Ela SEMPRE defendeu todos os direitos da comunidade LGBT e foi a primeira candidata na história do Brasil que teve a coragem de pautar esses temas no debate presidencial da Band. Contudo, ontem, quando consultado pela imprensa, apesar da minha desconfiança com relação à Marina, elogiei o programa apresentado pelo PSB (apenas no que dizia respeito aos direitos da população LGBT, já que discordo profundamente de muitas outras propostas neoliberais e regressivas nele contidas). Fiz isso porque acho que os posicionamentos corretos devem ser reconhecidos, mesmo que provenham de um/a adversário/a.

É com essa autoridade, de quem agiu de boa fé, que agora digo: Marina, você não merece a confiança do povo brasileiro! Você mentiu a todos nós e brincou com a esperança de milhões de pessoas."


Fonte: Correio Brasiliense

Por que os americanos ensinam filhos pequenos a atirar?

O caso da menina de nove anos de idade que matou seu instrutor de tiros com um disparo acidental de submetralhadora Uzi, no Arizona, levantou o debate sobre o uso de armas de fogo por americanos desde a mais tenra idade.

Thinkstock
   Nos EUA, 31% das residências têm ao menos uma criança e uma arma, segundo dados de 2012

Em um país onde as opiniões sobre a posse e o porte de armas variam tanto quanto a sua geografia e demografia - como comparar, por exemplo, a realidade de um fazendeiro em Montana com a de um morador de arranha-céu em Nova York? - nem todos os americanos crescem atirando. Mas aqueles que o fazem começam desde cedo.

Dan Baum começou a atirar quando tinha cinco anos de idade. Ele cruzou o país para aprender sobre a cultura das armas nos Estados Unidos. A experiência virou o livro Gun Guys: a Road Trip (algo como "Caras Armados: Uma Viagem pelos Estados Unidos", em uma tradução bastante livre e imprecisa para o português).

O autor acredita que atirar ensina às crianças lições importantes sobre respeito e disciplina. "Pode ser algo ótimo para as crianças", ele diz.
"O que você está dizendo a uma criança é: 'Estou colocando algo extremamente perigoso em suas mãos e confiando que você o usará apropriadamente'."

Baum ensinou sua filha a atirar quando ela tinha 10 anos de idade.

"Crianças são espertas", diz. "Antes de mais nada, elas vão achar qualquer coisa que você tente esconder. E elas podem aprender ao receber instruções. Podem aprender sobre segurança."

 

Pais 'responsáveis'


Nos Estados Unidos, 31% das residências têm ao menos uma criança e uma arma, segundo dados de 2012 do Centro Law para Prevenção de Violência Armada.

Para muitos pais, a posse responsável de armamentos passa por ensinar crianças a atirar - e a respeitar as armas - desde cedo.

O envolvimento infantil na cultura de armas americana é tão comum que, em algumas regiões, as escolas liberam os alunos no primeiro dia da temporada de caça de veados.

A empresa Crickett Firearm é uma das companhias de armas voltadas especificamente para o mercado infantil. O produto batizado de "meu primeiro rifle" tem menos poder de fogo que a versão adulta e é redimensionado para caber em mãos pequenas.

David Prince e sua mulher abriram o estande de tiro Eagle Gun, em Lewisville, no Texas, há dois anos. Eles aceitam crianças a partir de oito anos de idade e já realizaram festas de aniversário infantis no local.

"Queriamos oferecer um lugar seguro, voltado para a família, em que seja possível aprender sobre segurança e armas e onde as crianças possam entrar em contato com as armas", diz Prince.

"Elas vêem armas o tempo todo nos video-games. Precisam saber que as que estão por aí são perigosas."

Menina matou instrutor (CBS)
   Tragédia reacendeu debate sobre crianças e armas

 

Sem restrições


Prince ensinou filhos a manusear armas "para desmistificar o assunto" quando eles tinham cinco e seis anos de idade.

Legalmente, ele conta, não há restrições sobre a idade em que uma criança pode aprender a atirar. Isso fica a cargo dos pais.

Ele opina que as crianças são capazes de manusear armas semiautomáticas - como a que foi usada no acidente fatal no Arizona -, desde que tomadas as devidas precauções. Por exemplo, se forem feitas adaptações para minimizar o coice gerado pelo disparo.

Já Dan Baum discorda que as crianças tenham acesso a armamentos como a submetralhadora Uzi. Ele espera que a tragédia gere uma discussão mais ampla sobre armas nos EUA, mas se preocupa com a possibilidade de que o tema seja usado politicamente pelas organizações pró-desarmamento.

"É uma pena que as pessoas assistam a esse vídeo e, com base no que esse instrutor fez, tirem conclusões sobre crianças e armas que sejam aplicadas em uma agenda política pré-concebida", se queixa.

 

Polarização


Silvio Calabi, autor de The Gun Book for Boys ("O Livro das Armas para Garotos", em tradução livre), acredita que o debate sobre armas nos EUA chegou a um impasse: ficou tão polarizado que os dois lados assumiram posições extremas.

"Algumas pessoas tentam a todo custo negar que haja um problema (com a questão das armas) e daí forçam a barra", opina.

"Se você vai na internet, acha fotos de crianças de cinco anos atirando com metralhadoras. Prefiro acreditar que, em uma situação normal, ninguém, não importa o quão experiente ou entusiasta de armas seja, dê uma arma dessas para uma criança de cinco anos."

Por outro lado, ele acha que quem fica chocado com a ideia de uma criança atirando possivelmente não entende a realidade.

"Essas pessoas imaginam casas onde armas de fogo carregadas ficam jogadas na mesa da sala, e que é só uma questão de tempo antes que algum acidente terrível ocorra e um membro da família seja morto", Calabi afirma.

"A grande maioria das pessoas que atira tem um grande respeito pelas armas, e as guarda em locais trancados", reforça. "Elas consideram as armas equipamentos para diversão, mas entendem o que elas podem causar."

Os filhos de Calabi, que aprenderam a atirar aos 12 anos de idade, não usam mais armas agora que já estão crescidos.

Mas ele acredita que esta decisão só pôde ser tomada depois que eles entenderam o significado de atirar - e de abraçar ou não uma tradição americana.

Debbie Siegelbaum
Da BBC News em Washington
Atualizado em  29 de agosto, 2014 - 07:24 (Brasília) 10:24 GMT
BBC BRASIL