segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Segunda-feira começa ensolarada, mas RS deve ter pancadas de chuva

Máximas voltam a ser escaldantes, com 36°C em diversos pontos

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas, diferentemente dos últimos dias que foram de céu claro, deverá ocorrer formação de nuvens. A interação da massa de ar muito quente com o ingresso de umidade tende a estimular a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente em horas da tarde e da noite. 

Serão pancadas típicas de verão, localizadas e passageiras. Logo, muitos locais do Estado sequer devem ter o registro de precipitação. Devido ao calor muito intenso, algumas nuvens poderão ser mais carregadas com risco de temporais muito isolados. 

As mínimas rondam 14°C em São José dos Ausentes e 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem atingir 36°C em pontos como Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Região Metropolitana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 36°C.

O tempo foi maravilhoso no Rio Grande do Sul no fim de semana com céu claro tanto no sábado como no domingo. A absoluta ausência de nebulosidade decorreu de ar muito seco associado a um centro de alta pressão atuando na parte Sul do Brasil. O ar seco favoreceu uma enorme amplitude térmica. No sábado, o amanhecer foi muito frio para dezembro a ponto de Ausentes ter tido 4,1ºC, possivelmente com geada. 

No domingo, a tarde foi escaldante no Estado com máximas acima dos 37ºC em Porto Alegre e outras cidades da região central. O período de tempo seco, porém, chega ao fim hoje. Ar mais úmido se soma à massa de ar tropical quente, o que causará pancadas isoladas típicas de verão decorrentes do calor intenso. 

No restante da semana se espera cenário semelhante com períodos de sol e nuvens intercalados com de maior nebulosidade, pancadas de chuva e até temporais isolados, sempre com abafamento. O que deve chamar atenção nesta semana serão as noites de temperatura elevada. 

Fonte: METSUL
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário