terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Secretários de agricultura do RS, SC, e PR se reúnem em Curitiba


O volume de leite produzido pelos três estados do sul equivale ao mesmo da Argentina, cerca de 12 bilhões de litros/ano. Desde meados deste ano, os secretários de Agricultura Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze, do Paraná, Norbeto Ortigara, de Santa Catarina, Airton Spies, junto com técnicos, vem construindo a Aliança Láctea Sul Brasileira, cujo fundamento é padronizar a assistência técnica, capacitação e a sanidade e por consequência a qualidade do leite. As questões tributárias serão tratadas de forma conjunta para resolver o problema da guerra fiscal, que ora favorece a comercialização de produtos lácteos de um estado, prejudicando outro, ou vice-versa.

Na última segunda feira, (8) foi realizada, em Curitiba, a segunda reunião de trabalho da Aliança. O encontro foi coordenado aconteceu na sede da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e reuniu os secretários da agricultura do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.  

Na abertura, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, lembrou que a Aliança Láctea “está fazendo história ao reunir governos de três estados e a iniciativa privada como protagonistas dessa ação pioneira para a construção de um bloco produtor e exportador de leite com qualidade”. Hoje a estimativa é que existam nos estados sulinos cerca de 300 mil produtores de leite e perto de 1000 indústrias, o que dá a dimensão desse setor.

Cinco grupos temáticos trabalham em torno de ajustes da cadeia do leite e na reunião os secretários debateram seus primeiros resultados

Os temas

- Sobre a IN 62, que determina os parâmetros para a qualidade do leite nacional ficou definido que a Aliança se pronunciará apontando as necessidades de adaptá-la, assim que for colocada em consulta pública. Essa Instrução Normativa do Mapa trata principalmente da captação, da presença de células somáticas e do número de bactérias no leite. Técnicos dos três estados se concentrarão na busca de trabalhos científicos para sustentar as propostas a serem encaminhadas.

- Na assistência técnica aos produtores de leite foram apresentados exemplos de sucesso nos três estados, com metodologias semelhantes e bons resultados. O desafio é a harmonização de conceitos.

- Todos os elos da cadeia leiteira também se mobilizarão para definir modelos de assistência técnica aos fornecedores de leite através de convênios a serem buscados entre Mapa, MDA e indústrias.

- Na questão sanitária serão intensificadas as medidas para controle e erradicação da brucelose e tuberculose por área geográfica e no controle do trânsito de animais para evitar a entrada e proliferação de doenças.

- No combate a fraudes foi destacado o total apoio da Aliança Láctea Sul Brasileira para a continuidade das investigações com punição severa aos fraudadores. Atualmente a Polícia Federal e os Gaecos (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) já vem atuando com sucesso na identificação e punição dos envolvidos também em Santa Catarina, a exemplo do trabalho feito pelo Ministério Público Estadual no Rio Grande do Sul;

- o Grupo de Trabalho, que trata da Organização Setorial, apresentou o modelo implantado no Rio Grande do Sul através da trilogia do Prodeleite, Fundoleite e IGL, sugerindo como uma base de estruturação dos trabalhos setoriais na Aliança Lactea. Na área das relações interinsticuinais apresentou um modelo de trabalho que está sendo feito no Paraná, através do Programa Sebratec, para implantação do Sisbi Lácteos.

A Aliança buscará disciplinar as responsabilidades no transporte e manipulação do leite, porque as fraudes ocorrem entre a captação na propriedade rural e a entrega na indústria.

A próxima reunião ficou agendada para os dias 23 e 24/03/2015 em Porto Alegre.

A comitiva do Rio Grande do Sul contou com a presença: Cláudio Fioreze (Secretário da Agricultura, Pecuária e Agroengócio), João Milton Cunha (Câmara Setorial do Leite do RS), Oreno Ardêmio Heineck (IGL), Jaime Eduardo Ries (Emater), Ivandré Merlin (SDR) e Sérgio Renan Alves.

Fonte: Nadressa Cattani/Cynthia Calderon
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Publicação 09/12/2014 às 16:06

Nenhum comentário:

Postar um comentário