domingo, 14 de dezembro de 2014

Produtor perde produção de 1,5 mil litros de leite no Alto Uruguai

Suspensão do recolhimento do produto atingiu produtores que não cometeram irregularidade

Produtor perde produção de 1,5 mil litros de leite no Alto Uruguai | Foto: Ricardo Medeiros / Especial / CP
   Produtor perde produção de 1,5 mil litros de leite no Alto Uruguai | Foto: Ricardo Medeiros / Especial / CP

À esteira da sétima Operação Leite Compen$ado, desencadeada pelo Ministério Público do Estado no Alto Uruguai, e avaliada até agora como a maior de todas, surgiram alguns problemas com produtores locais. O principal deles foi a suspensão do recolhimento de leite, atingindo também produtores que não cometeram nenhuma irregularidade. 

O Posto da Cotrel em Erechim está sob fiscalização especial e o da Rempel & Goghetto (Jacutinga) está interditado. No interior de Mariano Moro, a 50 quilômetros de Erechim, na divisa com Santa Catarina, um produtor rural que tem no leite sua principal fonte de renda, foi surpreendido quando o caminhão não apareceu para recolher os cerca de 300 litros que entregava em média por dia. O agricultor ficou sabendo apenas depois da operação. 

Durante cinco dias ele depositou o leite na propriedade aguardando do recolhimento do produto, mas, na terça-feira quando o transportador retomou a rota, os testes mostraram que o leite não manteve a qualidade exigida, mesmo guardado em ambiente refrigerado. A decisão da família então foi por descartar o produto. 

O produtor evitou largar o leite no rio Uruguai que fica próximo da propriedade e optou entregar o produto a um distribuidor de adubo orgânico. No total, 1,5 mil litros foram despejados em uma lavoura de pastagem, sem dano ao meio ambiente. 

Com a produção originária de seis vacas, o produtor recebia R$ 0,72 por litro de leite. Agora, porém, não sabe quem pagará e quanto receberá pelo litro de leite.

Produção de leite é um dos impulsores da economia local

O secretário de Agricultura de Mariano Moro, Amarildo Boni, disse que o município possui 376 propriedades rurais com média de 13 hectares. Cerca de 300 famílias trabalham com leite e não houve nenhum problema flagrado pela operação no município. O técnico agrícola do escritório municipal da Emater de Mariano Moro, Nevio Woloszyn, afirmou que são produzidos 3.450 milhões de litros/ano no local. 

“Afora a aposentadoria, o leite é a segunda fonte de renda da maioria das famílias rurais do município”, avaliou Nevio. Ele confirmou que novas empresas estão recolhendo leite e levando para Chapada e Teutônia, Gaurama e Xaxim (SC). Mariano Moro possui 2.210 habitantes sendo que 50% residem no meio rural.

A Emater regional, com sede em Erechim, cobre 32 municípios da Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai). A região abriga 21.117 propriedades rurais sendo que 42% delas comercializam leite, o que dá em torno de 8,9 mil famílias gerando a produção média de 800 mil litros/dia. Deste total 30% (240 a 250 mil litros) são transformados nas agroindústrias do próprio Alto Uruguai. O restante é levado para outras regiões do RS e outros estados onde é industrializado.

José Ody
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário