segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Grêmio perde para o Bahia e dá adeus à briga pela Libertadores

Tricolor foi dominado pelos donos da casa no primeiro tempo e batido por 1 a 0

Tricolor foi dominado pelos donos da casa no primeiro tempo e foi batido por 1 a 0 | Foto: Romildo de Jesus/Lancepress
   Tricolor foi dominado pelos donos da casa no primeiro tempo e foi batido por 1 a 0
   Foto: Romildo de Jesus/Lancepress

O Brasileirão ainda tem uma rodada, mas terminou de maneira melancólica para o Grêmio neste domingo. O Tricolor fez uma partida irreconhecível, perdeu para o Bahia e deixou de aproveitar a chance dada pela derrota do Corinthians para ainda lutar por vaga na Libertadores. Ainda na primeira etapa, ficou sem Geromel, expulso, e viu os donos da casa abrirem o placar que definiria a vitória por 1 a 0 na Fonte Nova.

Com o resultado, o Grêmio para no sétimo lugar com 60 pontos e apenas cumpre tabela no Brasileirão. O Bahia ganhou sobrevida com 37 pontos e torcerá contra Palmeiras e Vitória para escapar da Série B na última rodada.

Começo desastroso e expulsão


O primeiro tempo foi desastroso para qualquer expectativa do Grêmio de se manter vivo na disputa por vaga na Libertadores. A consistência ofensiva, chave do time de Felipão, desmanchou-se nas jogadas de velocidade do Bahia.

Uma chance, em chute pouco inspirado de Luan, apareceu aos sete minutos, mas depois o único destaque gremista passou a ser Marcelo Grohe. Ele fez cinco defesas dificílimas para salvar o Tricolor, primeiro numa sequência de chutes de William Barbio; depois, espalmando batida à queima roupa de Rômulo e fechando o ângulo no rebote. Ainda precisou espalmar conclusão de Henrique.

A insistência do Bahia, contudo, vazou de vez a zaga tricolor. Aos 28 minutos, Geromel perdeu na corrida e fez falta quando Henrique ia aparecer na cara do gol. Expulsão direta para o zagueirão. Na cobrança, Gallardo chutou forte e rente ao poste esquerdo para anotar 1 a 0. Grohe nem conseguiu saltar para tentar uma defesa.

Werley entrou no lugar de Luan, para recompor a defesa, e ficou ainda mais difícil para o Grêmio iniciar uma reação. Algumas bolas foram lançadas na área, de longe, mas Barcos levou a pior contra a marcação, enquanto Dudu ainda tentou um chute de fora da área, mas sem direção. 

Garotos entram e Grêmio melhora


Para a segunda etapa, Felipão colocou os garotos Everton e Erik nos lugares de Fellipe Bastos e Dudu. O Grêmio melhorou, mas continuou a ameaçar pouco a meta do Bahia.

Logo aos cinco minutos, Everton recuperou um balão em velocidade e conseguiu chutar, mas já estava pressionado por Marcelo Lomba. Aos 11, Zé Roberto tocou para Barcos, que fez a parede e chutou na virada para boa defesa do goleiro do Bahia. 

Em mais uma boa jogada, Barcos inverteu os papéis e serviu Zé Roberto na cara do gol. O lateral chutou de primeira, mas não conseguiu mandar para o fundo das redes.

Já no fim da partida, Everton foi o destaque. Primeiro, mandou um belo chute a gol, obrigando defesa difícil de Marcelo Lomba. Depois, aos 45 minutos, lançou Barcos, que fez um chapéu no zagueiro e mandou para o gol de voleio, mas o goleirão do Bahia fez nova intervenção salvadora.

Brasileirão - 37ª rodada


Bahia 1


Marcelo Lomba; Roniery (Rafael Miranda), Lucas Fonseca, Titi e Pará; Fahel, Bruno Paulista, Rafael Galhardo (Feijão) e Rômulo; William Barbio (Jeam) e Henrique. Técnico: Charles Fabián.

Grêmio 0

Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos (Everton), Ramiro, Luan (Werley) e Dudu (Erik); Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gol: Rafael Galhardo (31min/1ºT).
Cartões Amarelos: Fahel e Pará (B); Zé Roberto (G).
Cartões Vermelhos: Pedro Geromel (G).
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), com Bruno Boschilla (FIFA-PR) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)
Local: 
Arena Fonte Nova.

Fonte: Bernardo Bercht | Correio do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário