quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Santo Augusto: CRAS realiza oficinas e serviços com melhor qualidade



O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social do município de Santo Augusto no decorrer do ano de 2014 através da gestão realizada pela Secretaria Municipal de Habitação Assistência Social e Cidadania-SEHAS adquiriu vários materiais e mobiliários para a melhoria das atividades realizadas nesta unidade de atendimento.

Foram adquiridos móveis, instrumentos musicais, materiais esportivos educativos e de lazer bem como uniformes. Essas aquisições só foram possíveis pelos recursos oriundos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

Com o CRAS melhor equipado a equipe de referência composta pelos Profissionais Assistente Social, Psicóloga, Orientadoras Sociais e demais profissionais contratados para desenvolver as oficinas de capoeira, flauta, violão e canto, dança, esporte, artesanato e informática.

Essas diversas atividades vem sendo desenvolvidas com o propósito de fortalecer os vínculos familiares, proporcionar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos por meio de atividades socioeducativas, orientação social, emancipação, conhecimento de direitos e deveres.

No CRAS acontecem atendimentos diários, encontros semanalmente onde são oferecidos os SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) para crianças, adolescentes e idosos, atividades de orientação sobre direitos, qualidade de vida na terceira idade eresgate histórico de suas memórias. Para o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família são realizadas atividades que englobam o fortalecimento de vínculos familiares, emancipação social, cidadania e oficinas de artesanato.

Durante o mês de setembro foram realizadas festividades onde envolveu as datas referentes ao dia da Pátria e a semana farroupilha. No mês de Outubro nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV (crianças e adolescentes) se realizoua 2ª edição da Festa de Halloween, encontro das famílias com foco no resgate histórico das brincadeiras de infância, e em comemoração ao dia da criança foi oferecido um dia de festa com brinquedos e almoço, onde as crianças puderam desfrutar de várias atividades, também foi realizado o encontro com as famílias, para dar culminância,foi ofertada uma viagem de integração, conhecimento, laser e cultura à cidade de Porto Alegre, com visitação ao Museu da PUC, Zoológico de Sapucaia do Sul e Usina do Gasômetro. 

Desta forma, os profissionais do CRAS buscam desenvolver em caráter constante ações que oportunizam aos integrantes dos Serviços de Convivência condições de construírem um futuro melhor pautado em ideais de vida e garantia de direitos.

Para a Secretária Marcia Terezinha Fucilini, tudo isso é possível devido ao Planejamento e o comprometimento dos Profissionais que não medem esforços para que a Politica da Assistência Social cumpra o seu papel diretamente ao seu público alvo.

Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto
Fotos: PMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário