quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Em MT, 44 pessoas são presas em operação contra tráfico na fronteira

Ação foi entre terça e quarta-feira e contou com efetivo de 1.800 profissionais.
Foram apreendidos mais de 100 kg de droga e 47 veículos.

Droga foi apreendida durante a operação que ocorreu nas últimas 48 horas (Foto: Assessoria/Sesp-MT)
   Droga foi apreendida durante a operação que ocorreu nas últimas 48 horas (Foto: Assessoria/Sesp-MT)

Durante a operação Brasil Integrado, deflagrada na região de fronteira para combater o tráfico de drogas e o crime organizado, 40 pessoas foram presas e quatro menores apreendidos em Mato Grosso. A ação foi acompanhada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) em parceria com o Ministério da Justiça, e a fiscalização ocorreu de forma simultânea em 11 estados de fronteira e nove estados do nordeste. Em 48 horas de operação foram apreendidos em solo mato-grossense quase 100 quilos de entorpecentes e 47 veículos.

No total, 5.119 pessoas foram abordadas em 165 barreiras montadas por policiais militares, policiais civis, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, Exército, fiscais da Receita Federal, policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O principal objetivo da operação é fortalecer a segurança na fronteira do Brasil com outros países. Para isso, foram utilizados em Mato Grosso, 1.800 profissionais da área da segurança para dar suporte à operação. O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, destacou a integração entre as forças utilizadas como fator decisivo no êxito da operação. “O sucesso da operação deve-se principalmente a integração entre as instituições. Não trabalhamos sozinhos. O trabalho foi em conjunto com todo o serviço de inteligência e o diferencial dessa operação é a participação do Ministério da Defesa”, destacou.

Dos 100 kg de entorpecentes apreendidos, 85 quilos são de cocaína e 14 quilos são de maconha. A maior parte da droga apreendida pelos policiais foi em Cáceres, distante 220 km de Cuiabá, onde 75 kg foram localizados. Além disso, 10 armas de fogo e 554 munições foram apreendidas. Para Bustamante, a operação têm saldo positivo apesar da duração da fiscalização. Segundo ele, o tempo foi curto. “O período de 48 horas é pouco tempo. Tem que segurar mais tempo essas operações nos locais de fronteira”, apontou. A operação não foi anunciada previamente.

Balanço

No balanço nacional, a operação resultou na apreensão de cerca de 5 toneladas de drogas, além de 100 armas de fogo, 1,7 mil munições e 427 veículos. Também foram presas 436 pessoas em flagrante ou em cumprimento de mandados.

Fonte: Do G1 MT
Atualizado em 06/11/2014 19h07

Nenhum comentário:

Postar um comentário