quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CARGA PESADA: MP conclui mandados de busca e apreensão e revela dados motivadores da Ação, em Horizontina


CARGA PESADA: MP conclui mandados de busca e apreensão e revela dados motivadores da Ação.
   Promotora Bruna Borgmann - Horizontina (Foto: Jornal Folha Cidade)

Uma investigação iniciada em julho de 2013 pelo Ministério Público de Horizontina descobriu um esquema fraudulento em licitações de serviços de recuperação (consertos) de máquinas pesadas, que pode ter causado aos cofres municipais de Horizontina e Santa Rosa um rombo milionário. O Ministério Público trabalha com um montante estimado em R$ 26 milhões de faturamento de duas empresas investigadas, na soma entre as duas prefeituras alvos da ação de hoje e mais outras dez de localidades não reveladas, nos últimos quatro anos. Outras empresas também podem ter participado na prática criminosa organizada.

De acordo com a Promotora de Justiça Bruna Borgmann, no decorrer da investigação das empresas prestadoras de serviços de recuperação das máquinas, identificou-se que as prefeituras também eram vítimas de pessoas que trabalhavam dentro de seus departamentos de compras, licitações ou na gestão da frota de máquinas pesadas, que usufruindo das prerrogativas e privilégios de seus cargos, combinavam com um conluio de empresas a participação em processos licitatórios de forma pré-ajustada tanto na questão dos preços quanto na questão do vencedor dos certames.

Ao comentar os primeiros resultados da operação em Horizontina a promotora Borgmann isentou os prefeitos de qualquer suspeita de envolvimento direto no esquema. Ela refere que desde 2005 o Tribunal de Contas do Estado apontou para a ocorrência de supostas irregularidades. No ano de 2013 ocorreram novas denúncias, dando origem à ação.

Na prefeitura horizontinense foram recolhidos documentos dos anos de 2014, 2013 e 2012, além de alguns outros apontamentos suspeitos a partir do ano de 2005. Os papéis e outros objetos da apreensão serão analisados podendo culminar na oferta de um Inquérito Civil, nome dado ao procedimento administrativo inquisitivo, cuja instauração e presidência são exclusivas do Ministério Público.

Segundo a promotora horizontinense se ficarem comprovadas evidências e provas elas serão levadas à Justiça, por meio de Ação Civil Pública. Nas casas de um ex-secretário de obras e do ex-diretor de compras do município a força tarefa do MP também cumpriu mandados de busca e apreensão recolhendo documentos e computadores.

A promotora Bruna antecipa que concentrará suas investigações num primeiro momento aos anos de 2012 (final), 2013 e 2014. Os documentos recolhidos de exercícios anteriores poderão no andamento da operação ser objeto de análise também. O Tribunal de Contas do Estado auxiliará na análise do material buscado na ação.  

O QUE DIZ O GOVERNO MUNICIPAL

Em nota a imprensa distribuída no início da noite desta terça-feira (4) o Prefeito Municipal de Horizontina, Nildo Hickmann, afirma:

“Tendo em vista ação de cumprimento de ordem judicial pelo Ministério Público (intitulada de Carga Pesada) deflagrada no dia de hoje (04/11/14) em busca de documentos para investigar supostas irregularidades envolvendo empresas do ramo de reforma de máquinas e equipamentos rodoviários na região, no período de 2005 a 2013, o Prefeito Municipal de Horizontina Nildo Hickmann vem por meio de este manifestar seu apoio a todas as ações que visa combater possíveis práticas lesivas ao patrimônio público.

Da mesma forma, aguarda a conclusão e apresentação dos relatórios das investigações em curso, tendo sido entregue ao MP todos os documentos envolvendo a operação. Alicerçado nos princípios da transparência e legalidade, dentre outros que movem a administração pública, o governo municipal continuará adotando todas as medidas necessárias para uma gestão eficiente dos recursos públicos, revertendo-os em melhores serviços aos cidadãos horizontinenses”, diz a nota.

Fonte: Jornal Folha Cidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário