terça-feira, 4 de novembro de 2014

Agricultor entra em greve de fome em Miraguaí

LUTA PARA PRODUZIR

   Agricultor alega não conseguir a DAP para financiar lavoura de milho/Foto: Três Passos Online

Um agricultor entrou em greve de fome na manhã desta terça-feira, 4, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí.

Segundo Hélio Lemanski, de 54 anos, ele não consegue a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf que é emitida pelo sindicato para fins de financiamento da cultura do milho.

O agricultor reside na localidade de Coxilha Ouro, no interior do município, onde possui uma propriedade de 12,5 hectares e há mais de 30 anos trabalha na atividade rural.

De acordo com Lemanski, nos últimos anos, a entidade sindical tem liberado sua DAP sempre com atraso, prejudicando o plantio que ocorreu no período de poucas chuvas.

Sua esposa, Marlene Lemanski, de 50 anos, e seu filho, Cleberson Lemanski, de 23 anos, estão prestando apoio ao agricultor na sede do sindicato, mas não estão em greve de fome.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais informou a uma rádio da cidade, através de seu presidente, Osmar Canterle, que a DAP do agricultor foi devidamente emitida baseada nas notas fiscais de produtor rural, constando sua produção leiteira. Mas para financiar lavoura de milho, o agricultor terá que comprovar mediante a emissão da Nota Fiscal de Produtor. 

O presidente do Sindicato disse ainda que na Sicredi o agricultor conseguiria financiar com essa Carta de Aptidão, no entanto no Banco do Brasil o sistema aponta Lemanski como pecuarista e só pode financiar para a produção leiteira e não para lavoura de milho.

O agricultor Hélio Lemanski disse ao Três Passos Online que não é associado da Sicredi e precisa financiar pelo Banco do Brasil. Ele promete continuar em greve de fome até que sua DAP seja emitida pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Miraguaí.

Fonte: Três Passos Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário