domingo, 19 de outubro de 2014

Pinheiro cai sobre casa e mata mulher em Gramado

Temporal provocou destelhamento em vários bairros da cidade

Temporal provocou destelhamentos em vários bairros | Foto: Halder Ramos / Especial / CP
   Temporal provocou destelhamentos em vários bairros | Foto: Halder Ramos / Especial / CP

O temporal da madrugada deste domingo causou destruição e uma morte em Gramado. Uma araucária caiu sobre duas casas na Travessa dos Pinheiros, bairro Jardim, por volta das 5h, e matou Priscila Grade, 29 anos, que dormia quando sua moradia foi atingida. O marido dela também ficou ferido. Outras duas crianças estavam na casa, mas não sofreram ferimentos.

Para resgatar a vítima, vizinhos e bombeiros precisaram cortar o pinheiro que caiu sobre a cama da jovem. Ela foi encaminhada com vida pela ambulância dos bombeiros ao Hospital Arcanjo São Miguel. No entanto, sofreu parada respiratória e morreu no hospital.

Conforme Valdir de Castro, vizinho da vítima e que também teve sua casa atingida, os moradores solicitaram o corte das araucárias há quase um ano. Segundo ele, outras árvores colocam em risco a vida das pessoas. “Não adiantou pedir. Precisou uma pessoa morrer”, lamenta Castro.

Para ele, a tragédia não foi maior por sorte. “O pinheiro caiu do lado do meu quarto. Tremeu tudo. Pensei que fossem galhos. Quando vi o tamanho da árvore, o desespero foi total”, diz o morador.

Além do bairro Jardim, os fortes ventos provocaram destelhamentos de casas e quedas de árvore nos bairros Várzea Grande, Vila do Sol, Planalto, Bavária, Três Pinheiros, Pórtico I e II, Prinstrop e no Centro. A queda de uma árvore interrompeu o trânsito na avenida das Hortênsias.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, capitão Maurício Ferro Corrêa, equipes trabalharam durante todo o domingo na remoção e corte de árvores e colocando lonas em casas atingidas pelo temporal. “Tivemos mais de 16 casas destelhadas em diferentes bairros”, afirma.

O comandante observa que a corporação tinha conhecimento da situação do bairro Jardim. “Fizemos vistorias no local. O pedido para corte era referente a outra araucária nas proximidades”, afirma Corrêa.

Em Canela, o temporal derrubou 26 árvores e quatro casas destelhadas, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Os bairros mais atingidos foram Distrito Industrial, Vila do Cedro e Vila Maggi, que registraram interrupção no fornecimento de energia.

Halder Ramos
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário