terça-feira, 14 de outubro de 2014

Granizo atinge mais de 1,4 mil casas em Palmeira das Missões

Culturas de trigo e milho também foram afetadas e cidade deverá decretar calamidade pública

Por Eduardo Paganella e Agostinho Piovesan

Mais de 1,4 mil residências foram afetadas por conta da precipitação granizo, na tarde desta segunda-feira, no município de Palmeira das Missões, região Norte. De acordo com a prefeitura da cidade, a chuva de pedras de gelo começou por volta das 15h, durou cerca de cinco minutos e afetou vários bairros do município. O prefeito em exercício, Delfino Suzano Júnior, explicou que a cidade, que já está em situação de emergência, deve decretar estado de calamidade pública.

O fenômeno durou cerca de três minutos e atingiu residências localizadas nos bairros Mutirão, Profilurb, Fátima, Battista, Seis de Maio, Westphalen, Passo da Areia e São Marcos. O prefeito Eduardo Russomano Freire informou que ainda durante a tarde foram distribuídos mais de 1,5 mil metros de lonas. Segundo ele, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal, a prefeitura montou cinco pontos de distribuição. Freire disse que as pedras chegavam a ter o tamanho de uma bola de golfe.

“Tivemos um temporal forte há cerca de 15 dias. A chuva afetou bastante o interior do município e decretamos emergência. Agora, por conta do granizo, tivemos este transtorno na área urbana. Vamos sentar com a Defesa Civil e avaliar”, relatou Suzano Júnior.

Todo o estoque de lonas de Palmeira das Missões foi doado. Além disso, foi necessário tomar lonas emprestadas de outras cidades da região. Além dos estragos na área urbana, foram registrados prejuízos nas lavouras de trigo e milho. A Defesa Civil do Estado deve realizar uma inspeção para avaliar as dimensões dos danos.


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário