domingo, 21 de setembro de 2014

RS tem dois casos suspeitos de febre chikungunya, diz governo

Pacientes investigados no estado estiveram em países da América Central.
Doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, conforme médicos.


O Centro de Vigilância Epidemiológica do Rio Grande do Sul aguarda resultados de exames de dois pacientes com suspeita de contração da febre chikungunya, informou neste sábado (20) o governo estadual. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, um deles reside em Caxias do Sul, na Serra, e outro em Estância Velha, no Vale do Sinos. Ambos estiveram recentemente em países da América Central.

Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue, mas a letalidade é considerada menor. Conforme a pasta, neste ano, dois médicos gaúchos tiveram a contração confirmada, mas já estão curados. As análises apontaram que eles contraíram a doença durante trabalhos na África.

“É uma doença que, embora não seja a dengue, é semelhante, porque é transmitida pelo mesmo tipo de vetor. Não tem a mesma letalidade, mas possui consequências de dores articulares por um período longo. Pode chegar a um ano", detalhou a chefe da Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tânia Dreier.

Os dois pacientes ainda sob suspeita passam bem e já não apresentam sintomas da doença, salientou a pasta. No início de outubro, cursos de capacitação, organizados em uma parceria entre a secretaria e o Ministério da Saúde, serão oferecidos a servidores no estado. A meta é elevar o grau de alerta com chikungunya.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário