segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Humaitá: Novilhas são arrastadas pela enchente em localidades do interior do município



Três propriedades perderam animais devido a enchente que elevou o nível de rios em Humaitá. Na localidade de Linha Jacú, o agricultor Arnaldo Sechi teve três novilhas arrastadas pela correnteza do Lajeado Jacú. A água invadiu uma extensão de aproximadamente 80 metros no potreiro.  Dos quatro animais que estavam no local, um conseguiu se salvar. Uma novilha foi localizada morta em uma propriedade vizinha, há cerca 1500 metros. As outras duas novilhas não foram encontrados.

Sechi registrou em sua propriedade 139 milímetros de chuva até a manhã de hoje. Conforme o produtor, os animais possuíam abrigo no local, no entanto, possivelmente não tenham conseguido escapar da enchente. O prejuízo total contabilizado pelo produtor chega a R$ 3.000,00.

Na localidade de Lajeado Alvorada, o agricultor Paulo Horn relatou que cinco terneiros foram arrastados pela enchente do Lajeado Magro. Dois animais foram localizados mortos em meio a um matagal próximo. Os demais não foram encontrados. Apenas um terneiro se salvou. Paulo ficou surpreso pelo fato de os animais não terem conseguido escapar, pois o potreio possui espaço e local para abrigo. Ele acredita que a água tenha subido rapidamente, surpreendendo os animais.

Em alguns pontos da propriedade de Paulo Horn, o rio chegou a sair até 100 metros fora de seu leito. Cada novilha possuía cerca de 220 quilos. O prejuízo total contabilizado chega à R$ 5.000,00.

Ainda em Lajeado Alvorada, a propriedade de Clóvis Kollet também teve uma vaca e um terneiro arrastados pela água. O potreio em que estava os animais fica às margens do Lajeado Magro. Nenhum dos dois animais foi encontrado. A vaca possuía em torno de 400 quilos. Na mesma localidade, a residência de Pedro Nestor Schlindwein foi invadida pela água descida de uma lavoura próxima. Pedro, no entanto, não registrou nenhum prejuízo pelo ocorrido.

A Secretaria Municipal de Obras registrou pontos de alagamentos em estradas das localidades de Sanga Freitas, Duas Pontes, Pescador, Linha Krup, no Parque de Rodeios e em Erval Novo. São contabilizados também prejuízos em lavouras e áreas de pastagem.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário