sábado, 27 de setembro de 2014

Erupção vulcânica no Japão deixa um morto e mais de 30 feridos

Governo ordenou envio de tropas para resgatar as pessoas presas na localidade

   Erupção vulcânica no Japão deixa um morto e mais de 30 feridos
   Crédito: Jiji / Nagano Prefectural Police / AFP / CP

Um vulcão entrou em erupção neste sábado no centro do Japão, expelindo cinzas e pedras que mataram uma pessoa e feriram mais de 30 gravemente. O Monte Ontake, que se eleva a 3.067 metros entre as cidades de Nagano e Gifu, entrou em atividade às 11h53min locais (23h53min de sexta-feira, 26, de Brasília), afirmou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA) em seu site. O órgão aconselha as pessoas a não se aproximarem do vulcão.

Imagens exibidas pela televisão japonesa mostram enormes nuvens de fumaça subindo acima do vulcão, que é um dos destinos mais populares entre praticantes de caminhadas no Japão. "Houve um som de trovão e o céu ficou escuro por causa de toda a fumaça", relatou à agência Kyodo Shuichi Mukai, que administra um chalé na montanha, perto do cume. "Há 15 centímetros de cinzas no chão", acrescentou.

Em Tóquio, o primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou aos militares o envio de tropas para resgatar as pessoas que continuam bloqueadas na localidade. "Sabemos que ainda há feridos e pedi que todo o possível seja feito para resgatá-los em segurança", disse à imprensa.

De acordo com o canal NHK e a agência de notícias Jiji, mais de 30 feridos graves foram relatados, entre eles pelo menos sete perderam a consciência. Uma mulher morreu no início da noite. Além disso, entre os cerca de 300 praticantes de caminhadas que estavam tentando subir o vulcão quando a erupção ocorreu, 40 terão que passar a noite em abrigos perto do topo e só descerão no domingo, de acordo com a imprensa.

Aqueles que conseguiram descer a montanha em segurança sábado à noite estavam chocados, de acordo com depoimentos prestados à televisão: "Assim que eu vi a erupção, eu corri, mas fui imediatamente coberto de cinzas", disse um morador local. A tripulação de um avião relatou às autoridades que a fumaça expelida pelo vulcão chegou a alcançar uma altitude de mais de 10.000 metros, segundo a Kyodo.

A agência de meteorologia prevê novas erupções nas próximas horas que poderiam chegar até quatro quilômetros da cratera. O acesso ao local foi restringido. A última grande erupção do Monte Ontake remonta a 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200 mil toneladas de cinzas, segundo a imprensa local. Uma erupção de menor magnitude também ocorreu em 1991 e este vulcão também é responsável por vários terremotos em 2007.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário