quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Brigada Militar e Prefeitura Municipal lançam cartilha sobre trânsito




Nesta manhã, 03 de setembro, o Tenente Mauro da Brigada Militar e o Diretor municipal de Trânsito, Valdomiro de Lima, estiveram na Rádio Querência e concederam entrevista ao programa Manhã Máxima.

Na oportunidade, o Tenente Mauro explanou sobre a nova Cartilha de Trânsito que foi criada, em conjunto com a Prefeitura Municipal, para os motoristas de Santo Augusto. Segundo o Tenente, a cartilha já está pronta, e enfoca alguns pontos básicos que estão sendo deixados de lado pelos motoristas santoaugustenses.

Uso de cinto de segurança, faixa de pedestre, proibição de celular ao volante e rótula são os itens que constam na cartilha. Esta que foi criada em alusão a Semana Nacional do Trânsito como uma forma que os órgãos encontraram para chamar a atenção dos motoristas, devido ao alto número de acidentes registrados nos últimos tempos. O slogan da Campanha é “mostre sua educação no trânsito”.

A cartilha será distribuída em conjunto com escolas, onde as crianças com apoio da Brigada Militar, entregarão para os motoristas como uma forma de chamar atenção para a educação ao trânsito, também uma forma de reflexão. Segundo o tenente serão distribuídas 1000 cartilhas.

Outro assunto abordado na entrevista foi às imprudências cometidas no trânsito em Santo Augusto. Segundo o Tenente, a velocidade máxima permitida dentro da cidade é 40 km/h, porém os motoristas não respeitam e isso acaba culminando em diversos acidentes. Falta também, segundo ele, atenção dos motoristas para sinalização com alerta ao trocar de faixa, ao ingressar em outras vias, e ao usar as rótulas. Ele explicou que essa feramente foi criada para facilitar a distribuição do trânsito e reduzir a velocidade, e que a preferência é sempre do motorista que chegar primeiro.

O Diretor de Trânsito de Santo Augusto explanou sobre as rótulas que foram instaladas e das demais que estão previstas. Segundo ele a rótula ajuda a fluir a movimentação e obriga a redução da velocidade, e é esse também o objetivo da rótula que será implantada no relógio da Sicredi. Essa rótula, que já rendeu muita confusão no trânsito, será implantada oficialmente nos próximos dias, após o desfile cívico. Valdomiro disse que falta ainda mudar as faixas de segurança e conferir a sinalização, que deve ser adequada e explicativa.

Outras ideias foram sugeridas por ouvintes, como a implantação de uma rótula na Avenida Central, próximo ao posto Novo Horizonte, local de imprudência por diversos motoristas. Valdomiro disse que a próxima rótula está prevista na esquina da Avenida Central com a Rua Mario Fucilini, próximo ao local sugerido. Redutores de velocidade também foram citados por ouvintes da Rádio Querência, para o diretor de trânsito, no momento, a opção é inviável devido à falta de recursos.

Valdomiro citou ainda o Conselho de Trânsito em Santo Augusto, que já foi criado, e conta com representantes da Brigada Milita, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, entre outros, e que juntos estão buscando soluções para melhorar o trânsito.

Dpto. Jornalismo RQ
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário