sábado, 2 de agosto de 2014

SEGUNDO ENCONTRO PARA INSTALAR PARQUE DE ENERGIA EÓLICA, ACONTECEU EM SANTO AUGUSTO


   Sr. Bresolin, da AVENTI, explanando o projeto

Após um primeiro encontro que ocorreu no dia 03 de junho e com o objetivo de instalar um Parque de Geração de Energia Eólica no município de Santo Augusto, estiveram reunidos na tarde de quinta-feira, 31 de julho, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, que cedeu o espaço, os Diretores da Empresa AVENTI Energias Renováveis da Cidade de Lajeado – RS, João Adalberto Bresolin e Gustavo Teston Bresolin, juntamente com vários agricultores proprietários de áreas rurais, que atenderam o chamamento da Administração Municipal, a qual está intermediando esta possibilidade.
 
Na oportunidade, os presentes ouviram atentamente o Sr. Bresolin, que relatou as possibilidades desta parceria dar certo e ser uma grande fonte de renda para todos. A instalação deste Parque, mudaria completamente a realidade econômica do Município com a geração direta e indireta de dezenas de postos de trabalho; a criação de dezenas de oportunidades para formação de mão de obra técnica e especializada; o fomento da atividade turística da região e contribuição do município na geração de energia elétrica ecologicamente limpa, não contaminante e não agressora ao meio natural e principalmente o projeto irá proporcionar, ao proprietário da área, definida por critérios técnicos, uma fonte de renda proveniente dos royalties pagos pela empresa pelo uso da área onde for instalada a torre de captação e transformação de energia. Portanto, a implantação desse empreendimento se constitui em possibilidade de renda extra aos proprietários rurais sem a necessidade de abandonar sua área agrícola. Também o município teria um grande incremento na arrecadação de impostos, e é de salientar que, a instalação deste parque é um projeto de médio a longo prazo com projeção de estar operando daqui 4 a 5 anos. 
 
A AVENTI Energias Renováveis é uma Empresa privada e desenvolve parques eólicos em locais privilegiados e com trabalho técnico primoroso para garantir um alto grau de eficiência na geração de energia e no retorno do capital investido. Atenta a questão de sustentabilidade aliada a política sócio ambiental. A empresa conta com profissionais experientes no assunto, com vários projetos nacionais e internacionais. 
 
O Prefeito em exercício Naldo Wiegert, um dos grandes entusiastas do projeto, salienta que, será instalada uma torre de medição da corrente de ventos para determinar o potencial do município para a geração deste tipo de energia não poluente, pois segundo levantamentos técnicos, a região onde se situa Santo Augusto, “é um grande corredor de ventos”.
 
Para tanto, a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, está convidando os proprietários de áreas rurais, interessados em participar do referido projeto, para comparecerem na Secretaria até o dia 15 de agosto para obterem maiores informações. Após, serão realizados novos encontros para dar andamento ao projeto. 



   Imagem meramente ilustrativa

Fonte/Fotos: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário