sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Quadrilha especializada em ataques a banco é alvo da PF

Grupo criminoso usava explosivos em agências da zona Sul de Porto Alegre

   Quadrilha especializada em ataques a banco é alvo de operação
   Crédito: Polícia Federal / Divulgação / CP

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Zona Sul, que tem objetivo de desarticular um grupo responsável por roubo e ataques a caixas eletrônicos de bancos de Porto Alegre. Durante os crimes, a quadrilha usava maçaricos e explosivos em agências localizadas na zona Sul de Porto Alegre. Nove mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos no dia de hoje.

As investigações iniciaram em 30 de novembro de 2013, quando um grupo armado invadiu um clube no bairro Ipanema, rendeu os vigilantes e arrombou um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal com a utilização de um maçarico, levando, além do dinheiro, o automóvel de um desses funcionários.

Em janeiro deste ano, uma sequência de ataques com uso de explosivos na 
agência da Caixa da avenida Campos Velho passou a ser objeto de investigação da Polícia Federal. Neste período, também ocorreu uma tentativa de furto a um terminal de autoatendimento de um banco em um posto de combustível na Avenida Cavalhada e outra tentativa de furto com o uso de explosivos num banco privado na Avenida Protásio Alves. Nesses casos, os criminosos não conseguiram levar o dinheiro, apenas danificando os equipamentos e as agências.

Inicialmente, informações repassadas pela Brigada Militar (BM) indicaram que os crimes ocorridos na zona Sul de Porto Alegre foram praticados pelo mesmo grupo. Após a identificação dos suspeitos, policiais federais realizaram diligências para localizar o paradeiro dos criminosos. Em um dos levantamentos, foi identificado que as rodas do veículo roubado do vigilante em novembro de 2013 estavam no automóvel utilizado pela esposa de um dos líderes da organização.

Homicídios no currículo 

Também é atribuído ao grupo uma série de outros crimes ocorridos no período da investigação, entre eles, dois homicídios consumados e uma tentativa (execuções), três tentativas de assaltos a banco, roubo a uma joalheria, roubo de veículos, tráfico de drogas, além de comércio ilegal de arma de fogo, munições, explosivos e ameaças a testemunhas.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário