quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Prainha de cascalho reaparece no rio Uruguai, em Tiradentes do Sul



O temor de que a praia de água doce bastante conhecida por turistas da Região Celeiro, a Prainha do Cascalho, corresse o risco de desaparecer com a última enchente do rio Uruguai, felizmente, não se concretizou, em Tiradentes do Sul.

A mesma natureza que, na enchente de 1992, havia deslocada uma ilha de areia e cascalho, originando a pequena praia no lado brasileiro, poderia ter modificado novamente o leito do rio.

O fundador do balneário Prainha do Cascalho, Alceu Diel, estava apreensivo e não descartava essa possibilidade. Mas era preciso esperar a água baixar para saber se haveria alguma mudança.

Atrativo natural com espaço para camping, infra-estrutura adequada, passeios de barco e Jet Ski, pescaria e várias opções de lazer, o local tornou-se um dos mais procurados no período de verão.

A enchente histórica do rio Uruguai no fim de junho submergiu cerca de 50 casas no balneário, restando apenas quatro que não foram atingidas. “Os prejuízos foram grandes”, lamentou, na época, Alceu Diel.

Em todo o município, mais de 100 famílias foram desabrigadas, segundo a prefeitura municipal de Tiradentes do Sul. O rio que chegou a 27 metros acima do nível normal deixou um rastro de destruição às suas margens.

Na última segunda-feira, 4, um morador registrou as águas baixando no leito do rio, de onde foi possível constatar que a prainha de cascalho continua no mesmo lugar. “O verão está garantido!”, comemorou.




Fonte: Três Passos News | Fotos: Iloidi Volken Diel

Nenhum comentário:

Postar um comentário