terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mais uma cooperativa é denunciada por álcool etílico no leite

Santa Clara nega que produto esteja adulterado


Mais uma cooperativa foi denunciada pelo Ministério da Agricultura por apresentar álcool etílico no leite. De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumir, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, foi constatado durante inspeção da Superintendência do Ministério da Agricultura a presença da substância ilegal em amostras de leite cru refrigerado em Carlos Barbosa. Nessa segunda-feira, o ministério determinou o recolhimento de lotes de leite UHT e também de um requeijão da Cooperativa Agropecuária Petrópolis, da Piá, por causa da mesma irregularidade. A empresa afirmou que recolherá o leite na casa do consumidor. 

O posto de refrigeração da Santa Clara, em Veranópolis, foi fechado depois do resultado dos testes e comprovação do problema. A quantidade de leite e os lotes ainda não foram divulgados, mas o leite adulterado já teria sido retirado das prateleiras. 

O Ministério Público marcou reunião para esclarecimento com as cooperativas para esclarecimentos para esta sexta-feira durante a tarde. De acordo com o promotor, a empresa Piá deverá prestar contas a partidas 2h30min e a Santa Clara fará o mesmo procedimento na sequencia. 

A Cooperativa Santa Clara Ltda, no entanto, nega que produtos estejam adulterados. Nesta terça-feira, a empresa divulgou uma nota pedindo esclarecimentos ao órgão federal. Confira abaixo a íntegra da carta:

Informa a Cooperativa Santa Clara Ltda. que só recebe leite em condições de consumo e processamento adequado. Toda a matéria-prima é analisada antes de entrar na indústria e nos postos de captação. No caso em especifico, no Posto de resfriamento de Leite de Veranópolis/RS, onde foi recebido o leite em questão, foram realizados todos os testes, inclusive o teste para presença de álcool etílico, e nada se constatou de irregular. Ao entrar na indústria, os mesmos testes foram novamente realizados, atestando que o leite estava dentro dos padrões legais. Formalmente, a Cooperativa Santa Clara, está questionando através de Processo Administrativo, o Ministério da Agricultura, para prestar esclarecimentos, pois os testes realizados pelo laboratório oficial levaram 15 dias para serem finalizados, sabendo-se que o leite in natura, passa a sofrer alterações em sua composição em curto espaço de tempo, podendo comprometer os resultados. Pontue-se que a Cooperativa Santa Clara tem o maior interesse em prestar todos os esclarecimentos necessários.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário