sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Estados Unidos bombardeiam Iraque, anuncia Pentágono

Ataque foi realizado por dois F-18 que decolaram do porta-aviões George Bush

   Estados Unidos bombardeiam Iraque, anuncia Pentágono
   Crédito: Joshua Card / AFP / CP

Dois aviões americanos lançaram ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico no norte do Iraque depois que a artilharia disparou perto de funcionários americanos em Erbil, informou o Pentágono nesta sexta-feira. "Aviões militares americanos lançam ataques contra a artilharia do Estado Islâmico. A artilharia foi usada contra as forças curdas que defendem Erbil, perto dos funcionários americanos", escreveu no Twitter o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby.

• EUA proíbem voos comerciais americanos sobre Iraque
 Barack Obama autoriza ataques aéreos no Iraque

O ataque foi realizado por dois aviões caça-bombardeiros F-18 que lançaram bombas de 250 quilos contra uma peça de artilharia móvel do Estado Islâmico no Iraque, disse o Pentágono. Esta peça de artilharia havia servido para bombardear as forças curdas em Erbil, capital da região autônoma do Curdistão, e colocava em perigo os funcionários americanos instalados na região, segundo Kirby.

"A decisão de atacar foi tomada pelo centro de comando americano com a autorização do comandante-em-chefe", o presidente Barack Obama, acrescentou o porta-voz. Após a ação americana contra as posições jihadistas, o chefe de equipe do exército iraquiano disse esperar que as tropas federais e as forças curdas peshmergas recuperem grandes extensões de terra.

"Haverá grandes mudanças em terra nas próximas horas", declarou o tenente-general Babaker Zebari. Na noite de quinta-feira, quando as forças curdas haviam se retirado, os jihadistas tomaram posições em Qaraqosh, situada entre Mossul, a segunda cidade do país e em poder do Estado Islâmico, e Erbil. Obama havia advertido na quinta-feira os extremistas sunitas que em caso de avanço sobre Erbil seriam alvos de ataques aéreos americanos.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário