quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Corpo de operário morto em obra na GO-020 continua preso em ferragens

Acidente matou funcionário e feriu outros dois na manhã desta quinta-feira.
Bombeiros aguardam equipamentos para retirar vítima; via está interditada.


Corpo de operário morto em obra na GO-020 continua preso em ferragens, em Goiânia, Goiás (Foto: Alexandre Cirqueira/TV Anhanguera)
   Guindaste ficou preso após acidente que deixou operário morto (Foto: Alexandre Cirqueira/TV Anhanguera)

O Corpo de Bombeiros espera desde a manhã desta quinta-feira para resgatar o corpo de um operário, morto após um acidente na construção de uma ponte sobre o Rio Meia Ponte, na GO-020, entre Goiânia e Bela Vista de Goiás. De acordo com a corporação, dois guindastes caíram, por volta das 9h, e a vítima ficou prensada entre um dos equipamentos e uma viga de sustentação da ponte. 

Por volta das 18h, cerca de 40 oficiais continuavam aguardando a chegada de outros dois guindastes mais potentes para retirar os equipamentos que cederam. Só depois disso, os trabalhos de resgate devem começar. Outros dois operários ficaram feridos no acidente.

O tráfego foi totalmente interditado na GO-020 no fim desta tarde. Por isso, tanto quem for de Goiânia para Bela Vista como for fazer o caminho contrário terá de fazer um desvio por Senador Canedo. É preciso pegar a GO-403 e, em seguida, a GO-536 para, então, continuar pela GO-020.

De acordo com o major Emerson Divino Gonçalves Ferreira, que comanda a operação no local, o resgate do corpo deve ocorrer somente no período da noite. "Já estamos providenciando nossos aparelhos de iluminação para continuar o trabalho. Até para a nossa segurança, esse procedimento é necessário", explicou ao G1.

Ferreira explica que enquanto um dos guindastes içar os destroços, o segundo equipamento terá como função estabilizá-lo no chão para que não ocorra um novo acidente.

Queda dos guindastes

O vendedor Raimundo Dias passava pelo local quando aconteceu o acidente. Ele afirma que viu quando um guindaste que fazia a sustentação da base da ponte cedeu. “Estava passando na outra ponte antiga bem na hora que caiu. Quando eu olhei, o guindaste começou a ceder e aí caiu, soltou a base em cima da ponte. A cabine em que estava o operador caiu sobre a pilastra da ponte”, relatou ao G1.

Acidente em ponte na GO-020, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
   Dois guindastes caíram em obra na GO-020 (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Em nota, a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) afirma que a empresa contratada pela agência fazia os serviços de instalação das vigas de sustentação da ponte. A obra faz parte da duplicação da GO-020. A Agetop também afirma que o acidente está sendo vistoriado pelo diretor de Obras Rodoviárias, Marcos Musse e "que presta o apoio necessário à realização de levantamentos que contribuirão com a perícia que indicará a causa da queda da viga".

O governador Marconi Perillo (PSDB), que esteve no local, divulgou uma nota lamentando a morte do operário.

Um dos feridos, operador do outro guindaste, foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e, em seguida, levado para o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof). Já o auxiliar dele também foi atendido no Hugo e liberado em seguida.

Obra

A ponte onde ocorreu o acidente é uma das cinco que estão sendo construídas no trecho da rodovia que liga Goiânia a Bela Vista de Goiás. De acordo com o projeto, a ponte deverá ter 45 vigas com 35 toneladas cada uma. Algumas das estruturas, que já haviam sido colocadas, foram destruídas após o acidente.

O trajeto entre as duas cidades tem 48 km e começou a ser duplicado em março deste ano. Orçada em R$ 148 milhões, a obra tem previsão de entrega para o mês que vem.

Acidente em ponte na GO-020, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
   Bombeiros aguardam para retirar ferragens após o acidente (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Fonte: Do G1 GO
Atualizado em 21/08/2014 19h21

Nenhum comentário:

Postar um comentário