sábado, 2 de agosto de 2014

Acusado da morte de jovem trespassense não vai a júri popular


Acusado da morte de jovem trespassense não vai a júri popular
  Silmar Figueiró será julgado por estupro, latrocínio, destruição de cadáver, receptação e posse ilegal de arma de fogo


A informação foi dada pelo promotor de justiça de Palmeira das Missões, Marcos Rauber, na quinta-feira, 31 de julho, a uma emissora de rádio da cidade Três Passos. O acusado foi denunciado pelo Ministério Público na primeira semana de julho pela morte de Kimberly Rückert e continua preso em Palmeira das Missões.

De acordo com o promotor, Silmar do Amaral Figueiró deve responder pelos crimes de estupro, latrocínio, destruição de cadáver, receptação e posse ilegal de arma de fogo. Sem o enquadramento em homicídio, ele não será julgado em um júri popular.

Ainda de acordo com o promotor, numa previsão otimista, a sentença em primeiro grau poderá ser dada até o final deste ano, podendo haver uma demora maior. A soma das penas mínimas para os crimes denunciados pelo MP é de 29 anos de reclusão.

Segundo o Ministério Público, no dia do crime, imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais mostram o acusado seguindo o carro da mulher desde o trabalho até sua residência. Ele também foi visto rondando a casa da vítima nos dois dias anteriores ao crime.

Ainda segundo o Ministério Público, após ameaçá-la, Silmar ingressou no carro e forçou a vítima a dirigir até o local onde o corpo foi encontrado. Ele a estuprou e matou, provavelmente com um tiro. Depois disso, furtou-lhe os pertences, além de atear fogo no automóvel.

De acordo com o Ministério Público, a estudante de Enfermagem não tinha nenhum relacionamento afetivo com o acusado nem mesmo mantinham algum tipo de contato, mas ele, em março, já tinha sido visto rondando a casa da vítima.

Ainda de acordo com o Ministério Público, Kimberly foi assassinada por volta das 19h, hora em que não houve mais contatos, e o assassino permaneceu ao lado do cadáver até às 6h15 do dia seguinte, por cerca 11 horas, quando decidiu queimá-lo para apagar os vestígios.

Conforme o Ministério Público, o criminoso levou os pertences da vítima, fotos, celular, pendrives e dinheiro para casa, onde a polícia ainda encontrou o revólver usado no crime. A polícia descartou a participação de outras pessoas no caso.

Em um primeiro depoimento à polícia, o acusado alegou que, após ter mantido relação sexual consentida com a vítima, ela teve um mal súbito e morreu, levando-o a atear fogo no automóvel e no cadáver por medo de ser responsabilizado pela morte. Depois da troca de advogado, o homem mudou a versão e alegou que homens encapuzados chegaram ao local e mataram a jovem, e que ele conseguiu escapar ileso.

 Entenda o caso

A trespassense Kimberly Ruana Rückert, de 22 anos, foi encontrada morta por volta das 14h da tarde de sábado, 12 de abril, em Palmeira das Missões. Kimberly era filha da inspetora de polícia Rejane Rückert, residente no bairro Pindorama, em Três Passos, e estudava Enfermagem no CESNOR-UFSM, em Palmeira das Missões.

O corpo da jovem foi encontrado carbonizado dentro de um veículo Ford KA (foto), placas de Três Passos, às margens da BR-158, entre Palmeira das Missões e Condor. Um grupo de trilheiros passava pelo local, a 300 metros longe da rodovia, próximo à entrada do Colégio Agrícola Salete Gobbato, e avistou o carro, chamando a Brigada Militar. O assassino confesso Silmar do Amaral Figueiró, de 30 anos, foi preso no dia 3 de junho, em Palmeira das Missões.

Fonte: Três Passos News | Foto: Reprodução/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário