sexta-feira, 4 de julho de 2014

Em Itaqui um terço da população está desabrigada por conta da grande enchente que atinge a região

As doações, principalmente de colchões, roupas de cama, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, podem ser feitas no pórtico de entrada do 3ºRPMon, na Presidente Vargas

   Crédito: Divulgação

A cidade mais afetada pelos últimos 10 dias de chuva que atingiram todo o Rio Grande do Sul é Itaqui, na Fronteira Oeste, com 9.780 moradores fora de casa. O maior número registrado no estado.

De acordo com o comunicador Aguirre, da Rádio Pitangueira de Itaqui, a cidade de 39 mil habitantes sofre com um terço da sua população alojada em clubes e ginásios.

Ele registra que o número de moradores atingidos foi maior do que a última grande enchente ocorrida no município, no ano de 1983, revelando que as 300 volantes (casas flutuantes) de pescadores que ficavam a margem do rio Uruguai, foram danificadas pelas fortes chuvas.

No momento, o rio Uruguai está 12,62 metros acima do normal e subindo 2 cm por hora. Mas o comunicador conta que na segunda-feira, dia 30 de junho, o rio chegou a subir 5 cm por hora.

Ontem, mais de 8 caminhões trabalhavam no auxilio as vitimas, além da Defesa Civil do Estado e do Exército. Aguirre informa que a população tem contado com a solidariedade de todos os moradores, mas eles ainda necessitam de colchões, alimentos e materiais de higiene.

Em Passo Fundo, conforme registra o capitão da Defesa Civil do Estado, Nei Câmara, as doações, principalmente de colchões, roupas de cama, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, podem ser feitas no pórtico de entrada do 3ºRPMon, na Presidente Vargas. Até o momento a região já encaminhou para as cidades atingidas 11 carretas.

Câmara encerra agradecendo a comunidade e as empresas que além de realizarem doações emprestaram carretas para levar os donativos.

A Fronteira Oeste registra ainda outras cidades e situação crítica, como São Borja, onde são 2,9 mil pessoas desabrigadas e Uruguaiana, em que mil pessoas ainda estão desabrigadas.

Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário