segunda-feira, 23 de junho de 2014

OMS anuncia descoberta de vírus da pólio no Brasil

Descoberta foi feita durante uma inspeção em águas residuais no aeroporto de Viracopos

Um vírus da pólio foi descoberto durante uma inspeção de rotina em águas residuais realizada em março passado no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (leste de São Paulo), anunciou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus foi detectado em uma amostra de água coletada durante a inspeção de rotina, acrescentou a OMS, mas até agora nenhum caso de poliomielite foi registrado. "Não existe prova alguma de transmissão deste vírus denominado poliovírus selvagem tipo 1" (ou WPV1), destacou a OMS. A região das Américas é considerada livre de transmissão do vírus da pólio desde 1991 e o Brasil, desde 1989.

Ainda segundo a OMS, não houve nenhum caso de transmissão do poliovírus selvagem no Brasil desde 1989.

As autoridades sanitárias brasileiras reforçaram suas atividades de vigilância sobre o poliovírus selvagem, assim como sobre as pessoas não imunizadas. Mais de 95% da população brasileira é vacinada contra a pólio no Estado de São Paulo e na cidade de Campinas, onde a última campanha de vacinação foi realizada em junho de 2013.

Este ano, a campanha deve ser lançada em nível nacional em novembro e será dirigida a crianças com idades entre seis meses e cinco anos.

Desde 1994, todas as amostras coletadas em ambientes testaram negativo para o poliovírus selvagem. Sendo assim, a OMS considera "muito fraco" o risco de que o vírus venha a se desenvolver no Brasil. Em compensação, a OMS estima que o risco é muito "elevado" na Guiné Equatorial, onde o vírus WPV1 foi detectado, devido ao pequeno número de pessoas vacinadas.

Segundo a OMS, o vírus descoberto no Brasil foi importado. A organização recomenda, ainda, a vacinação a todos os viajantes com procedência ou destino de regiões onde o vírus foi detectado. "O Brasil descobriu um caso importado de poliovírus", concluiu a OMS, mas "o país não é considerado afetado pela pólio".

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário