sábado, 31 de maio de 2014

Sem Segredo pergunta: dar uma palmada é educar ou violentar uma criança? Hoje pela Rádio Uirapuru a partir das 9h30

No estúdio participam do programa o pastor Sidinei Nunes e a professora Maria Helena Biertóglio

O polêmico projeto da Lei da Palmada, rebatizado agora de Lei Menino Bernardo, em homenagem ao menino assassinado em Três Passos, foi aprovada em caráter terminativo pelos deputados federais e já está sendo analisado pelo Senado, sem necessidade de votação no plenário. A proposta proíbe pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes de baterem nos menores de 18 anos.

O projeto prevê que os pais que agredirem fisicamente os filhos devem ser encaminhados a cursos de orientação e a tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência, enquanto que os filhos passam a ser encaminhados para atendimento especializado.

Desde que foi apresentada, há mais de dois anos a proposta causa polêmica e divide opiniões. Enquanto alguns pais e educadores entendem que já existem leis suficientes para inibir e punir qualquer violência contra crianças e que mais uma apenas aumentaria a intervenção do estado na vida das famílias, outros pensam que é necessário sim, para proteger ainda mais os menores, preservá-los de abusos e estimular o diálogo e a compreensão, como principais ferramentas para educar.

Ao entrar em vigor a Lei irá mudar algo que era muito comum no passado, quando um filho aprontava uma arte ou fazia travessuras levava um puxão de orelha, uma surra de chinelo ou cinta. Algumas pessoas mais velhas revelam que apanharam dos pais quando crianças e não veem nada de mais nisso e até entendem que foi importante para corrigir caminhos na sua vida.

Mas para outras as surras causaram traumas e doenças psicológicas, por isso defendem a proibição. Diante deste tema polêmico, o Sem Segredo de hoje, pela Uirapuru, quer saber a sua opinião: os pais devem ser proibidos de castigar os filhos ou esta Lei trará mais dificuldades para educar uma criança? Enfim, dar uma palmada é educar ou violentar?

Ligue 21041615, 21041616, 30455022 e 30455022 e dê a sua opinião. Os ouvintes ainda podem participar pelo torpedo 91629923 e pelo Wat Zap 91629943. No estúdio participam do programa o pastor Sidinei Nunes e a professora Maria Helena Biertóglio. O Sem Segredo começa as 9h30min, na apresentação de Ronaldo Rosa.

Fonte: Rádio Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário