sábado, 31 de maio de 2014

Bando de tucanos são avistados no centro de Tenente Portela


   Nove tucanos-de-bico-verde foram flagrados numa árvore no centro de Tenente Portela
   Foto: Sandro Medeiros - Portela Online

Durante esta semana foram avistados no perímetro urbano de Tenente Portela um bando de tucanos sobrevoando e pousando em árvores nas imediações do centro da cidade.

Na tarde deste sábado, 31 de maio, apesar do mal tempo, nove indivíduos nos privilegiaram com sua aparição que foi registrada pela reportagem do site Portela Online. As aves da espécie tucano-de-bico-verde foram fotografadas numa árvore na Avenida Itapiranga, nas proximidades do Posto Hanauer.

Por mais que seja registrada com frequência a presença desses pássaros na cidade, não é minimizada a beleza do fato que sempre desperta a atenção e a admiração das pessoas que os flagram. Misturadas a paisagem do inverno o contraste das penas coloridas se destaca em meio a neblina.

Sobre o tucano-de-bico-verde - (Fonte: Wikipédia) 

O tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano nativa do Brasil, Argentina e Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 centímetros de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha. Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. O tucano-de-bico-verde é encontrado nas regiões sul e sudeste do Brasil, bem como no sul do estado de Goiás (embora seja bem raro nessa região). É bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos pelos caçadores por sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que, com frequência, alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias. 









Fonte e Fotos: Sandro Medeiros | Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário