terça-feira, 29 de abril de 2014

Turbulência em voo gera pânico entre passageiros da Copa Airlines

Piloto precisou desviar rota de avião que partiu do Rio de Janeiro com destino ao Panamá

Passageiros da companhia aérea Copa Airlines viveram momentos de pânico durante o voo CN215, que partiu do Rio de Janeiro, ao meio-dia dessa segunda-feira, com destino ao Panamá, na América Central. O avião sofreu uma forte turbulência e o piloto precisou desviar a rota por cerca de 30 minutos. 

Um dos passageiros é o gaúcho Jairo Winck Jr., 41 anos, que narrou, via Facebook, os minutos de pavor que viveu junto com a mãe Carmen Lúcia Caiaffo Winck, de 68 anos. “Não tenho medo de avião, já voei para tudo que é lugar, mas nunca tinha vivido algo sequer semelhante... Pensa em medo!”, descreveu ele na página.

 
    Imagem do monitor individual de passageiros mostra a mudança de rota do avião
    Foto: Jairo Winck Jr. / Facebook / Especial / CP

De acordo com Winck, depois de cinco horas de voo o comandante tentou avisar aos passageiros sobre uma área de turbulência que viria à frente, mas não conseguiu nem mesmo terminar a frase. “O avião teve uma queda absurda de mais de 10 ou 15 segundos. Suficientes para as pessoas descolarem do banco e começar a gritaria no avião”, relatou ele. 

O avião teria estabilizado e, em seguida, entrado em uma queda livre maior do que a primeira. “Consegui afivelar o cinto na mãe, que nem falava mais”, contou ele sobre os segundos antes da segunda queda. De acordo com Winck, as pessoas gritavam dentro do avião e os carrinhos de comida iam de um lado para o outro da aeronave. 

Um terceiro momento de pânico veio: “o avião chegou a embicar para baixo e nesta hora pensei: 'agora acabou, não tem mais volta' ”. Ele contou que a queda durou bastante, mas não tem noção de quanto, e relatou que o momento foi "apavorante”.

O piloto recuperou o controle da aeronave, mas precisou desviar o voo por cerca de 30 minutos e aterrissou em segurança no Panamá. Até o meio-dia desta terça-feira a empresa Copa Airlines, com sede em São Paulo, não tinha sido comunicada do incidente.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário