sexta-feira, 11 de abril de 2014

Brigada Militar contará com blindado para conter violência

Veículo terá canhão de jato d'água para dispersar manifestantes


Pela primeira vez em sua história, a Brigada Militar terá um caminhão com canhão de jato d'água, destinado a conter manifestações violentas durante protestos de rua. O veículo, batizado de ST Combat, ficará sob a responsabilidade do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. A previsão é de que o batalhão receba o blindado até o início de junho, antes do começo dos jogos da Copa do Mundo.

Fabricado pela Steel Truck Indústria e Comércio, de Itaquaquecetuba, São Paulo, o ST Combat é um carro de controle de distúrbios civis todo blindado, sendo capaz de suportar tiros de fuzil FAL 7,62. A capacidade do veículo, que pesa 20 toneladas e tem três eixos, é de 4 mil litros de água, cujo alcance do lançamento, sob alta pressão, chega a 60 metros de distância.

Liso externamente para evitar que subam nele, o blindado possui escotilhas laterais para o disparo de granadas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Todas as janelas são gradeadas. Com tração 6x4 para transpor terrenos difíceis e motor Mercedes-Benz com 400 cavalos de potência, ele pode atingir uma velocidade de 120 km/h. A capacidade total de transporte é de 21 policiais militares, incluindo motorista, operador do canhão d'água e tropa de choque. Com portas laterais e na traseira, o blindado conta com ar-condicionado.

O secretário executivo da Assessoria de Segurança Pública da Copa, da Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP), coronel Erlo dos Santos Pitrosky, destacou que o papel do caminhão com canhão d'água não será de repressão diante dos casos de violência nos protestos, mas de dispersão dos manifestantes sem que esses sejam feridos. 'Com isso, evita-se o confronto corpo a corpo', resume. O oficial revela que no tanque d'água poderá ser adicionada anilina ou pimenta. No caso da tinta, a intenção é marcar as roupas dos autores das depredações e agressões para que sejam, posteriormente, identificados e detidos.

Para o presidente da Steel Truck, Cleverson Scarparo, o ST Combat é o que existe de mais moderno em blindados para controle de distúrbios civis e fabricado totalmente com tecnologia brasileira. De acordo com ele, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, encomendou um total de 15 veículos deste tipo para serem entregues às polícias militares nas cidades-sedes do campeonato mundial de futebol.


Fonte: Álvaro Grohmann / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário