quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SANTO AUGUSTO: UTAR – A SOLUÇÃO ESTÁ PRÓXIMA


   Momento da entrega do contrato de recuperação da UTAR

Concebida para solucionar o problema ambiental, proporcionado pelo tratamento inadequado do lixo, a UTAR (Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Santo Augusto), foi concebida e inaugurada em 1997, quando passou a operar. 
 
O projeto do município, na época, orientado pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria e, com verbas da FUNASA, era inovador e pioneiro. A administração da época iniciou um programa de educação ambiental com coleta seletiva e destinação dos resíduos para o tratamento adequado. O resíduo reciclável era selecionado, embalado e vendido, agregando renda aos associados da cooperativa que operavam a usina. A matéria orgânica era tratada por um sistema de compostagem, que se transformava em adubo. Apenas o rejeito, em torno de 10% do lixo coletado, era encaminhado para o aterro sanitário que tinha previsão de ser usado por mais de 20 anos.
O lixo hospitalar era tratado de forma adequada, eliminando os riscos de contaminação, em valas protegidas por lonas plásticas de 2 milímetros. 
 
O adubo produzido pela compostagem da matéria orgânica era utilizado para a fertilização de canteiros.
 
O chorume, líquido produzido na decomposição da matéria orgânica, era drenado para uma lagoa de decantação, evitando a contaminação do lençol freático e das águas.
 
Nessa época, caravanas de outras cidades, escolas e até de faculdades visitavam a usina de lixo de Santo Augusto, tida como referência para esta prática, inclusive, o sistema de tratamento foi objeto de trabalhos estudantis apresentados em feiras de ciências.
 
No entanto, pela falta de gerenciamento adequado e pelo descaso, a situação ficou insustentável.
 
Com toda esta preocupação, os hoje mandatários do Município Zé e Naldo, no final do ano de 2012, começaram a buscar as soluções para a recuperação da Usina. Contatos com Empresas de várias partes do Brasil foram realizados e cumprindo mais uma promessa do Plano de Governo, no dia 07 de outubro de 2013, a Administração Municipal, assinou o contrato de Nº 141/13 para a elaboração de projeto de recuperação da UTAR, com a Empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultoria LTDA. da Cidade de Santa Terezinha de Itaipu – PR, vencedora da licitação.
 
Já na tarde desta última quarta-feira (26), os sócios proprietários da referida Empresa, Fabiano de Souza e Pedro Fernando Vieira, na presença de autoridades convidadas, entregaram em mãos ao Prefeito José Luiz Andrighetto e Vice Naldo Wiegert, a conclusão dos Projetos de recuperação da UTAR, os quais estão subdivididos: - Readequação/Remedição da Unidade de Disposição de Resíduos Sólidos (RSU) – Aterro Sanitário da UTAR – Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – Plano Municipal de Resíduos da Construção Civil.
 
O próximo passo, será a busca dos recursos orçados nestes projetos, que somam aproximadamente R$ 1,5 milhão.

   Situação da UTAR, que deverá ficar no passado

Fonte/Fotos: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário