quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SANTO AUGUSTO CONTEMPLADO COM O PROGRAMA “DISSEMINA”



O Prefeito José Luiz Andrighetto acompanhado do Secretário da Agricultura e Pecuária, Paulo Camilo, participaram de solenidade que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entre outras autoridades, onde o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e da Fepagro, celebrou, na segunda-feira (24), no Auditório do INCRA em Porto Alegre, convênios com mais 62 municípios no Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina Fase III. 
 
O Dissemina disponibiliza, em regime de cessão de uso, um automóvel utilitário e um botijão de nitrogênio, doses de sêmen a custo zero, e nitrogênio líquido a preço de custo. Também prevê curso de qualificação, conduzido pela fundação, para os técnicos responsáveis e os inseminadores dos municípios.
 
O Dissemina tem por objetivo qualificar, a médio e longo prazo, os rebanhos de corte e leite em propriedades da pecuária familiar que apresentam dificuldades de acesso à assistência técnica. Até agora, os governos Federal e Estadual investiram R$ 7 milhões no programa.
 
O projeto piloto, realizado com recursos do MDA, da Seapa e da Fepagro, contemplou 31 municípios. A segunda fase, com recursos do Ministério da Agricultura, da Seapa e da Fepagro, conveniou mais 59 cidades.
 
Para o prefeito de Santo Augusto, José Luiz Andrighetto, o Dissemina poderá desempenhar mais um papel: conter o êxodo rural no município. “O programa será muito importante para auxiliar as pequenas propriedades a incrementar a produção de leite e também para manter os pequenos agricultores no campo, porque hoje apenas 20% da população de está na área rural”. 

Já o Secretário da Agricultura e Pecuária, Paulo Camilo, salienta, que, como contra partida, ficou acordado que o município terá de disponibilizar um servidor da sua Secretaria para fazer o trabalho de campo, e que a entrega do automóvel bem como os demais produtos do programa, será feita no final do mês de abril próximo.



Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário