quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Presidente da Rússia ordena inspeção de tropas para combate

Governo quer verificar capacidade das forças armadas em situações de crise

   Presidente russo Vladimir Putin ordenou nesta quarta-feira a inspeção de tropas
   Crédito: Mikhail Metzel / RIA-Novosti / AFP /CP

O presidente russo Vladimir Putin ordenou nesta quarta-feira a inspeção de tropas nos distritos militares do oeste e do centro, anunciou o ministro da Defesa Sergei Shoigu."O comandante-em-chefe ordenou a inspeção da capacidades das forças armadas para lidar com situações de crise que representem uma ameaça para a segurança militar do país", afirmou.

Fora colocadas sob alerta as tropas do distrito militar do oeste – um vasto território que faz fronteira com a Ucrânia, Belarus, Estados Bálticos, Finlândia e Ártico – assim como a segunda tropa do distrito militar do centro, o comando de defesa espacial e as tropas aeroportuárias. A operação deve durar até 3 de março,. 

O anúncio ocorre em meio à crise na Ucrânia, que preocupa as autoridades russas. Contudo, Putin já ordenou em diversas ocasiões inspeções surpresas das tropas russas desde seu retorno ao Kremlin em 2012. A última, visando as tropas do Extremo-Oriente, aconteceu em julho do ano passado. 

Na terça-feira, o presidente dirigiu uma reunião do Conselho de Segurança russo sobre a situação na Ucrânia. Putin ainda não se expressou publicamente sobre a destituição na Ucrânia do presidente Viktor Yanukovytch e a chegada de novas autoridades em Kiev. O primeiro-ministro Dmitri Medvedev considerou na segunda-feira ser "uma aberração considerar como legítimo o que foi resultado de uma revolta". "Será difícil trabalhar com um tal governo", declarou. 

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário