quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Passo Fundo perde um grande poeta: Valter Vieira Ribeiro deixará saudades no cenário tradicionalista


   Créditos: Divulgação

Faleceu hoje, aos 71 anos o poeta e tradicionalista Valter Vieira Ribeiro. Ele era natural de Passo Fundo e  nasceu em no ano de 1942, filho de Pedro Júlio Ribeiro e Jandira Vieira Ribeiro, agricultores. Possuía como profissão o ofício de barbeiro. Casou-se em 1964 com Eva Isabel Ribeiro, desse matrimônio nasceu um casal de filhos.

Tradicionalista e autêntico declamador, ele foi patrão do CTG Getúlio Vargas, por três gestões e fundador do CTG Tropel de Caudilhos, do qual foi o segundo patrão, ambos no município. Premiadíssimo, campeão de rodeios em declamação, entre os quais destacam-se: Rodeio Internacional de Vacaria, Campeão do Rodeio Internacional de Passo Fundo, Destaque Especial do Fegart.

Também como declamador foi premiado em  festivais de poesias inéditas, dentre os quais: 3º Festival Poético da Brigada Militar, no Clube Farrapos em Porto Alegre – 1º Lugar; Sesmaria da Poesia Gaúcha 6º Quadra em Osório – 1º Lugar; 1º Garimpo da Poesia Gaúcha em Soledade – 2º Lugar; Seival da Poesia Gaúcha em São Lourenço do Sul – 3º Lugar. Foi avaliador do ENART por 6 edições e do FECART (Festival Catarinense de arte e Tradição).

Foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, e condecorado com o diploma de Honra ao Mérito pela conquista do 1º lugar em declamação no Rodeio Internacional de Vacaria. Foi fundador da Associação de Pajadores e Declamadores Gaúchos, de São Pedro do Sul.

Fundador e Patrão de Honra da Associação de Poesias Gaúchas,  da Confraria do Verso Crioulo, de Passo Fundo, do  CTG Tropel de Caudilhos, do Recanto da Poesia Gaúcha Jayme Caetano Braun.

O velório está acontecendo no Memorial Vera Cruz. O sepultamento acontece amanhã (27) às 11hs.

Fonte: Rádio Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário