quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ernani Polo participa da reunião da Subcomissão da Pesca na AL-RS

SUBCOMISSÃO DA PESCA

   Encontro debateu a restrição da pesca do dourado e do surubim no Estado (Foto: Pedro Belo Garcia)

Na manhã de quarta-feira (19), o deputado Ernani Polo (PP) participou da reunião da Subcomissão para tratar da regulação legislativa e técnica da prática da pesca esportiva, profissional e artesanal no Estado que discutiu a restrição da pesca do dourado e surubim.

Na ocasião, foram debatidas alternativas para conciliar o exercício da atividade dos pescadores, a preservação da fauna, a pesca esportiva e o turismo. Para o parlamentar, o investimento em pesquisa é crucial para o desenvolvimento da atividade de forma sustentável. “Precisamos de políticas públicas baseadas em estudos técnicos, que incentivem a diversificação das atividades e forneçam diferentes meios de sobrevivência para os pescadores. É necessário fornecer qualificação e facilitar financiamentos para que seja possível ampliar os horizontes destes profissionais em ações que preservem também a fauna”, defendeu Ernani Polo.

De acordo com o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Valdomiro Barbosa, presente na audiência, o Governo do Estado está contratando um especialista para a elaboração de um Termo de Referência, documento que irá basear a realização dos levantamentos sobre os riscos de extinção do dourado e do surubim. “ Isto é importante pois nos permitirá ter acesso a estudos mais profundos sobre o tema, a fim de verificarmos a realidade atual destes peixes e sua relação com a pesca no Estado”, diz Ernani Polo. 

Estavam presentes o subprocurador de Justiça do RS, Marcelo Dornelles, representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Valdomiro Barbosa, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Matheus Leal, o Ministério da Pesca, Gilmar da Silva Coelho, além dos deputados Frederico Antunes (PP), relator da Subcomissão, Carlos Gomes (PRB) e Vinícius Ribeiro (PDT).

Fonte: Alexandre Farina | Gabinete do deputado Ernani Polo

Nenhum comentário:

Postar um comentário