quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ijuí: Menino Jean faz primeiro passeio com equipamento doado

Após exibição de sua história no Domingão do Faustão, Jean Carlos Kittlaus recebeu a doação de um equipamento que permite ele fazer passeios fora da UTI.

Jean em seu primeiro passeio com o equipamento doado. Na foto, estão os diretores da empresa Vent-Logos, Humberto Ribeiro do Val e Milena Nascimento, juntamente com a equipe médica que acompanha o Jean, além de sua mãe Eliane Zilke Kittlaus e a irmã Luana. Equipamento doado pesa 240 gramas e permite que Jean passeie fora da UTI onde mora. Foto: Karin Franco


Mais um capítulo emocionante na história do menino Jean Carlos Kittlaus, que mora na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí, aconteceu na manhã de terça-feira, 28.

Jean fez um dos primeiros passeios fora do hospital com um equipamento doado pela empresa Vent-Logos, de Vitória, no Espírito Santo.

O respirador portátil possui apenas 240 gramas e permite que Jean faça passeios fora do hospital, tendo assim, uma melhor qualidade de vida.

Em entrevista coletiva no HCI, o diretor da empresa, Humberto Ribeiro do Val, contou que a ideia de doar o equipamento veio após a exibição no Domingão do Faustão da matéria onde o Jean encontrava a Turma da Mônica.

“Como a gente já havia tido experiência com uma criança como o Jean, lá em Vitória, aliás, duas, de poder dar condições de passear, de conhecer outros lugares, de conhecer, enfim, o que é que é a vida lá fora. Essas crianças são contidas dentro do ambiente fechado e conhecem o mundo exterior somente através da televisão”, disse. “Então, a gente vendo a história do Jean, veio a oportunidade”.

Humberto explicou que a intenção é melhorar a vida de Jean. “Dar uma vida em que ela pudesse ter uma troca com o ambiente que todos nós vivemos, não somente dentro de quatro paredes”

Inicialmente desenvolvido para a emergência, o equipamento também ajuda com que pacientes possam ter passeios fora da UTI. “É um sistema automático que não necessita de energia elétrica, é um aparelho pneumático, então a própria fonte de energia do gás é que faz ele fazer o ciclo”, explica o diretor.

A diretora da empresa Milena Nascimento explica que o equipamento brasileiro é o menor ventilador mecânico automatizado do mercado mundial e possui uma grande precisão na operação.

“Esse é um equipamento que tem um consumo muito baixo de oxigênio, o que dá uma autonomia muito grande”, disse.

A diretora ainda contou a experiência de um paciente que possui uma UTI em sua casa e utiliza o equipamento para ir à praia no verão.

“Acho que o objetivo principal depois de 9 anos do Jean no hospital é nós darmos esse equipamento, essa melhora de vida pra ele”, disse o presidente do HCI, Claudio Matte Martins.

Após a entrevista coletiva, os diretores acompanharam o primeiro passeio do Jean com o equipamento doado.

O passeio foi acompanhado pela mãe de Jean, Eliane Zilke Kittlaus e a irmã Luana, além da equipe médica e técnica.

Durante o passeio em frente à calçada do hospital, Jean foi reconhecido pelas pessoas que passavam no local.

Veja imagens - Fotos de Karin Franco










Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário