quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cinco garotos morrem afogados em lago em Santo André, no ABC

Amigo ligou para o Corpo de Bombeiros para pedir socorro.
Cinco jovens foram encontrados mortos, segundo corporação.

   Foto: Reprodução

Cinco garotos morreram afogados na quarta-feira (29) em um lago localizado na Rua Espírito Santo, em Santo André, no ABC. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os mortos eram do sexo masculino, sendo um jovem de 16 anos, um de 14 anos e três de 13 anos.

Um adolescente que estava com o grupo ligou para pedir socorro por volta das 14h quando percebeu que os amigos estavam se afogando. Ao chegar ao endereço, os bombeiros encontraram os cinco corpos dos jovens dentro da água. Segundo a polícia, um jovem se afogou, os outros quatro entraram na água para tentar socorrê-lo e todos morreram.

Inicialmente, a informação era de que o lago ficava dentro de uma usina de compostagem. A Prefeitura de Santo André disse, no entanto, que o lago fica no Parque Guaraciaba. A área de mata foi fechada justamente porque o lago é muito fundo - chega a 70 metros de profundidade em alguns pontos - e já houve outros casos de afogamento. A Prefeitura administra a área desde 2005 e afirma que há cercas e guardas 24 horas para evitar a entrada.

Corpos foram levados para o IML de Santo André (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
   Corpos foram levados para o IML de Santo André, no ABC
   (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

O prefeito da cidade, Carlos Alberto Grana, disse que irá investigar por onde os adolescentes entraram. “Nós temos que averiguar por onde esses garotos passaram para a gente aumentar a segurança”, afirmou. A suspeita é que eles tenham pulado um muro e feito uma trilha. Em todo o parque, há placas de alerta sobre o perigo de entrar no lago.

O lago é conhecido pelos moradores da região como "tanque da morte". Desde a década de 90, 33 pessoas morreram no local. Por causa disso, o Ministério Público pediu em 2004 o fechamento do parque. Agora, a Prefeitura de Santo André disse que vai pedir autorização aos promotores e à Justiça para aterrar o lago e, depois, reabrir o parque.

Mataram aula

Funcionário de uma metalúrgica, Marcos dos Santos Pereira, de 36 anos, era tio de dois meninos que morreram. Os jovens eram primos. Segundo ele, os dois estudavam em Mauá e mataram aula para nadar no lago. “Mataram aula e vieram parar aqui na represa. A gente não sabia que eles tinham ido. Devem ter ido no ‘oba oba’ e aconteceu isso”, contou.

Segundo Pereira, os primos gostavam mais jogar bola e empinar pipa. Ele disse que não tinha notícias de que os adolescentes nadavam nesse lago. Por volta das 19h, o tio estava no Instituto Médico-Legal (IML) de Santo André, para onde os corpos foram levados.

Fonte: Do G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário