sábado, 31 de agosto de 2013

4 motos foram sorteadas para clientes da Rede Cotricampo neste sábado

Os prêmios são da Promoção Cotricampo/Parati/Sucos Trink



A Cotricampo realizou na tarde deste sábado (31/08), junto ao Supermercado de Campo Novo, o sorteio da Promoção Cotricampo/Parati/Sucos Trink.

Quatro motos zero quilômetro foram sorteadas para clientes de 10 supermercados da região, que preencheram cupons da campanha. O Sistema Alto Uruguai de Rádio esteve presente, acompanhando o sorteio ao vivo.

Os contemplados são:

- Fabiani Gich, moradora de Alto Erval Novo, interior de Três Passos;
- Inês Ficher, moradora da localidade de Caçador, no município de Sede Nova;
- Gustavo Luis Gonzatto, morador de Linha Figueira, interior do município de Redentora;
- Vicentina Rangel, moradora da Vila Jardim, no município de Humaitá.

Os vencedores receberão suas motos no próximo dia 14 de setembro, em evento especial de aniversário da Cotricampo, a ser realizado na sede da Afucampo, em Campo Novo.

No mês de maio deste ano, a mesma promoção já havia contemplado 10 TVs para clientes da rede Cotricampo.

Fonte e Foto: Rádio Alto Uruguai

Porto Alegre: Queda de árvore na Redenção mata uma pessoa e fere outras duas

Eucalipto caiu na área conhecida como "Cachorródromo"

Queda de árvore na Redenção mata uma pessoa e fere outras duas FêCris Vasconcellos/Agencia RBS
Exemplar tinha cerca de 20 metros de alturaFoto: FêCris Vasconcellos / Agencia RBS

Um eucalipto com cerca de 20 metros de altura desabou no Parque Farroupilha (Redenção), na Capital, por volta das 17h deste sábado. Segundo a Brigada Militar, um idoso morreu na hora e outras duas pessoas foram encaminhadas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Os feridos foram identificados como Yuri Serafim Guisalberti, de 24 anos, e Diego Duarte Costa Azevedo, de 33 anos.
— Ainda não se sabe o que aconteceu, só que a arvore caiu pela raiz — afirma o tenente Bernardi, do 9º BPM.

A queda aconteceu na região popularmente conhecida como "Cachorródromo". Pessoas que estavam próximas ao local afirmam ter ouvido "alguns estalos" e que o desabamento foi muito rápido.

Veja mais fotos do local:


Confira a movimentação para isolar a área após a queda:





Fonte: Jaqueline Sordi | ZERO HORA 

Contido vazamento em dique que rompeu em Porto Alegre

Água alagou ruas e invadiu casas no bairro Sarandi, na zona Norte

   Contido vazamento em dique que rompeu em Porto Alegre
   Crédito: Tarsila Pereira

A Prefeitura de Porto Alegre conseguiu conter na tarde deste sábado o vazamento no dique que alagou ruas do bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. De acordo com o diretor geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, o nível da água vai baixar aos poucos. A drenagem também está sendo feita pela casa de bomba 10, que fica na vila Asa Branca. 

• Veja imagens do alagamento em Porto Alegre

"O volume de água na Asa Branca já diminuiu meio metro", relatou Boelter. A previsão preliminar é de que a drenagem total ocorra em até quatro horas. Segundo Boelter, 30 caminhões carregados com pedras foram usados para criar um muro de contenção no local do vazamento. Também foi construído um muro lateral de cerca de 30 metros para conter a água. Integrantes da Guarda Municipal vão passar a noite monitorando o dique, que passará por avaliação na manhã deste domingo. 

Rompimento de dique

O dique que represa o rio Gravataí se rompeu na madrugada deste sábado e a água invadiu ruas do bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. Pelo menos 700 moradores das vilas Asa Branca, Elizabeth, Nova Brasília e União foram atingidos pela indundação, de acordo com o secretário de Defesa Civil de Porto Alegre, Ernesto Teixeira. 

Muitas pessoas tiveram que deixar às pressas suas casas e, por conta disso, houve saques em algumas residências abandonadas. A água inundou até o estacionamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Os bombeiros auxiliaram na retirada dos desabrigados, especialmente, de crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Um grupo de jipeiros – que participaria de um encontro e se reuniu perto do local onde o dique rompeu – também ajudou nos resgates. 

Fonte: Correio do Povo

Porto Alegre: Rompimento do dique "É a maior tragédia depois da enchente de 1941", diz Defesa Civil

Rompimento de dique atingiu 700 casas no bairro Sarandi, em Porto Alegre

   Rompimento de dique atingiu 700 casas no bairro Sarandi
   Crédito: Tarsila Pereira

O rompimento do dique que represa o rio Gravataí, na madrugada deste sábado, atingiu cerca de 700 casas no bairro Sarandi, segundo o secretário de Defesa Civil de Porto Alegre, Ernesto Teixeira. "É a maior tragédia de derramamento de água (em Porto Alegre) depois da grande enchente de 1941", avaliou Teixeira. 

• Veja imagens do alagamento em Porto Alegre

Já para a MetSul Meteorologia, pode ter sido o caso mais grave de alagamento por colapso de drenagem na Capital desde a enchente de setembro de 1967, que teve proporções muito maiores do que a atual. Na época, a mesma área alagada ficou debaixo d’ água. O Guaíba invadiu a região que hoje pertence ao Centro Administrativo e ao Fórum Central e dezenas de bairros ficaram sem luz e o abastecimento de água foi interrompido para mais de 100 mil pessoas. 

O trecho fissurado passa por reconstrução com areia e brita. De acordo com o secretário da Defesa Civil, a água ainda está subindo, porque o dique ainda não foi totalmente recuperado. Funcionários da prefeitura trabalham no local desde a 1h.

Os moradores atingidos foram removidos para Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha. A prefeitura providenciou alimentação para cerca de mil pessoas afetadas pelo rompimento. De acordo com a prefeitura, não há registro de feridos.

Segundo a prefeitura, as causas do rompimento estão sendo apuradas. Como medida de segurança, foi interrompida a transmissão de energia elétrica na região durante a noite e o início da manhã, mas o fornecimento já foi normalizado. 

Fonte: Agência Brasil
Correio do Povo
Atualizado em 31/08/2013 16:26

Colisão entre ônibus e picape deixa dois mortos e sete feridos na SC-477, em Timbó

Acidente no Vale do Itajaí foi registrado por volta das 20h45min de sexta-feira

Colisão entre ônibus e picape deixa dois mortos e sete feridos na SC-477, em Timbó Fernanda Gabrielle Korte/Divulgação
Picape colidiu frontalmente com o ônibusFoto: Fernanda Gabrielle Korte / Divulgação

Um acidente entre um ônibus da Auto Viação Catarinense e uma picape deixou dois mortos e pelos menos sete pessoas feridas no fim da noite de sexta-feira. O acidente aconteceu por volta das 20h45min na SC-477, no km 193, em Timbó, no Vale do Itajaí.

Roberto Carlos Longo, de 47 anos, dirigia um Fiat Strada com placas de Timbó quando colidiu de frente contra o ônibus, com placas de Florianópolis, guiado por Dionei Hinkel, de 41 anos, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do posto de Blumenau. Com o impacto, o motorista do ônibus ficou preso nas ferragens e sofreu fraturas expostas, enquanto o condutor do carro sofreu fraturas no tórax e membros inferiores. Os dois foram conduzidos em estado grave a hospitais da região, mas morreram após dar entrada nas unidades.

A pista da rodovia estadual chegou a ser interditada nos dois sentidos para o socorro das vítimas e foi preciso que oito ambulâncias do Samu e do Corpo do Bombeiros integrassem o atendimento. Segundo socorristas de Timbó, sete dos 13 ocupantes do ônibus sofreram escoriações leves e chegaram a ser atendidos nos hospitais.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Apreendidos 163 mil litros de leite vencido em Teutônia

Em nota, empresa afirmou que produto era destinado à ração animal


A Polícia Civil apreendeu na tarde de sexta-feira 163 mil litros de leite vencido na empresa Latvida, localizada em Teutônia, no Vale do Taquari. De acordo com a empresa, que foi interditada em função da suspeita de ter reaproveitado leite devolvido do varejo, o produto era destinado à produção de ração animal.

Em nota, a VRS Indústria de Laticínios informou que já havia comunicado à Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapa) a existência do leite longa vida e solicitado informações sobre como proceder sobre o produto, em função da interdição. 

Leia a nota na íntegra:

"Em função da divulgação de uma apreensão de embalagens de leite Longa Vida das marcas Latvida e Hollmann na tarde de hoje, em um depósito na cidade de Teutônia, a VRS Industria de Laticínios informa que já havia informado sobre a existência desde produto ao CISPOA.
 

Conforme ofício enviado em 26 de agosto, a empresa solicita instruções sobre o procedimento para descarte do mesmo, por se encontrar com a data de validade expirada. Vale esclarecer que, todo leite sem condições para consumo humano deve ser encaminhado para o aproveitamento como ração animal. Porém, por encontrar-se com suas atividades suspensas pelo órgão, tornou-se necessário solicitar informações sobre a forme de proceder.

A VRS reafirma sua disposição de prestar todo esclarecimento necessário a imprensa e à comunidade gaúcha, dentro do espírito de transparência que sempre nortearam suas atividades."

Álcool etílico é encontrado em leite

Álcool etílico em carga de leite cru refrigerado teria sido detectado em uma empresa localizada em Teutônia, no Vale do Taquari. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, que recebeu a denúncia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

De acordo com a documentação cedida à promotoria, o produto era processado pela BRF S/A e foi recebido na unidade da empresa em 5 de agosto. Segundo o Mapa, o leite contaminado consiste um volume aproximado de 33, 5 mil litros, que foram industrializados e colocados no mercado de consumo. 

A BRF S/A deverá comunicar o ministério em quais produtos utilizou o leite que houve contaminação. O Mapa já determinou o recolhimento dos lotes industrializados. A promotoria analisa se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta celebrado recentemente com a empresa, que pode sofrer multas. 

Leite Compen$ado

Durante o mês de maio, o Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Leite Compen$ado nos municípios de Guaporé, Horizontina e Ibirubá. De acordo com investigações das Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, pelo menos 100 milhões de litros de leite teriam sido adulterados no Estado.

Fonte: Rádio Guaíba

Novidades na produção de pêssegos

Produtores de frutas em Planalto e Alpestre investiram em método diferenciado na distribuição das frutíferas

      Nesta época do ano, os pés de pêssego estão na fase de florescer (Foto: Carlos Eduardo da Silva)


Do Médio Alto Uruguai para o Brasil. O destino das frutas produzidas nas propriedades dos irmãos Odorcik, em Alpestre e Planalto, tem alcançado vários mercados devido à dedicação da família em buscar técnicas inovadoras para o desenvolvimento e qualidade da produção. Foi com foco no trabalho árduo que Rogério, Claudiomar, Adilson, Leomar e Gilmar investiram na fruticultura em suas propriedades e hoje são referência na comercialização de, principalmente, pêssego, para todo o país.

Ao deixar para trás a vida de trabalhadores rurais na Serra Gaúcha, a família Odorcik implantou o método de arco nos pomares de pêssego – amarrados com cadarços –, que contam com cerca de cinco variedades, como chimarrita, pepita, premier e outras. A boa prática mostrou vantagens como facilidade no manejo, penetração correta do sol nas plantas, melhor resposta aos tratamentos e mais facilidade na colheita.

Conforme um dos proprietários, Rogério Odorcik, agora, alguns cultivares já estão na fase de florescimento, e a primeira colheita deve iniciar daqui a 60 dias, prosseguindo até o fim de dezembro. “Vendemos principalmente para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, mas as frutas são comercializadas praticamente em todo o Brasil”, garante o agricultor.

O produtor ainda não arrisca informar qual é a expectativa de toneladas a serem colhidas neste ano, já que as últimas chuvas e geadas desta semana representaram alguns prejuízos. “Ainda é cedo para apontar números, mas se o tempo melhorar, a fruta vai se desenvolver conforme o esperado”, garante.

Fonte: Márcia Ferreira | Jornal O Alto Uruguai

Brigada Militar espera identificar em até 40 dias policial que disparou no rosto de gremista

Ao falar sobre torcedor que corre risco de ficar cego, comandante-geral diz que PMs devem "mensurar atitudes"

Brigada Militar espera identificar em até 40 dias policial que disparou no rosto de gremista Patricia Kunrath Laurino/Arquivo Pessoal
Duas balas de borracha foram retiradas do rosto de Evandro no Hospital de Pronto SocorroFoto: Patricia Kunrath Laurino / Arquivo Pessoal

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, pretende descobrir em até 40 dias quem foi o autor do disparo contra o rosto do gremista Evandro Godoy Kunrath.

Na quarta-feira, antes do jogo entre Grêmio e Santos, Evandro foi atingido por pelo menos duas balas de borracha durante um confronto entre torcedores e PMs, em frente à Arena. Testemunhas garantem que o bancário de 40 anos em nenhum momento se envolveu no tumulto. Liberado ontem do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, o gremista ainda corre risco de ficar cego.

Abaixo, leia os principais trechos da entrevista que o coronel Fernandes concedeu na sexta-feira a Zero Hora:

 
   Ferimentos nos olhos de Evandro Kunrath são "extremamente graves", conforme médico  
   Foto: Arquivo pessoal

Zero Hora — Como o senhor avalia a situação de Evandro Godoy Kunrath, que foi atingido por uma bala de borracha e pode ficar cego?

Fábio Duarte Fernandes — Lamento o que ocorreu. Não gostamos que a Brigada Militar, que se dedica a trabalhar pela segurança das pessoas, seja a causadora de uma lesão como esta. Já determinei a abertura de um Inquérito Policial-Militar para apurar os responsáveis. É claro que a corporação atua em momentos de tensão, mas os policiais precisam mensurar suas atitudes, precisam ter em mente um cálculo tático sobre o emprego da força.

ZH — É possível identificar o policial que efetuou os disparos?

Fernandes — Sim, temos mecanismos para isso. Precisamos esclarecer os fatos, tanto para encontrar o autor dos disparos — que depois, se for o caso, poderá ou não ser punido pela Justiça — quanto para corrigir ações futuras da Brigada Militar. Nossa orientação é de que esses disparos sejam feitos da cintura para baixo. Precisamos entender por que o rosto do rapaz foi atingido, se ele estava abaixado ou não. Tudo isso o inquérito vai apurar.

ZH — Em quanto tempo o senhor terá uma resposta?

Fernandes — Dentro de 30 ou 40 dias, já teremos uma reposta do encarregado pelo inquérito.

ZH — E quem será o encarregado?

Fernandes — Não está definido. A Corregedoria-Geral da Brigada está avaliando esta indicação. Provavelmente, como normalmente ocorre, será um integrante do batalhão envolvido no episódio (foi o 11º Batalhão de Polícia Militar que atuou no confronto em frente à Arena, onde Evandro foi atingido).

ZH — Não pode haver parcialidade em uma apuração coordenada por alguém que trabalha na mesma unidade do autor dos disparos?

Fernandes — Poder, pode, mas a decisão final é do comandante. Determinei que a corregedoria acompanhe todo o inquérito. Via de regra, a Brigada tem atuado de maneira muito transparente e eficaz nesses episódios. Não há qualquer intenção de acobertar ninguém e, caso isso ocorra, a corregedoria vai identificar e eu vou intervir. Para esclarecer esse episódio e identificar as responsabilidades, não vamos desviar o foco em nenhum momento.

ZH — O senhor se comunicou com a família de Evandro?

Fernandes — Estamos solidários e à disposição da família. Se (os familiares) quiserem procurar o Comando da Brigada Militar, estaremos dispostos a prestar qualquer esclarecimento. Mas sei que este momento é muito pessoal, é um momento de dor, não gostaria de intervir. É um episódio também lamentável para os servidores envolvidos na operação. Os policiais jamais gostariam de atingir um inocente, de provocar esse tipo de situação.

Fonte: Paulo Germano | ZHESPORTES

Alagamento atinge 400 casas de vilas em Porto Alegre depois do rompimento de um dique

Famílias foram resgatadas de barco após rompimento de dique na zona Norte

   Ao menos 50 pessoas ficaram desabrigadas após rompimento de dique na zona Norte da Capital
   Crédito: Ricardo Giusti

Ao menos 400 casas foram alagadas após o rompimento de um dique no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre, ocorrido no início da madrugada deste sábado. Cerca de 50 pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para a Igreja Santa Elisabeth.

Ainda durante a madrugada, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil chegaram a utilizar botes para resgatar as famílias nos pontos mais baixos. A água invadiu as moradias das vilas Elisabeth, Brasília e Asa Branca. 

Dezenas de moradores tentaram salvar móveis e carros. A suspeita da Prefeitura da Capital é que o dique tenha sido aberto para diminuir a enchente em Alvorada, na região Metropolitana, devido as cheias no Arroio Feijó.

Fonte: Nildo Júnior / Correio do Povo

Acidente deixa dois mortos e um gravemente ferido na noite desta sexta-feira, em Santo Ângelo



Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 18h50min de sexta-feira (30), na Avenida Salgado Filho, próximo a ponte do Riacho Itaquarinchim, em frente ao estádio municipal, com duas vitimais fatais.

Na oportunidade três jovens que seriam trabalhadores da empresa Fundimisa se deslocavam da zona norte para o centro da cidade tripulando um veículo Chevette placas IET-8932, quando o veículo desgovernado acabou colidindo contra um poste de concreto, rachando o mesmo em dois lugares.

No local dois jovens acabaram morrendo, e um terceiro foi conduzido ao Hospital Santo Ângelo em estado grave.

Fonte e Fotos: RADIOCIDADESA  


Identificadas as duas vitimas fatais em acidente na noite de sexta-feira, em Santo Ângelo


Após cumprirem seu turno de trabalho junto à empresa Fundimisa em Santo Ângelo, os jovens Junior Oliveira da Silva, Cristiano Roberto Fernando da Rosa, e Jonathan Machado Ribeiro, se deslocaram ao restaurante da mesma para o jantar.

Após isso, no interior do veículo Chevette, placas IET-8932 se deslocavam pela avenida Salgado Filho, quando em determinado momento o motorista perdeu o controle do mesmo vindo a colidir contra um poste de concreto próximo a ponte do rio Itaquarinchim, em frente ao estádio municipal, zona norte da cidade.

Após a colisão dois ocupantes acabaram perdendo a vida no local, e um terceiro foi conduzido ao Hospital Santo Ângelo em estado grave.

O veículo era conduzido por Junior Oliveira da Silva, nascido em 06 de outubro de 1992 (Vitima fatal), Cristiano Roberto Fernando da Rosa, nascido em 14 de março de 1989 (vitima fatal), e Jonathan Machado Ribeiro, nascido em 25 de novembro de 1994 (internado no HSA).

Fonte e Foto: RADIOCIDADESA

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ministro da Previdência confirma agência do INSS em Santo Augusto

Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) comemora conquista histórica para o município

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, confirmou na quarta-feira (28), a instalação da unidade conhecida como PREVICIDADE, agência de pequeno porte do INSS. A conquista chega a Santo Augusto após anos de discussões, que começaram ainda na gestão Alvorindo Polo, através de um encaminhamento do então senador Sérgio Zambiasi. “A prefeitura cumpriu todos os trâmites, mas por conta de um erro político de Brasília a tão desejada agência não saiu do papel”, recordou o parlamentar.

Desde que assumiu o mandato em Brasília, o deputado Jerônimo Goergen buscou corrigir o erro cometido pelo ministério e seguiu negociando a instalação, agora confirmada. O parlamentar manteve diálogo com o prefeito José Luiz Andrighetto (PDT), e a conquista tem um ingrediente a mais: Santo Augusto pode ser maior que os seus partidos.

Do gabinete do ministro da Previdência, Jerônimo ligou diretamente para Andrighetto, que recebeu a notícia em primeira mão no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, da voz do próprio ministro. “Fiz questão de colocar Garibaldi na linha para contar a novidade diretamente ao nosso prefeito. Essa é uma conquista para o município e para toda a microrregião, que sairá ganhando com as facilidades de encaminhar os benefícios de uma forma muito mais fácil e rápida”, destacou Jerônimo.

Segundo o deputado, a instalação do PREVICIDADE deve beneficiar cerca de 38 mil habitantes, que não precisarão mais fazer um longo deslocamento até o município de Ijuí. A unidade do INSS será adaptada ao prédio da Secretaria de Saúde, ocupando metade do imóvel. Segundo o prefeito, “é uma estrutura bem conservada e vai agilizar o trabalho de instalação. Além disso, não precisaremos gastar nada com o projeto, que será totalmente custeado pelo governo federal”, explicou Andrighetto.

O ministro determinou que, nos próximos dias, engenheiros contratados pela Previdência deverão fazer os estudos para a implantação do PREVICIDADE. No local, poderão ser encaminhados todos os benefícios previstos em lei para segurados do INSS, como auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte, aposentadoria, entre outros.

Fonte: www.jeronimogoergen.com.br

Álcool etílico é encontrado em lote de leite

Presença do produto foi constatada em 33,5 mil litros em unidade da BRF em Teutônia

Cerca de 33,5 mil litros de leite cru refrigerado processado pela BRF teriam sido contaminados com álcool etílico. O produto teria sido recebido na unidade da empresa localizada em Teutônia em 5 agosto.

Leia também:

BRF afirma que leite contaminado não chegou aos consumidores

A informação foi divulgada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP) de Porto Alegre nesta sexta-feira, após receber documentação do Ministério da Agricultura informando a adulteração.

Conforme o MP, a BRF deverá comunicar formalmente o Ministério da Agricultura em quais produtos utilizou o leite em que houve detecção de álcool. O recolhimento já foi determinado pelo Ministério da Agricultura.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também está solicitando informações à empresa a fim de avaliar se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta celebrado recentemente com a empresa BRF.

O promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressalta que, independentemente da fiscalização do Ministério da Agricultura, as indústrias são responsáveis por analisar previamente o leite cru. Caso sejam constatadas inconformidades, devem rejeitar o produto e assegurar que não chegue ao mercado de consumo.

Fonte: ZERO HORA

Santo Augusto: ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA 2013


A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SANTO AUGUSTO, INFORMA QUE A ABERTURA OFICIAL DA SEMANA DA PÁTRIA 2013 SERÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA DIA 02 DE SETEMBRO NO PALANQUE OFICIAL DA PRAÇA POMPÍLIO SILVA. EM CASO DE CHUVA O ATO SERÁ REALIZADO NAS DEPENDÊNCIAS DO CLUBE 7 NO MESMO DIA E HORÁRIO.

Fonte: Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Gremista ferido por bala de borracha em frente à Arena pode ficar cego

Evandro Godoy Kunrath foi atingido por disparo antes do jogo entre Grêmio e Santos

Gremista ferido por bala de borracha em frente à Arena pode ficar cego Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Na foto, Evandro começa a receber curativos sobre os olhos, no Hospital de Pronto SocorroFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Evandro Godoy Kunrath, bancário e gremista de 40 anos, está desde quarta-feira à noite com os olhos vendados por curativos, deitado em uma maca do Hospital de Pronto Socorro (HPS), em Porto Alegre.

Ele foi atingido por pelo menos duas balas de borracha durante um confronto entre torcedores e PMs, em frente à Arena, 20 minutos antes da partida entre Grêmio e Santos. Os ferimentos são graves, e o bancário corre risco de ficar cego. Um Inquérito Policial-militar deve ser instaurado para apurar eventuais excessos dos policiais. Testemunhas garantem que em nenhum momento Evandro se envolveu no tumulto.

— Vimos a Brigada Militar formando um cordão de isolamento em frente a um boteco, a 50 metros de distância da gente. Era o bar onde torcedores da (torcida organizada) Geral se reúnem antes dos jogos — conta um rapaz que acompanhava Evandro, pedindo para omitir seu nome porque está "com medo de alguma represália".

Quando a gritaria e os disparos começaram, o amigo percebeu a multidão se aproximando e saiu correndo. Não viu mais Evandro. Minutos depois, ao retornar ao local, encontrou o bancário encostado em uma parede, ensanguentado, sem conseguir abrir os olhos. No HPS, onde chegaram de táxi, duas balas de borracha — provavelmente frutos de um mesmo tiro — foram retiradas do rosto do torcedor.

Mesmo com autorização da família e de Evandro, o HPS não permitiu a entrada da reportagem no hospital, onde ele segue em observação. A mãe, Maria Elisa Godoy, afirma que processará o Estado pela suposta truculência da Brigada Militar.

— Evandro costuma ir ao estádio com o filho de 10 anos. A sorte é que, desta vez, como o jogo era muito tarde e o menino acorda cedo, o filho ficou em casa — relata a irmã, Patrícia Kunrath Laurindo.

Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, unidade que atuou no confronto, o tenente-coronel Eduardo Biacchi assegura que o caso será investigado. Conforme ele, o tumulto começou quando PMs solicitaram que um grupo de gremistas saísse do meio da rua — os torcedores estavam bloqueando o trânsito, afirma Biacchi.

Dois rapazes teriam se recusado a cumprir a ordem, proferindo xingamentos e incitando a massa contra os policiais. Ao tentar detê-los por desobediência, os PMs foram agredidos com arremessos de garrafas e pedras. Outros militares chegaram disparando balas de borracha para dispersar o tumulto.

— Muitas vezes, as coisas podem parecer que ocorreram de uma forma, mas ocorreram de outra. Precisamos ouvir a perícia, precisamos confirmar se o tiro partiu, de fato, da arma de um dos nossos PMs e se foi disparado realmente no entorno da Arena — diz o tenente-coronel.

Fonte: Paulo Germano | ZHESPORTES

Após tragédia comando do 7º BPM cancela festividades de aniversário em Três Passos



O comando do 7º Batalhão de Polícia Militar com sede em Três Passos cancelou todas as festividades que seriam realizadas em comemoração aos 47 anos do 7º BPM.

O comunicado foi após a trágica morte da Comandante do Pelotão de Coronel Bicaco, 1ª Sargento Cleci Bernadete Schneider, que faleceu após um grave acidente na manhã de quinta-feira, 29 de agosto, no km 96,8 da BR-468, na localidade de Bela Vista, em Três Passos.

O comunicado foi realizado através da fanpage do batalhão. Leia:

O Comando do 7º BPM, juntamente com seus Oficiais, Praças, servidores da Reserva Remunerada, do Corpo Voluntário de Militares Inativos e familiares, vem com profundo pesar noticiar o trágico falecimento da 1º Sargento CLECI BERNADETE SCHNEIDER, Comandante do Pelotão de Coronel Bicaco, vítima de acidente de trânsito ocorrido nesta manhã (29/08) na BR 468, altura do Cemitério de Bela Vista em Três Passos. Os atos fúnebres e sepultamento serão oportunamente informados. Externamos nosso sentimento de profundo pesar aos familiares, colegas, amigos, comandados e toda a família Brigadiana... Todas as atividades alusivas ao 47º aniversário do 7º BPM foram canceladas...

Fonte: Portela Online

Inter faz jogo sonolento e empata com Salgueiro

Colorado garantiu classificação às quartas da Copa do Brasil com placar de 2 a 2 em Pernambuco
   Inter joga mal e empata em 2 a 2 com o Salgueiro
   Crédito: Alexandre Lops / Inter / CP

A classificação na Copa do Brasil já era esperada, mas o empate no segundo jogo com o Salgueiro não agradou a torcida do Inter na noite desta quinta-feira. A equipe do técnico Dunga mostrou pouco interesse pela partida nos sertão pernambucano, sofreu dois gols e o placar terminou 2 a 2. Com formação mista, o time criou raras chances no setor ofensivo e foi salvo pelo goleiro Alisson – ao pegar pênalti –, em um jogo sonolento das oitavas de final do torneio nacional.

Na próxima fase da Copa do Brasil, os colorados encaram o Atlético-PR, que goleou o Palmeiras na quarta por 3 a 0 e conseguiu reverter a vantagem dos paulistas no primeiro jogo. Neste domingo, o compromisso da equipe é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira.

Ritmo lento no primeiro tempo

O Inter se preocupou com a defesa e fazer o tempo passar nos primeiros 45 minutos de jogo. Com a desvantagem do primeiro jogo, o Salgueiro tomou a iniciativa da partida e foi ao ataque. O time da casa até chegou a criar algumas situações de gol, mas a baixa qualidade técnica não permitiu que a equipe pernambucana levasse perigo ao gol colorado. 

Com três minutos, Rodolfo armou a primeira oportunidade do Carcará do Sertão. O meia deixou Airton para trás e arrematou de longe, só que por cima do gol. Logo depois, Elvis trocou passes com Kanu e colocou a bola na área. Alex apareceu na hora certa para afastar o lance. 

O Inter só chegou na frente aos nove minutos de jogo. O meia Jorge Henrique fez bela jogada individual e chutou do lado esquerdo. Mas a conclusão saiu fraca e o goleiro Mondragon segurou a bola com tranquilidade. Dois minutos depois, Yerien recebeu bom passe em velocidade, só que se atrapalhou antes do arremate e Alan mandou para escanteio. 

Jorge Henrique faz primeiro gol pelo Inter

Se os atacantes não conseguiam produzir, Jorge Henrique chamou a responsabilidade de abrir o placar e marcou o seu primeiro gol com a camisa vermelha. Aos 13 minutos, ele bateu forte da entrada da área, a bola desviou no caminho e Mondragon não alcançou. O gol deixou o jogo ainda mais sonolento. O Inter preferiu evitar a fadiga, enquanto o Salgueiro se desanimou com a tarefa de vencer por quatro gols de diferença.

Aos 18, Alemão cobrou escanteio fechado, o Salgueiro desviou no primeiro pau e a bola passou na frente do gol. Se a missão era praticamente impossível, Elvis começou a fazer bonito na frente. Dez minutos depois, o atacante deu um chapéu no marcador colorado dentro da área, mas completou fraco. Alison segurou com calma.

Daniel ainda arriscou um chute de longe, que passou perto da trave. Em outro lance, Ronaldo Alves furou em bola sozinho, mas o Salgueiro não aproveitou o erro. 

Alisson pega pênalti e Salgueiro consegue empate

A qualidade do duelo melhorou um pouco no segundo tempo. O Salgueiro continuou em cima e o Inter teve alguns lampejos, principalmente após sofrer o gol de empate. O Carcará criou boas chances, mas Alisson foi o nome colorado e salvou o time em alguns lances. 

Aos cinco minutos, o árbitro marcou pênalti para o time da casa após a bola bater no braço de Alan dentro da área. Alisson mostrou serviço logo aos cinco minutos, ao espalmar a cobrança de Elvis no canto. Aos 11 minutos não deu para o goleiro do Inter. Depois de falta levantada na área, Ranieri subiu mais que a marcação e cabeceou para o fundo das redes – 1 a 0. E Alisson evitou que o mandante virasse o jogo na sequência. Após levantamento, a bola sobrou na área e o goleiro saiu da meta para afastar o perigo. 

O Inter aproveitou as jogadas de contra-ataque e Alex fez 2 a 1. O meia pegou a bola em velocidade aos 16 minutos e soltou uma bomba no canto, sem chance para Mondragon. Damião quase ampliou aos 22. Ele recebeu lançamento perto da área e tentou encobrir o goleiro do Salgueiro, que deu um tapa salvado. Em seguida, Ronaldo Alves surgiu livre na pequena área e perdeu uma chance incrível. 

O Salgueiro cansou e praticamente desistiu da partida do meio para o final do jogo. O Inter administrou a partida e abusou da troca de passes, na expectativa pelo fim de jogo. Se o Colorado não queria mais nada com o jogo, Daniel aproveitou um erro da zaga e garantiu o empate em 2 a 2, em casa, com chute da entrada da área.

Copa do Brasil 2013 - Oitavas de final 

Salgueiro 2
Mondragon; Marcos Tamandaré (Gil Mineiro), Ricardo Braz, Ranieri e Daniel; Alemão, Moreilândia (Sudo), Rodolfo e Yerien; Kanu e Elvis (Canga). Técnico: Marcelo Chamusca.

Inter 2
Alisson; Ygor, Ronaldo Alves, Alan e Fabricio; Airton, Willians, Alex (Alan Patrick) e Jorge Henrique; Scocco (Otávio) e Leandro Damião (Caio). Técnico: Dunga.

Gols: Jorge Henrique (13 min/1ºT) e Alex (16min/2ºT); Ranieri (11 min/2ºT) e Daniel (46 min/2ºT).
Cartões amarelos: Rodolfo (S); Jorge Henrique (I).
Arbitragem: Wagner Reway (MT), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Local
: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE.

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Acidente deixa três feridos na ERS 210 em São Martinho


   Trânsito ficou lento no local

Um acidente frontal envolvendo dois veículos deixou três pessoas feridas, duas delas gravemente na ERS 210, localidade de Linha Mineiro, trecho que liga Boa Vista do Buricá à São Martinho. O acidente aconteceu por volta das 11 horas da noite (29-08), e envolveu um Vectra com placas de Entre-Ijuís e um Kadett com placas de Novo Hamburgo.

O motorista do Kadett, Antonio Carlos Marques, 33 anos, que transitava de Boa Vista do Buricá em direção a São Martinho, ficou gravemente ferido e foi socorrido pro Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio. No Vectra que transitava no sentido contrário, havia quatro pessoas. A Caroneira Carine da Silva Pinheiro, 24 anos, foi encaminhada para o Hospital de Boa Vista do Buricá e devido a gravidade dos ferimentos posterior foi transferida para Santa Rosa.

Já o motorista do Vectra Francisco Osório da Silveira, 39 anos, sofreu ferimentos leves. Outros dois passageiros, saíram ilesos.

A Polícia Rodoviária Estadual de Santo Augusto, atendeu o acidente. O trânsito ficou lento e se formou uma grande fila de veículos em conseqüência do acidente. 

Produção: Antônio de Oliveira
Fotos: Eliseu Bugs
Fonte: No Ar Notícias

Tupi vence e agora decide tudo em Garibaldi

Rubro-Negro fez 2x1 no Palmeirense


O Tupi FC venceu o Palmeirense, na tarde de quinta-feira (29), em jogo válido pela segundona gaúcha por 2 a 1. Os gols do rubro-negro de Crissiumal foram marcados por Saulo aos 2 minutos e Serjão cobrando pênalti aos 45 minutos, ambos no 1º tempo. Na segunda etapa o Palmeirense foi superior e descontou com gol de Jonatã aos 21 minutos, mas não obteve sucesso na pressão em busca do empate.

Com o resultado o Tupi assumiu a liderança momentânea do Grupo 2 com 13 pontos e 5 gols de saldo e agora decide a sua sorte na última rodada quando enfrenta o Garibaldi na Serra Gaúcha.

Apesar de chegar a estar vencendo por 2 a 0 o jogo foi muito difícil para o Tupi, que aproveitou as únicas oportunidades que teve, e que na segunda etapa foi muito pressionado.

O jogo:

Com um bom público para um jogo em horário de expediente, o Tupi FC recebeu o Palmeirense em busca da manutenção dos 100% de aproveitamento frente ao torcedor. Armado no 4-2-3-1, com variações de 4-4-2 o Tupi foi logo atacando o time de Palmeira das Missões, postado no 3-6-1. O primeiro gol do jogo saiu aos 2 minutos de jogo. Depois de cobrança de escanteio da direita, o zagueiro Saulo acertou um belo chute no ângulo de Gallas, fazendo Tupi 1 a 0. Depois disso o jogo teve muitas disputas de meio de campo e poucas jogadas de ataque. O Palmeirense respondeu apenas aos 37 minutos quando Lima bateu falta sobre o gol de Josemar. Aos 44, na melhor oportunidade dos visitantes, a defesa do Tupi saiu jogando errado e Jonatã entrou sozinho, mas sem ângulo bateu em cima de Josemar. Quando parecia que o primeiro tempo terminaria em 1 a 0, Cléberson tabelou com Serjão e foi derrubado por Maurício dentro da área. Serjão cobrou o pênalti com perfeição fazendo Tupi 2 a 0.

 

No início do segundo tempo o Palmeirense veio mudado, no 4-4-2, com a entrada do atacante Anderson, mesmo assim o Tupi conseguiu segurar a bola mais em seu ataque no início, por cerca de 15 minutos. Depois o Palmeirense passou a pressionar, e aos 21 minutos, em uma bola enfiada por William às costas da defensiva Jonatã concluiu por baixo de Josemar, marcando o gol do Palmeirense. A última oportunidade de gol do jogo foi aos 27, quando Anderson não alcançou o cruzamento, dentro da pequena área do Tupi. Depois disso, o time de Palmeira das Missões abusou das bolas alçadas, onde Josemar e a defensiva tiveram muito trabalho. Com a entrada de Juninho Oliveira o Tupi voltou a ter mais posse de bola, especialmente com Serjão, que fazia o tempo passar na linha de fundo, até o apito final do árbitro. Final Tupi 2 x 1 Palmeirense. O zagueiro crissiumalense Diogo atuou em grande parte do jogo em substituição a Saulo, que saiu lesionado.

 

Ficha Técnica:

Tupi FC (2) – Josemar, Sampaio, Saulo (Diogo), João Carlos e Sander; Amaral, Róbsaon, Cléberson e Bruno Flores (Juninho Oliveira); Rodrigo Zeferino (Grégory) e Serjão. Técnico Paulo Henrique Marques.

Palmeirense (1) – Gallas, Negreti, Betão e Maurício (Augusto); William, Tiago, Willian Bones (Anderson), Lima (Baianinho), Jonatã e Ganzer; Felipe. Técnico Ronaldo Rangel. 

 

Resultados desta quinta-feira:

Rio Grande 2 x 1 14 de Julho
Guarani de Venâncio Aires 2 x 1 Guarany de Bagé (O gol da vitória do Guarani de Venâncio foi marcado aos 49 minutos de jogo, o empate seria ótimo para o Tupi),

Classificação:

Grupo 1 –

1º Marau 11
2º Sapucaiense 10 + 5 SG
3º Nova Prata 10 + 2 SG
4º Palmeirense 09
5º Garibaldi 08
6º 14 de Julho 07 +5 SG
7º Guarany de Bagé 07 0 SG

Grupo 2 –

1º Tupi 13 +5 SG
     Guarani VA 13 +5 SG
3º Três Passos 13 +4 SG
4º Bagé 08
5º Rio Grande 06
6º 15 de Novembro 02
7º Milan 01

*Tupi e Guarani de Venâncio Aires estão empatados em todos os critérios de desempate.
**No grupo 1 todas as equipes ainda tem chances matemáticas.
***No grupo 2 Tupi, Guarani VA e Três Passos disputam as duas vagas, que poderão ser decididas até mesmo no saldo de gols. Até mesmo vencendo um dos três poderá ser eliminado.

A última rodada, toda ela às 15 horas do próximo domingo apresenta:

Em Bagé – Guarany de Bagé x Rio Grande
Em Sapucaia do Sul – Sapucaiense x Bagé
Em Garibaldi – Garibaldi x Tupi
Em Nova Prata – Nova Prata x Guarani de Venâncio
Em Marau – Marau x Três Passos
Em Livramento – 14 de Julho x 15 de Novembro
Em Palmeira das Missões – Palmeirense x Milan

Fotos: Clecio Ruver / Douglas Atkienson / Leila Ruver / Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver